POLÍTICA NACIONAL

Projeção nos prédios do Congresso vai homenagear profissionais da enfermagem

Publicados

em


Os prédios do Congresso Nacional receberão, na noite desta quarta-feira (12), projeção especial com frases de conscientização, reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem no Brasil.

As frases “Sem enfermagem não há saúde”, “O Brasil precisa valorizar a enfermagem”, “Valorizar a vida é respeitar a enfermagem” e “A enfermagem não quer aplauso, quer direitos” serão exibidas nas torres do Congresso Nacional entre 19h e 21h. A ação tem o objetivo de valorizar e reconhecer esses profissionais, especialmente no que se refere ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

O requerimento para que a projeção fosse feita foi apresentado pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE), que é o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem na Câmara dos Deputados. Ele apresentou essa solicitação a pedido do Fórum Nacional da Enfermagem.

— Neste difícil contexto em que vivemos, no Brasil e em todo o mundo, os profissionais da saúde têm servido a todos os brasileiros de maneira descomunal. Na sua atuação diária, esses profissionais aparecem na linha de frente do combate à covid-19 e aos seus efeitos sobre a população. Esses profissionais merecem todo  o nosso reconhecimento e, mais do que isso, nosso empenho em garantir condições de atuação e de trabalho mais dignas, bem como o avanço de pautas históricas [dessa categoria] — afirmou Studart.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cerca de 800 trabalhadores de enfermagem morreram no país desde o início da pandemia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Cinco municípios elegeram novos prefeitos neste domingo

Publicados

em


Eleitores de cinco municípios foram às urnas neste domingo (13) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorreram em Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). O novo pleito foi marcado porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram registro indeferido.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado em uma eleição para uma prefeitura tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva.

Em Petrolândia (SC), foi eleito o candidato Irone Duarte, do Partido Progressista (PP), que obteve 2.195 votos (47,98% do total de votos válidos). O vice eleito na chapa é Egoni, também do PP.

No município de Espera Feliz (MG), foi eleito Oziel Gomes, do Partido Social Democrata (PSD), com 5.484 votos (45,43%). O vice-prefeito eleito é o Sr. Edinho, do PSD.

Em Nova Prata do Iguaçu, Serginho Faust, do Partido Liberal (PL), foi eleito com 3.455 votos, que representam 51,09% dos válidos. Faust é servidor público municipal e tem 53 anos. O vice-prefeito eleito é Odair Pez, também filiado ao PL.  

O candidato Marquinho Turquinho, do Democratas (DEM), foi eleito neste domingo para prefeito de Campestre (MG). Ele obteve 5.790 votos, o que representa 50,7% dos votos válidos. Seu vice na chapa é Dr. Zenun, também do DEM.

Já em Sidrolândia (MS), a candidata Vanda Camilo do PP, ficou em primeiro lugar para a prefeitura, com 10.768 votos (52,4% dos votos válidos). A vice-prefeita eleita na mesma coligação é Rose Fiuza, do PP. 

Edição: Denise Griesinger

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana