POLÍTICA MT

Projeto de Lei quer campanha permanente de incentivo à vacinação

Publicado


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A saúde publica tem sido amplamente discutida, tanto nas esferas dos poderes competentes, quanto pela população e suas lideranças locais. Neste sentido, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou na Assembleia Legislativa (ALMT),o Projeto de Lei (PL) nº 910/2020 que institui, no Estado de Mato Grosso, a Campanha Permanente de Sensibilização, Informação e Incentivo à todos os tipos de Vacinação. A medida visa promover a disseminação das informações corretas, e eficácia da vacinação para o controle e a erradicação de doenças.

“Neste ano de 2020, Mato Grosso registrou preocupante queda na imunização de crianças, não alcançando os índices esperados e ficando abaixo das metas previstas pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde”, explicou Faissal

Segundo o deputado, tal fato pode ser explicado pela situação atípica que o mundo está vivenciando, em razão da pandemia do novo Coronavírus. A falta de adesão à vacinação pode estar ocorrendo devido ao receio do contagio pela Covid-19.

Conforme o Ministério da Saúde, as baixas coberturas vacinais registradas, sobretudo daquelas que fazem parte do calendário nacional de vacinação, representam uma ameaça no que tange ao retorno de doenças comuns no passado e que de certa forma tiveram sua circulação freada pelo trabalho de imunização.

“Com a Campanha Permanente, o Estado soma esforços com a sociedade no sentido de divulgar a boa informação e combater as fake news (notícias falsas), demostrando a confiança no Programa Nacional de Vacinação e na qualidade de suas vacinas. Afinal, manter a caderneta de vacinas em dia é uma medida de saúde coletiva”, conclui o parlamentar.       

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Deputado João Batista lidera comitiva da Polícia Penal na ALMT

Publicado


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Uma comitiva liderada pelo deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), na manhã desta quinta-feira (3), conduziu uma comissão formada por servidores do Sistema Penitenciário para uma pauta com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM).

O encontro teve como intuito apresentar o pedido de valorização da categoria e a aprovação da PEC 05, que cria a Polícia Penal no estado. De acordo com João Batista, o encontro com o presidente da Assembleia mostrou que um “canal de tratativas” com o Poder Executivo está aberto, vislumbrando novos rumos nas negociações em prol da valorização dos servidores, assim como a criação da Polícia Penal.

“Botelho sempre foi muito solícito com todas as categorias e tem um carinho muito grande com a Polícia Penal. A emenda constitucional já foi votada em primeira e aguarda apenas um parecer da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) para ser apreciada na próxima sessão. Acredito que já na próxima sessão o projeto entrará em pauta novamente. Nesse meio tempo, aguardamos uma agenda com o Poder Executivo que será promovida pelo Botelho”, disse João Batista.

A agenda com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, deve acontecer antes da próxima sessão na Assembleia, garantiu Botelho. “A categoria a qual o deputado João Batista pertence conta com o apoio da ALMT, para aprovação da PEC da Polícia Penal. O governo está aberto para retomar os diálogos e negociações”, explicou.

Além dos deputados João Batista do Sindspen e Eduardo Botelho, participaram da reunião a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários, Jacira Maria, Adner Soares de Almeida, Everaldo Rodrigues e Amauri Nascimento e integrantes da comissão.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana