POLÍTICA NACIONAL
Projeto cria rastreamento de vacinas e carteira digital de vacinação
Publicado
23 de novembro de 2020, 23:15
Um projeto de lei recém apresentado no Senado cria processos de rastreamento de vacinas e soros no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma carteira digital de vacinação. A proposta, do senador Eduardo Braga (MDB-AM), também dá transparência à distribuição territorial das vacinas no Brasil.
Um dos objetivos do PL 5.217/2020 é evitar a interferência na autonomia dos estados e no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que já é considerado bastante eficiente pelo autor da proposta.
“Apesar disso, julgamos que se deve melhorar ainda mais as medidas de transparência e de acesso à informação no âmbito dos programas de vacinação, as ações de fiscalização e de controle da qualidade das vacinas e o monitoramento permanente de eventuais efeitos colaterais a elas”, justifica Braga.
No texto, o senador ressalta as questões sobre a eficácia e a segurança das vacinas para a covid-19, que têm sido motivo de preocupação e de polêmicas, especialmente com a recente suspensão temporária de estudos relativos a alguns imunizantes para a averiguação de possíveis efeitos colaterais.
Assim, o projeto acrescenta ao PNI a carteira digital de vacinação e a transparência e publicidade como novos procedimentos, necessários em razão da pandemia do coronavírus.
O rastreamento se refere à cadeia de movimentação dos produtos utilizados no programa, da origem ao consumo, abrangendo as etapas de fabricação, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação.
Carteira
A carteira de vacinação digital conterá a identificação do portador, as vacinas e os soros aplicados e pendentes, os fabricantes e lotes das vacinas e dos soros utilizados e os eventuais efeitos colaterais identificados.
Na vigência de estado de emergência em saúde pública no país, será dada ampla publicidade, na internet e em outros locais de fácil acesso, das informações sobre a distribuição dos lotes das vacinas e dos soros destinados ao controle da situação de emergência, da população alvo e de outras informações estabelecidas em regulamento.
“Acreditamos que essas medidas serão fundamentais para melhorar a qualidade do Programa Nacional de Imunizações, aumentar o controle social e diminuir as preocupações da população quanto à eficácia e segurança das vacinas, especialmente em períodos de emergência em saúde pública de importância nacional”, defendeu o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

POLÍTICA NACIONAL
Comissão sobre queimadas dará atenção à Amazônia e ao Cerrado em 2021
Publicado
15 de janeiro de 2021, 08:05
A comissão externa da Câmara sobre queimadas nos biomas brasileiros vai incluir a Amazônia e o Cerrado como centros de atenção em 2021. As evidências de mudanças climáticas, eventos extremos e ações humanas danosas ao meio ambiente ampliaram o foco dos parlamentares que, em 2020, se concentraram na devastação do Pantanal.

A coordenadora da comissão, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), manifesta preocupação com o crescente e descontrolado desmatamento da Amazônia e do Cerrado, registrados em dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“O Inpe vem mostrando o aumento dos focos de calor em toda Amazônia e sabemos que o equilíbrio do clima no mundo depende da área amazônica. Vamos trabalhar muito para que os sinais invertidos emitidos pelo governo federal não continuem gerando polêmica. A Amazônia será sempre a nossa preocupação. E estaremos debruçados sobre o que vai causar, no Pantanal, a continuidade da crise hídrica. Nos debruçaremos também sobre o bioma Cerrado”, afirma.
O monitoramento oficial do Inpe, feito pelo sistema de satélite Prodes, mede o desmatamento a partir de agosto até julho do ano seguinte. Em 2020, houve alta de 34% na devastação amazônica (perda de 10,1 mil km2) e de 13% no Cerrado (7,3 mil km2).
Um dos mais renomados cientistas brasileiros, o climatologista Carlos Nobre concorda com a ampliação de foco da comissão da Câmara. Nobre lembra que, historicamente, a Mata Atlântica é o bioma mais devastado do país, restando apenas cerca de 20% da cobertura vegetal original nas áreas litorâneas do país. Mas, quando se fala da devastação mais contundente nos últimos 50 anos, Cerrado e Amazônia têm destaque negativo, segundo Nobre.
“Já desmatamos pouco acima de 50% do Cerrado. E 20% da Amazônia foram desmatados completamente. Isso foi muito em função do modelo desenvolvimentista que o governo militar do Brasil adotou no fim dos anos 60 e nos anos 70. Era um modelo que não enxergava qualquer valor na nossa imensa biodiversidade. Era um modelo que via a floresta como obstáculo ao desenvolvimento.”
Pantanal
Já em relação a 2020, o Pantanal foi o bioma brasileiro mais castigado por queimadas e efeitos concretos das mudanças climáticas, sobretudo no segundo semestre. Só em setembro, a maior planície inundável do mundo perdeu 33 mil quilômetros quadrados de vegetação, além dos danos à fauna pantaneira.
A Polícia Federal investiga denúncias de incêndios propositais, que seriam criminosos. Após ouvir universidades (UFMT e UFMS), órgãos públicos de pesquisa e controle (Embrapa, ANA etc.), agricultores e comunidades tradicionais pantaneiras, a comissão da Câmara apresentou um relatório de 300 páginas em busca de soluções.
No âmbito legislativo, a deputada Professora Rosa Neide destaca propostas de proteção ao bioma (PL 9950/18), à fauna pantaneira (PL 4670/20) e de auxílio financeiro emergencial à população atingida pelas queimadas (PL5009/20).
“Com a votação desses projetos, com certeza, teremos uma estrutura legal que permitirá melhor aproveitamento do que se tem hoje no Pantanal. O que se quer para o Pantanal é que ele continue lindo e maravilhoso, com as pessoas vivendo lá e economicamente sustentável. “
Fiscalização
O climatologista Carlos Nobre cobra urgência no cumprimento de leis e de fiscalização que ajudem a preservar os biomas brasileiros diante de eventos climáticos cada vez mais intensos e frequentes.
“Temos que reconhecer que as mudanças climáticas tornam o risco de fogo nos biomas brasileiros muito maior do que era no passado. Nós temos que agir com muita rapidez para adaptar o marco legal e exigir muito mais efetividade no cumprimento da lei. Praticamente todas as queimadas são ilegais. A fiscalização deve ser mais efetiva e eficaz, o que não tem acontecido no Brasil. “
A comissão externa da Câmara sobre queimadas nos biomas brasileiros iniciou os trabalhos em setembro de 2020, no auge da devastação no Pantanal.
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Ana Chalub

Governo investe mais de R$ 8 milhões para apoiar promoção de destinos turísticos

Ocupação de UTIs ultrapassa 71% em hospitais privados de São Paulo

Bolsonaro diz que tentará aumentar faixa isenta do IR para R$ 3 mil até 2022

Sedec realizará reuniões com prefeitos de Mato Grosso para reestruturar consórcios

Vídeo: PM apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos em caminhão em Manaus
Polícia


Batalhão Ambiental intercepta motorista e apreende 200 quilos de pescado em Jangada
Uma equipe do Batalhão Ambiental apreendeu na noite de quarta-feira (13.01), 200 quilos de pescado, na MT-246, na cidade de...


Policiais recuperam motocicleta e diversos produtos furtados de residência e detém dupla em Cáceres
Equipes da 23ª Companhia de Força Tática em Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (14.01) dois homens...


Produtos furtados são recuperados em residência de foragido por roubo e tráfico
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Em outra investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (Derf) nesta quinta-feira (14.01),...
ENTRETENIMENTO


Gretchen fala sobre nova plástica: “Tirei um pouco do lábio”
Reprodução Instagram Gretchen Miranda, a Rainha do Rebolado Gretchen, de 61 anos, revelou que além da hamornização facial que se...


Lisa Barcelos ex-affair de Nego do Borel, se pronuncia após acusações de Duda
Reprodução/Instagram Lisa Barcelos se pronuncia após acusações de Duda Reis Após Duda Reis denunciar Nego do Borel por violência doméstica...


Andressa Urach sobre primeira vez com o marido: “Mais do que eu esperava”
Reprodução Instagram Andressa Urach e marido, Thiago Lopes Casada desde dezembro com o empresário Thiago Lopes, Andressa Urach contou como...
MATO GROSSO


Sedec realizará reuniões com prefeitos de Mato Grosso para reestruturar consórcios
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) se reunirão com prefeitos de várias regiões para a reestruturação...


Bombeiros lançam operação integrada de descontaminação em Rondonópolis
Foi lançada na última quarta-feira (13.01) a operação integrada de descontaminação contra a Covid-19 no município de Rondonópolis. Capitaneada pelo...


Drones são apreendidos e entrada de celulares e drogas em unidade penal é evitada
Profissionais da Penitenciária Major Elder Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (a 218 km ao Sul de Cuiabá) apreenderam, na...
Agronegocio
Política Nacional


Comissão sobre queimadas dará atenção à Amazônia e ao Cerrado em 2021
A comissão externa da Câmara sobre queimadas nos biomas brasileiros vai incluir a Amazônia e o Cerrado como centros de...


“Impeachment é questão politiqueira”, diz Bolsonaro sobre ser afastado do cargo
Reprodução/Youtube Presidente criticou os que falam sobre a possibilidade de seu afastamento do cargo O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)...


Davi articula ajuda para fornecimento de oxigênio em hospitais de Manaus
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, divulgou nota nesta quinta-feira (14) informando que está acompanhando a situação de colapso que...
CIDADES


Mato Grosso registra 195.988 casos e 4.747 óbitos por Covid-19
Crédito: Tchélo Figueiredo A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (14.01), 195.988 casos confirmados...


Por meio de portaria, Secretaria do Tesouro Nacional promove atualizações no Cauc
Crédito: Divulgação A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) atualizou o Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e o instituiu...


Reajustados os valores de aplicação das alíquotas da contribuição previdenciária
Crédito: Divulgação Os novos valores de aplicação das alíquotas progressivas da contribuição previdenciária dos servidores civis da União, previstos no...
Mais Lidas da Semana
-
economia8 de janeiro de 2021, 15:55
Caminhoneiros organizam paralisação a partir de 1º de fevereiro
-
BRASIL E MUNDO8 de janeiro de 2021, 18:25
Brasil e Japão assinam acordo de cooperação em tecnologias para grafeno e nióbio
-
Cuiabá12 de janeiro de 2021, 16:40
Valdomiro é mais uma vez eleito como presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual
-
cultura12 de janeiro de 2021, 09:30
Mulher quilombola mantém tradições e memórias através da cultura alimentar
-
CURIOSIDADES12 de janeiro de 2021, 11:56
Idoso de 76 anos engravida mulher, sogra e cunhada ao mesmo tempo
-
Saúde8 de janeiro de 2021, 18:25
Mato Grosso registra 188.199 casos e 4.648 óbitos por Covid-19
-
BRASIL E MUNDO10 de janeiro de 2021, 15:55
Festa em Campo Grande desrespeita protocolos básicos de segurança
-
Cuiabá9 de janeiro de 2021, 05:50
Secretário de Saúde apela para população se prevenir; 55% dos leitos de UTI estão ocupados