POLÍTICA NACIONAL
Projeto cria comitê interinstitucional para coordenar plano nacional de vacinação contra Covid


O Projeto de Lei 5527/20 cria o Comitê Gestor Interinstitucional do Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19 (CGIVac/Covid-19), composto por 46 membros, assegurada a representação dos três Poderes da República e das cinco regiões do País, sendo responsável por ações de planejamento, execução e monitoramento do plano. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Participarão do colegiado ou enviarão representante:
– o presidente da República;
– o presidente da Câmara dos Deputados;
– o presidente do Senado Federal;
– o presidente do Supremo Tribunal Federal;
– os 27 governadores;
– cinco representantes de instituições de pesquisa científica e universidades públicas;
– cinco representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems);
– um representante dos municípios;
– o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
– o presidente do Instituto Butantan; e
– um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Coordenação conjunta
Segundo a proposta, o comitê será responsável por coordenar, em conjunto com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19. O colegiado se reunirá ordinariamente um vez por semana, e, extraordinariamente, sempre que convocado, sendo facultado a ele convidar representantes internacionais, como integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), para acompanhar as ações desenvolvidas no Pais.
“Dada a extrema urgência de colocar em marcha um bom Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e considerando a perigosa inércia do governo federal a esse respeito, urge que reunamos os três Poderes de nossa República, diferentes entes federativos, especialistas, e diferentes agências e entidades em um esforço interinstitucional em favor do povo brasileiro”, diz a justificativa que acompanha o projeto da líder do Psol na Câmara, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), com o apoio de toda a bancada do partido.
“O presidente Jair Bolsonaro não só ignora o histórico bem sucedido de planos nacionais de vacinação como ameaça a credibilidade de décadas de uma política sanitária sólida e arrisca erodir a confiança da população em relação a campanhas de vacinação futuras”, conclui a justificativa.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

POLÍTICA NACIONAL
Neste sábado, comitiva brasileira embarca para Israel em busca do spray nasal


Neste sábado (06), uma comitiva encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores , Ernesto Araújo, vai para Israel tentar negociar o spray nasal que passa pela fase de testes clínicos. O governo brasileiro busca negociar produto para incorporar no tratamento do novo coronavírus . Entre os escalados para a viagem, está o filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). As informações foram apuradas pela CNN Brasil.
O atual presidente Jair Bolsonaro , declarou que irá acompanhar a saída da comitiva da base aérea de Brasília. De acordo com Bolsonaro, os representantes brasileiros irão se encontrar com o primeiro ministro Benjamin Netanyahu.
Com o nome EXO-CD24, o spray, não tem sua eficácia comprovada ainda e está passando pelo seu desenvolvimento pelo Centro Médico Ichilov, em Israel . Até então, o medicamente era escolhido para casos de câncer no ovário.
Ainda em sua fase de testes, o spray nasal passou a ser implementado em testes contra o novo coronavírus . Os primeiros resultados revelam que 29, dos 30 voluntários, não evoluíram para casos graves da doença.
-
BRASIL E MUNDO3 dias atrás
Mulher ‘desaparece’ em frente às câmeras durante temporal no Ceará; assista
-
artigos4 dias atrás
Não é Covid, é dengue!
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Médico é espancado ao alertar pessoas sobre riscos de aglomeração
-
mato grosso5 dias atrás
Estado tem dezoito municípios com alto risco de contaminação pela Covid-19
-
mato grosso6 dias atrás
Diagnóstico precoce de doenças raras pode evitar progressão e sequelas, alerta especialista
-
mato grosso5 dias atrás
Mato Grosso descarta lockdown para conter Covid; confira as novas medidas
-
cultura5 dias atrás
Festival Cinemato prorroga inscrições para a categoria curta-metragem até 7 de março
-
POLÍCIA5 dias atrás
Mãe e presa com padrasto por estupro contra os próprios filhos