mato grosso

Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior

Publicados

em


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de frente de combate ao vírus nos oito Hospitais Regionais de Mato Grosso e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A imunização foi iniciada na mesma semana em que chegaram as primeiras doses da vacina no Estado.

Conforme prevê o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação, este é um dos grupos prioritários desta primeira fase de imunização.

A enfermeira Edileusa Regina Dutra, 41, foi a primeira profissional a ser vacinada no Hospital Regional de Colíder. Após 11 meses de luta contra o coronavírus e salvando vidas na unidade de saúde, ela finalmente pôde celebrar, na última quinta-feira (21.01), o nascer de uma esperança: a vacina.

“Fiquei feliz e agradecida a Deus pela oportunidade de estar aqui, na linha de frente desde o início da pandemia. Estamos juntos nessa batalha e agora ressurgiu uma nova esperança depois de muita luta, dores e perdas. Sou grata por essa oportunidade que me concederam”, comemora Edileusa, que há nove anos atua na unidade Regional de Colíder.

Quem também comemora o início da imunização entre os trabalhadores da saúde é a diretora do hospital, Mirian Alves Moreira. Ela recorda que muitos colegas de batalha perderam sua vida ao longo da guerra e em memória deles ela celebra essa nova fase. “Perdemos colegas, doamos nossas forças para atender cada paciente que necessitou dos nossos cuidados, deixamos nossas famílias de lado, muitas das vezes, e agora a sensação que paira é de proteção”, diz a Mirian.

Para a enfermeira do Hospital Regional de Cáceres, Lidiane Vignardi Correa, 42, além de esperança, o imunizante proporcionou a ela e sua equipe tranquilidade para realizar o trabalho com mais segurança.  “Estamos felizes com a vacina que é um marco na história de nossa equipe, justamente por esse vírus estar causando tantos danos e traumas. Agora estamos ansiosos para que toda a população seja vacinada”, deseja a profissional, que há 18 anos trabalha no hospital.

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vacinação também já teve início, sendo a enfermeira Luciele Fernanda Benin a primeira profissional deste serviço a receber o imunizante. “Receber a vacina me dá a esperança de dias melhores, esperança de podermos voltar um dia à normalidade, de podermos trabalhar com um pouco mais de tranquilidade. Fico feliz de saber que o restante da população será vacina posteriormente”.

A vacinação contra a Covid-19 iniciou ainda nos Hospitais Regionais de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Sorriso. Os profissionais dos Hospitais Estaduais Santa Casa, em Cuiabá, e Metropolitano, em Várzea Grande, também estão sendo imunizados.

O Estado recebeu do Ministério da Saúde, nesta primeira fase, 126.160 doses da vacina. Desse total, mais de 60 mil doses já foram distribuídas aos 16 polos regionais de saúde de Mato Grosso para imunizar os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, povos indígenas aldeados com mais de 18 anos, pessoas com deficiência e pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas.

Mato Grosso vai garantir as duas doses da vacina ao grupo prioritário compreendido nesta fase, sendo o prazo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Janaina quer que AL e AMM assinem protocolo de intenção para comprar vacinas

Publicados

em

Deputada Janaina Riva | Foto: Joel Vargas

Por Laura Petraglia

Em agenda nesta quarta-feira (03.03) no estado do Rio Grande do Sul para conhecer alguns projetos da Assembleia Legislativa daquele estado, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), anunciou que deve propor tão logo retorne a Mato Grosso, a exemplo do que presenciou em Porto Alegre, a assinatura de um protocolo de intenção entre o Poder Legislativo Estadual e a Associação Mato-grossense dos Municípios, junto à União Química Farmacêutica Nacional, responsável pela fabricação da vacina Sputnik V, da Rússia. 

“Esse intercâmbio entre os poderes legislativos é excelente para que a gente veja iniciativas que outros estados vêm tomando para sair na frente quanto a aquisição da vacina for liberada para os municípios e estados. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), tomou frente dessa organização junto à Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para assinatura desse protocolo de intenção e eu quero levar essa ideia para Mato Grosso assim eu retornar. Sabemos que em nível federal a Comissão de Vacina da Frente Nacional de Prefeitos organiza um consórcio para municípios maiores adquirirem as vacinas contra Covid-19 tão logo a compra seja liberada, mas fazer um protocolo de intenção nosso, acredito que irá beneficiar os municípios com menores números de habitantes também”, explica.

 A deputada reforça a importância da vacina para a volta das atividades sociais e econômicas em Mato Grosso e lembra que Assembleia Legislativa precisa tomar frente e assumir o protagonismo como fez na tarde desta quarta-feira a Assembleia do Rio Grande do Sul. 

Além da agenda na Assembleia Legislativa junto ao presidente Gabriel Souza, Janaina Riva foi recebida pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), onde falou de política no cenário nacional e de projetos que vem sendo desenvolvidos pelo governo do estado do RS. A parlamentar também foi recebida na sede da prefeitura de Porto Alegre pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana