mato grosso

Projeto ensina capoeira angola para iniciantes via plataforma digital

Publicados

em


Em razão da pandemia de Covid 19, muitas atividades presenciais em grupo passaram a ser realizadas no campo digital. Em Cuiabá, o projeto “Curso online de iniciação à capoeira angola em Mato Grosso”, desenvolvida pelo professor Éverton Medeiros, ensina elementos da capoeira trazidos pelos africanos de origem banto.

As aulas iniciaram em janeiro e terminam em abril, com o seminário de encerramento do curso com a participação de diversos mestres e professores de capoeira angola, com o objetivo de possibilitar troca de experiências. A iniciativa é contemplada pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel-MT).

De acordo com o professor Éverton Medeiros, a ideia é proporcionar um ambiente de estudos e trocas de saberes sobre a capoeira angola, musicalidade, consciência física e mental, os reflexos e fortalecimento corporais e ritualidade. “O projeto teve boa adesão e as pessoas estão conseguindo desenvolver as habilidades e a apreensão dos fundamentos básicos da capoeira angola”.

A capoeira angola tem movimentos tradicionais, mas cada capoeirista tem a liberdade de reproduzir a partir da sua constituição física e gestualidade. O projeto conta com a parceria do grupo Quilombo Angola, que tem como mestre, Olavo Perri, e que desenvolve há 12 anos um projeto de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e com o Bando Maré de Março de Capoeira Angola e Samba de Roda, da Bahia, do mestre Guaxini do Mar.

Conheça mais sobre o grupo Quilombo Angola pela rede social @quilomboangola.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Inscrições para capacitação em hanseníase estão abertas

Publicados

em


Estão abertas as inscrições para a capacitação em hanseníase. O curso virtual será realizado em três datas diferentes no mês de junho. A atividade é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

O curso ocorrerá nos dias 18, 23 e 24 de junho e as inscrições irão até o dia 28 de maio ou enquanto houver vagas. Podem participar da capacitação médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, cirurgiões dentistas e demais profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) com ensino superior completo. Os interessados devem se inscrever neste link

O endereço eletrônico do curso será disponibilizado diretamente aos inscritos. Após esse primeiro ciclo, serão também disponibilizados cursos para demais trabalhadores do SUS.

Foram disponibilizadas 100 vagas para cada dia do encontro virtual. Para inscrição, o aluno deverá escolher apenas uma data disponível. Os três dias de curso discutirão a mesma temática para oportunizar melhor participação dos alunos, pois haverá um tutor para esclarecimentos e acompanhamento dos participantes em cada turma.

A proposta do curso é orientar as equipes de saúde quanto ao manejo clinico no atendimento de casos suspeitos e confirmados de hanseníase. 

Além dessa atividade, o Ministério da Saúde, a SBD e Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DHW) Brasil ofertará uma qualificação virtual voltada para os dermatologistas e Agentes Comunitários de Saúde de Mato também com objetivo de discutir o atendimento de pacientes com suspeita ou em tratamento da hanseníase no Estado. Assim que o Governo Federal confirmar a data e horário, a SES fará a divulgação.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana