Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Educação

Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.

Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.

“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.

Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.

“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.

“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.

A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.

“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.

Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

Governo homenageia servidores e destaca avanços em salários e infraestrutura na educação

Publicados

em

A professora de Língua Portuguesa Criseida de Lima, uma das 1.000 servidoras e servidores homenageados pelo Governo de Mato Grosso durante a cerimônia em comemoração aos 25 anos de serviço dos profissionais da educação, realizada nesta terça-feira (5.11) em Cuiabá, falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação.

“Esse momento é muito gratificante. É o reconhecimento da importância dos servidores da educação para a mudança do Estado. Quando o professor é valorizado, o cidadão sente o resultado lá na ponta”, destacou.

O vice-governador Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do Governo com a valorização dos profissionais e com a modernização da infraestrutura escolar. Ele afirmou que, desde 2019, os salários dos professores estão em dia, os programas de qualificação foram ampliados e o sistema previdenciário do Estado se mantém estável.

“Deixamos para trás a instabilidade e o atraso. Hoje, Mato Grosso está no caminho certo, com escolas modernas, professores valorizados e resultados concretos — não apenas em melhores salas de aula, mas também em equipamentos e materiais didáticos modernos. Estamos construindo a nova educação de Mato Grosso que nossos filhos merecem”, disse o vice-governador.

Dentro dos investimentos, ele destacou a licitação de 30 novas escolas estaduais integrais (CEIs), que terão 24 salas de aula, laboratórios, piscina olímpica, quadra poliesportiva, vestiário, refeitório e cozinha industrial, garantindo um ambiente moderno e atrativo aos estudantes. “Não se faz um Estado desenvolvido sem educação de qualidade. Vamos continuar investindo até sermos referência nacional”, completou Otaviano Pivetta.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana