municipios
Professores e alunos participam de videoconferência em inglês sobre astronomia
Em seguida, haverá observação da Lua, Saturno e Júpiter com a utilização de dois telescópios
Da Assessoria
A videoconferência vai abordar a importância de levar a astronomia até as escolas
Alunos da Escola Estadual Plena Ramon Sanches Marques, localizada no município de Tangará da Serra (239 quilômetros ao médio-norte da Capital) participam de uma videoconferência internacional sobre astronomia, coordenada pela professora de matemática Silvana Copcesk. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (14.08), às 19h, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro). Também participam da videoconferência os professores formadores do Cefapro, de Tangará.
Segundo a professora Silvana, a videoconferência será com o professor doutor Patrick Miller, da Universidade de Hardin-Simmons, no Texas, Estados Unidos. Miller vai abordar a importância de levar a astronomia até as escolas e também sobre o caça-asteroides – um programa de pesquisa para fazer descobertas astronômicas.
“A palestra será em inglês, teremos um professor de língua inglesa que fará a tradução simultânea. Serão 50 minutos em seguida faremos o caça-asteroide, observando a Lua, Saturno e Júpiter. Vamos utilizar dois telescópios”, destaca Silvana.
A professora lembra que trabalhou com o caça-asteroide, em uma escola antes da EE Ramon Sanches, que tem três alunos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na pesquisa da astronomia.
“Estamos numa parceria com o Cefapro com dois professores formadores para a divulgação da astronomia e também mostrar que é possível trabalhar a astronomia escolar com a metodologia ativa”, assinala.
Caça-Asteroide
É uma colaboração Internacional de pesquisa Astronômica (IASC) é um programa de ciência cidadã, tendo Silvana como única brasileira participante. Ele fornece dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos em todo o mundo. Eles são capazes de fazer descoberta astronômicas originais e participam da astronomia prática. Este serviço é fornecido sem custo. Silvana é professora bolsista do Caça-Asteroide.
Silvana é a primeira mulher de Mato Grosso a conhecer a Agência Espacial Americana (Nasa), em setembro de 2016 e, nessa época, surgiu o caça-asteroide. Na ocasião, acompanhou a aluna Maria Gisllany Bezerra da Silva, 18 anos.
campo verde
Bombeiros combatem dois incêndios e evitam que fogo atinja carreta
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, nesta segunda-feira (24.8), dois incêndios em área de vegetação no perímetro urbano de Campo Verde (139 km de Cuiabá).
A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada, via 193, por volta das 18h, para atender à primeira ocorrência, registrada em um terreno localizado no Bairro Viva.
Ao chegar ao local, a equipe constatou o incêndio e uma carreta estacionada nas proximidades da área atingida. Os militares combateram as chamas e impediram que o fogo alcançasse o veículo. Após a extinção do incêndio, foi realizado o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Ao todo, foram utilizados cerca de 500 litros de água na ocorrência.
Por volta das 19h, a 11ª CIBM foi acionada novamente para atender a uma segunda ocorrência de incêndio em vegetação, na região do loteamento Recanto dos Pássaros.
Para o combate, os militares utilizaram sopradores e conseguiram controlar e extinguir completamente o incêndio.
Durante a ação, foram repassadas orientações de segurança e prevenção às pessoas que acompanhavam o combate, com o objetivo de evitar novos focos e reforçar os cuidados necessários em áreas de vegetação.
Não houve registro de vítimas em nenhuma das ocorrências.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo. Nas áreas urbanas, a utilização do fogo é proibida durante todo o ano. Já nas áreas rurais dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, está proibido o uso e o manejo do fogo no período de 1º de julho a 30 de novembro de 2026.
O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásSeguro rural mais forte pode evitar nova crise bilionária de dívidas no campo
-
esportes6 dias atrásPalmeiras vence Cerro Porteño no Paraguai e avança às quartas de final da Libertadores
-
esportes6 dias atrásCuiabá vence Operário-PR com gol de estreante e se aproxima do G6 da Série B
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásEmpresas do agro têm até 31 de agosto para declarar “projetos do bem”
-
esportes6 dias atrásFlamengo vence o Cruzeiro no Maracanã e avança às quartas de final da Libertadores
-
esportes5 dias atrásCorinthians vence Rosario Central e avança às quartas da Libertadores
-
tce mt5 dias atrásTribunal de Contas mantém suspenso pregão eletrônico do Estado para contratação de empresa para higienização hospitalar
-
esportes5 dias atrásSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana




