AGRO & NEGÓCIO

Projeto em piscicultura seleciona bolsista

Publicados

em

O projeto Desenvolvimento e difusão de tecnologias para aprodução de peixes na fase inicial em sistema bioflocos (convênio nr. 4500059719), coordenado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Itaipu Binacional está com edital aberto para seleção de bolsista modalidade E, com duração de 12 meses, prorrógavel por igual periodo. As inscrições podem ser feitas pelo site da Faped, de 21 de junho a 7 de julho de 2022.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Hamilton Hisano o projeto tem como principal objetivo definir e validar boas práticas de manejo para produção de formas jovens de tilápia e pacu em sistema bioflocos. 

“O bolsista selecionado auxiliará na execução de diversas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, acompanhando experimentos laboratoriais e de campo e também participando de atividades de transferência de tecnologia como dias de campo, material técnico com os principais resultados do projeto e atividades de ensino a distância, possibilitando aperfeiçoamento na sua formação acadêmica”, explica Hisano.

Os requisitos obrigatórios são graduação em zootecnia, agronomia, engenharia de aquicultura, engenharia de pesca, medicina veterinária e biologia (desejável mestrado nestas áreas ou correlatas); disponibilidade para residir no município onde se concentrarão as atividades de campo (Foz do Iguaçu/PR) e para viagens estaduais e interestaduais e experiência/atuação em atividades de produção e pesquisa em aquicultura..

Informações sobre o edital aqui, acessar – Modulo serviços

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal” com informações sobre as plantas encontradas no bioma Pantanal

Publicados

em

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal”, na versão online. É um compêndio obrigatório na biblioteca de todos aqueles que se dedicam ao estudo e ao manejo das plantas que ocorrem no Pantanal. A relíquia pantaneira foi publicada em 1994.

O presente Guia reúne informações básicas e fotografias de 520 espécies, entre as quais estão as plantas mais importantes para o homem e a fauna. Apresenta nomes científicos e vulgares, em linguagem acessível, sobre a utilização regional (Etnobotânica) e potencial dos vegetais, por exemplo, apícolas, forrageiras, frutíferas, isca de peixe, madeireiras, medicinais, ornamentais, etc. Além da etimologia científica e comum, são apresentados hábito, épocas de floração e frutificação, ocorrência (tipos de vegetação e de solo) e distribuição geográfica das espécies, bem como breves observações sobre ecologia e, eventualmente, cultivo.

O Pantanal é um bioma fantástico e atrai a atenção de ambientalistas, curiosos, estudiosos, investidores, pecuaristas e turistas, graças à pujança e ao estado de conservação de seus recursos bióticos. As fotografias, além de expressarem a beleza das espécies, falam mais do que as palavras e facilitam o trabalho de identificação de maneira comparativa. A simplicidade da linguagem leva ao entendimento rápido e não exige a sabedoria do botânico ou do iniciado em ciências biológicas para apreender e usufruir dos conhecimentos apresentados.

“Plantas do Pantanal” pode ser apontada como uma das obras mais marcantes e inesquecíveis da bibliografia pantaneira.A coleta das plantas, a identificação, as fotografias, a secagem e montagem das exsicatas, a preservação do material herborizado, a pesquisa bibliográfica, a coleta de informações locais transmitidas na linguagem pantaneira e as observações e experiências pessoais foram os caminhos sabiamente trilhados pelos autores para a elaboração do presente Guia.

Para acessar o documento, clique aqui

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana