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Professores recebem capacitação para fortalecer inclusão de estudantes da educação especial

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, entre terça-feira (19.8) e quinta-feira (21.8), uma formação voltada a professores de salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais dos 13 polos regionais de educação. A capacitação é realizada no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

O encontro tem como objetivo a formação continuada, o compartilhamento de experiências, desafios e boas práticas na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é um serviço complementar e suplementar à escolarização, destinado a alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

O AEE busca superar barreiras promovendo a autonomia dos estudantes, oferecendo recursos pedagógicos e estratégias que possibilitam a plena participação no processo de ensino-aprendizagem.

A capacitação é importante para a troca de conhecimentos entre os profissionais, pois permite replicar estratégias bem-sucedidas em diferentes escolas, além de oferecer formação continuada que fortalece a inclusão.

Durante o evento, será lançado o Caderno de Orientações Pedagógicas do AEE, material que servirá como guia para a atuação dos professores em sala de recursos multifuncionais. O material aborda a estruturação do trabalho, a articulação entre profissionais e as responsabilidades compartilhadas.

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A programação inclui, ainda, apresentações de boas práticas desenvolvidas nas escolas e atividades práticas promovidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, a formação reafirma o compromisso do Estado com uma educação inclusiva e de qualidade, capaz de assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham acesso ao aprendizado e à vida escolar em igualdade de oportunidades.

“Muitas vezes, o aprendizado vai além dos livros. Quando um aluno consegue escrever o próprio nome ou interagir com os colegas pela primeira vez, sentimos que todo esforço vale a pena”, destaca o secretário.

A professora Francisca Xavier de Araújo, da Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, em Rondonópolis, disse que atua na sala de recursos multifuncionais e que a formação está sendo fundamental para que o atendimento em sala de aula continue se aperfeiçoando. “Para nós, que trabalhamos com alunos do público-alvo da educação especial, é emocionante ver os avanços e a felicidade deles com cada conquista”, concluiu.

 

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Mauro Mendes e outros quatro governadores serão homenageados no Senado 

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Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, Elmano de Freitas, governador do Ceará, Clécio Luís, governador do Amapá, Raquel Lyra, governadora de Pernambuco e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, será um dos cinco chefes de executivos estaduais a receber a inédita “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa” em uma sessão especial no Senado Federal, marcada para próxima segunda-feira (13.10), às 10h. A distinção celebra líderes que se destacaram na implementação de políticas públicas eficazes para a educação infantil e a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.

Ao lado de Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais), Mauro Mendes será reconhecido pelo empenho de sua gestão em garantir que as crianças mato-grossenses atinjam os fundamentos básicos da leitura e escrita na idade adequada. Esta é a primeira edição da premiação, instituída pela Resolução 8/2025, e que será concedida anualmente em parceria com o Ministério da Educação, UNESCO, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais do terceiro setor.

A iniciativa para a criação da comenda partiu do senador Cid Gomes (PSB-CE), que ressaltou a importância de estimular ações que combatam o “analfabetismo escolar” – fenômeno em que crianças progridem formalmente no ensino fundamental sem consolidar as habilidades essenciais de leitura e escrita. “Esse fenômeno é descrito por especialistas como analfabetismo escolar, situação em que as crianças progridem formalmente no 1º e 2º anos do ensino fundamental sem, no entanto, consolidar os fundamentos básicos da alfabetização”, destacou o senador.

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A seleção dos estados premiados baseia-se em quatro eixos de avaliação rigorosos. O primeiro considera os resultados no Índice Criança Alfabetizada (ICA), calculado pelo Inep. O segundo avalia a equidade racial e socioeconômica, reconhecendo estados que reduziram as disparidades de aprendizagem. O terceiro eixo foca na formação continuada de professores, verificando a participação das redes municipais em programas de capacitação. Por fim, o quarto eixo analisa o engajamento em alfabetização em regime de colaboração, sob a tutela do governador.

Mato Grosso, sob a liderança de Mauro Mendes, demonstrou consistência nesses critérios, garantindo sua posição entre os cinco estados de melhor desempenho. A premiação é um reconhecimento direto ao esforço conjunto do governo estadual e das redes municipais para elevar a qualidade da educação desde a base, assegurando um futuro mais promissor para as novas gerações.

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