Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA FEDERAL

Projeto Lumini da Polícia Federal é finalista do Prêmio Espírito Público 2025

Publicados

em

Brasília/DF. O Projeto Lumini, desenvolvido pela Polícia Federal, foi selecionado como finalista da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, na categoria Segurança Pública. A premiação reconhece servidores e iniciativas que contribuem de forma relevante para a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento das instituições brasileiras.

Criado em 2023, o Projeto Lumini desenvolve sistemas de verificação automatizada de informações para auxiliar na busca, identificação e localização de pessoas desaparecidas no Brasil e no exterior. A iniciativa integra tecnologia, inteligência policial e cooperação internacional para fortalecer a atuação do Estado na defesa dos direitos humanos e no enfrentamento de crimes como tráfico de pessoas, contrabando de migrantes e trabalho análogo ao de escravo.

Desde sua criação, o Lumini alcançou resultados expressivos:

  • mais de 5 mil casos de desaparecimento solucionados;
  • análise de 3.921 cadáveres, com taxa de identificação de 89,82%;
  • 535 buscas familiares, com 81,31% de sucesso na localização de parentes;
  • 3.049 casos de desaparecidos, com taxa de resolução de 56,08%.

A atuação internacional do projeto também resultou em 41 ações de cooperação entre países.

Leia mais:  PF prende dois foragidos da Justiça procurados pela INTERPOL

O reconhecimento do Lumini no Prêmio Espírito Público reforça o compromisso da Polícia Federal com a inovação tecnológica, a integração institucional e a proteção da vida e da dignidade humana.

A votação popular está aberta até 10 de novembro, no site do Prêmio Espírito Público: https://premioespiritopublico.org.br/

Acesse a página, vote no Projeto Lumini e apoie o trabalho da PF em prol dos direitos humanos e da reunificação de famílias.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF lança carimbo comemorativo da COP30 em parceria com o Governo do Pará

Publicados

em

Belém/PA. A Polícia Federal, em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), lançou oficialmente nesta sexta-feira (10/10), no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, o carimbo comemorativo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O ato simbólico marca o início das ações comemorativas que antecedem a conferência, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Estiveram presentes no evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o secretário de Segurança Pública do Pará, Uálame Machado, representando o Governo do Estado, o Superintendente Regional da Polícia Federal no Pará, Alexandre de Andrade, entre outras autoridades públicas e da sociedade civil.

Durante a cerimônia, o Diretor-Geral da Polícia Federal destacou a importância da iniciativa e da cooperação interinstitucional. “É um evento singelo, mas muito forte, que mostra o trabalho conjunto dos três níveis de governo e de diferentes órgãos, públicos e privados. Todos os visitantes que passarem por Belém levarão consigo essa marca no passaporte — uma lembrança permanente de que estiveram no coração da Amazônia durante um momento histórico”, afirmou o DPF Andrei.

Leia mais:  PF investiga suspeita de desvio de recursos do Fundeb em Jauru/MT

A partir de hoje (10/10), todos os passaportes apresentados na área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Belém — incluindo os de comitivas, chefes de Estado e delegações oficiais que utilizarem a Base Aérea — receberão o carimbo especial da COP30. A ação segue até o dia 31 de dezembro de 2025. O lançamento demonstra o compromisso dos governos federal, estadual e municipal com a pauta climática global e a promoção da sustentabilidade.

A Polícia Federal será responsável por aplicar o carimbo nos passaportes. Ao final do evento, a primeira pessoa a receber o carimbo foi a servidora pública federal Pollyana Pacheco, residente em Belém há quatro anos. Grávida, ela emocionou os presentes ao relatar o significado do momento. “É um momento importante porque o Pará já está no meu coração. Não sou daqui, mas moro aqui, então, tenho um carinho muito especial por Belém. E saber que vai ficar marcado agora no meu passaporte, um documento oficial, é mais importante ainda pra mim. Eu terei sempre um lugar no meu coração guardado aqui no estado do Pará”, declarou.

Leia mais:  PF deflagra Operação Lençol de Areia em área de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé (MT)

O lançamento do carimbo simboliza o esforço institucional para divulgar os princípios da conferência e mobilizar a população em torno da defesa do meio ambiente. A Polícia Federal destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com causas ambientais e com a promoção de um futuro mais sustentável.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
[email protected]
@pf.para

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana