Educação
Projeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerrou, nesta sexta-feira (7.11), a primeira edição do projeto piloto “Condutores do Amanhã” com uma cerimônia de premiação e assinatura de protocolo de intenções para expansão do programa para mais escolas da rede estadual. O evento, realizado no auditório da Seduc, em Cuiabá, marcou o fim de um ciclo iniciado em julho e que envolveu 700 estudantes de 12 escolas localizadas ao longo da BR-163.
Durante o encerramento, alunos e professores foram reconhecidos pelo desempenho nas atividades educativas e nas ações de conscientização no trânsito. A aluna Dayana Silva Diniz, da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, de Jangada, conquistou o primeiro lugar geral e foi premiada com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma viagem educacional a Curitiba.
“Foi uma experiência incrível. Aprendemos sobre trânsito dentro e fora da sala de aula. Eu sempre quis tirar a CNH e agora esse sonho se tornou realidade”, celebrou a estudante.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o programa vai além da formação técnica e busca desenvolver valores como empatia, paciência e responsabilidade. “O projeto desperta o senso de respeito e cuidado com o próximo. Muito mais do que ensinar regras de trânsito, ele forma cidadãos conscientes. É esse tipo de educação que salva vidas”, afirmou.
Alan Porto anunciou, ainda, que o Condutores do Amanhã será ampliado para mais escolas da rede estadual e poderá chegar também ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), fortalecendo a educação para o trânsito desde a base.
“Queremos levar esse projeto para todas as escolas de Mato Grosso. Trabalhar o trânsito é falar de responsabilidade, segurança e vida. O governo é parceiro e vai garantir recursos para a ampliação”, falou o secretário.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, celebrou os resultados alcançados e ressaltou que a educação é o caminho para reduzir acidentes e salvar vidas nas rodovias.
“Estamos muito felizes com o sucesso do projeto. A segurança viária faz parte do nosso DNA e, junto com a Seduc e a ANTT, conseguimos plantar uma semente que vai transformar o comportamento no trânsito. A meta agora é formar multiplicadores desse conhecimento”, disse.
A coordenadora de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Margareth Gugelmin Okada, também destacou o papel dos jovens na consolidação do programa e defendeu a expansão para toda a rede estadual.
“Os estudantes são os verdadeiros agentes dessa transformação. Levar o projeto a todas as escolas significa investir em um futuro mais seguro e humano no trânsito”, afirmou.
Além das alunas premiadas, as escolas vencedoras, Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo (Jangada), Escola Estadual Nilo Póvoas (Nobres) e Escola Estadual São Vicente de Paula (Sinop), receberam kits de podcast para continuarem desenvolvendo projetos educativos. Professores tutores também foram reconhecidos com viagens educacionais e certificados.
Educação
Governo homenageia servidores e destaca avanços em salários e infraestrutura na educação
A professora de Língua Portuguesa Criseida de Lima, uma das 1.000 servidoras e servidores homenageados pelo Governo de Mato Grosso durante a cerimônia em comemoração aos 25 anos de serviço dos profissionais da educação, realizada nesta terça-feira (5.11) em Cuiabá, falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação.
“Esse momento é muito gratificante. É o reconhecimento da importância dos servidores da educação para a mudança do Estado. Quando o professor é valorizado, o cidadão sente o resultado lá na ponta”, destacou.
O vice-governador Otaviano Pivetta reforçou o compromisso do Governo com a valorização dos profissionais e com a modernização da infraestrutura escolar. Ele afirmou que, desde 2019, os salários dos professores estão em dia, os programas de qualificação foram ampliados e o sistema previdenciário do Estado se mantém estável.
“Deixamos para trás a instabilidade e o atraso. Hoje, Mato Grosso está no caminho certo, com escolas modernas, professores valorizados e resultados concretos — não apenas em melhores salas de aula, mas também em equipamentos e materiais didáticos modernos. Estamos construindo a nova educação de Mato Grosso que nossos filhos merecem”, disse o vice-governador.
Dentro dos investimentos, ele destacou a licitação de 30 novas escolas estaduais integrais (CEIs), que terão 24 salas de aula, laboratórios, piscina olímpica, quadra poliesportiva, vestiário, refeitório e cozinha industrial, garantindo um ambiente moderno e atrativo aos estudantes. “Não se faz um Estado desenvolvido sem educação de qualidade. Vamos continuar investindo até sermos referência nacional”, completou Otaviano Pivetta.
-
cultura6 dias atrásClássico Indiano “Sakuntala” estreia em Cuiabá com elenco jovem da Escola Livre Porto
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT3 dias atrásCorrida reúne magistrados, servidores e comunidade em clima de confraternização
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrásBelém lança marcos históricos para ação climática e justiça social na América Latina
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásSTF mantém condenação de Bolsonaro e mais seis réus em trama golpista
-
lucas do rio verde6 dias atrásPM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha
-
esportes3 dias atrásCruzeiro empata com Fluminense e perde fôlego na briga pelo Brasileirão
-
esportes3 dias atrásCorinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão
-
esportes3 dias atrásEmpate no Barradão freia Botafogo na luta pelo G5 e mantém Vitória fora do Z-4





