Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Programa Recytec forma mais de 40 alunos e doa 300 computadores restaurados para instituições beneficentes

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa Recytec, formou nesta segunda-feira (24.11) 42 alunos nos cursos de Informática Básica, Intermediária e Inteligência Artificial. Durante a cerimônia também foram doados 300 computadores para instituições beneficentes. O evento ocorreu no auditório da Escola Técnica Estadual de Cuiabá (ETEC).

Presente na entrega dos certificados, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou a importância de aliar formação técnica com conscientização sustentável.

“Estamos encerrando o ano do Recytec, esse programa fantástico que oferece qualificação para jovens e adultos e idosos. E também recupera computadores que seriam descartados, iriam para o lixo, máquinas essas que são doadas para diversas instituições que continuam o trabalho de qualificação e desenvolvimento social”, explicou o secretário.

Um dos professores do curso, Washington, afirmou que a oferta dos cursos em bairros diferentes da cidade facilitou o acesso a formações. “Foi muito gratificante ter esse curso. É muito importante que cursos com esses sejam ofertados na comunidade, muitas pessoas que não teriam dinheiro para pagar ou não conseguiriam ir até um outro local puderam aproveitar e fazer as aulas”, destacou ele.

Leia mais:  Ciclomotores serão emplacados a partir de janeiro de 2026

Já a aluna Ana Alice, de 17 anos, do curso de informática intermediário, ressaltou como a entrega do certificado de conclusão do curso irá facilitar sua inserção no mercado de trabalho. “Muitas empresas, na hora da seleção, pedem um certificado de curso. Então para mim foi muito importante, eu já sabia algumas coisas e acabei aprimorando e agora tenho como comprovar meu conhecimento”, disse a aluna.

Os cursos ofertados tiveram carga horária de 60 horas. Em Cuiabá foram ofertadas aulas na região dos bairros Pascoal Ramos, Bairro Jonas Pinheiro III.


Programa Recytec

O programa de Recondicionamento de Computadores (Recytec) é uma iniciativa do Governo do Estado, através de uma parceria da Seciteci com a ONG Programando o Futuro, que busca enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Através de campanhas de coleta e doações, são recolhidas anualmente toneladas de resíduos e é realizado o descarte apropriado ou reuso dos materiais.

Durante os cursos ofertados pelo projeto, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas.

Leia mais:  Vigia Mais MT ajuda na recuperação de 26 veículos com placa clonada

Para realizar a sua doação de resíduos eletrônicos basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar uma coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Mais de 2,4 mil vagas são disponibilizadas pelo Sine-MT nesta semana

Publicados

em

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulgou 2.442 vagas de trabalho disponíveis para esta semana em Mato Grosso.

As oportunidades abrangem diversas áreas de atuação e estão distribuídas entre os 36 postos de atendimento do Sine, instalados em 32 municípios de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande são 433 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas, estão 58 vagas para auxiliar de limpeza, 54 vagas para auxiliar de linha de produção, 41 vagas para conferente de carga e descarga, 26 vagas para ajudante de pedreiro, 21 vagas para operador de vendas (lojas), 13 vagas para estoquista, 11 vagas para promotor de vendas, 10 vagas para jardineiro, seis vagas para psicólogo clínico, cinco vagas para operador de empilhadeira elétrica, duas vagas para assistente de controladoria, uma vaga para auxiliar mecânico de autos, uma vaga para cozinheiro de restaurante e uma vaga para auxiliar contábil.

Também estão sendo ofertadas 16 vagas para pessoas com deficiência (PCD), distribuídas nas funções de auxiliar de linha de produção, assistente de controladoria, atendente de lojas, auxiliar de estoque, auxiliar de limpeza, motorista de caminhão-tanque, oficial de manutenção, promotor de vendas e recepcionista atendente.

Leia mais:  Corrida da Segurança Pública amplia vagas para servidores estaduais

O município de Rondonópolis divulgou 224 oportunidades nesta semana. Entre elas, estão 46 vagas para auxiliar de linha de produção, 15 vagas para viveirista (mudas), 11 vagas para açougueiro, 10 vagas para caminhoneiro carreteiro, 10 vagas para pedreiro, sete vagas para trabalhador volante de agricultura, seis vagas para estoquista, cinco vagas para eletricista, três vagas para fiscal de obras, duas vagas para mecânico de manutenção de caminhão a diesel e uma vaga para lavador de veículos.

A unidade de Nova Mutum divulgou 221 oportunidades profissionais nesta semana. Entre elas, estão 150 vagas para operador de processo de produção, 20 vagas para safrista, nove vagas para operador de caixa, cinco vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para trabalhador rural, duas vagas para ajudante de balconista, uma vaga para empregado doméstico (arrumador) e uma vaga para técnico de suporte de TI.

A lista detalhada e completa das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente pelo Portal Emprega Brasil. As vagas ofertadas pela Rede Sine são atualizadas diariamente e novas oportunidades são cadastradas a todo momento.

Leia mais:  Inscrições para 1ª edição do Prêmio Anual de Jornalismo terminam no domingo

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza o serviço de habilitação do seguro-desemprego e oferece atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente. Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, o que facilita os trâmites do atendimento.

Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o Sine localizado no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping funciona das 10h às 17h30.

Acesse, AQUI as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana