TECNOLOGIA

Procurando ofertas na Black Friday? Uma legião de robôs pode te passar a perna

Publicados

em


source
black friday robôs
Unsplash/Franck V

Robôs vasculham a internet atrás de promoções

A Black Friday chegou e muita gente está procurando produtos com preços mais acessíveis. Mas uma legião de robôs pode atrapalhar a busca dos reles mortais. De acordo com uma reportagem da BBC,  algoritmos são construídos para realizar procuras rápidas por descontos e até concluir compras antes que qualquer pessoa tenha a chance de agir.

Esse tipo de tecnologia não é novidade, mas estão cada vez mais comuns. Os algoritmos vasculham a internet e compram estoques de produtos quando encontram um preço bom, a fim de realizar a revenda depois.

Além de períodos promocionais, como é o caso da Black Friday , os robôs também agem comumente em grandes lançamentos exclusivos – como é o recente caso do PlayStation 5 do Xbox Series X . Isso explica, por exemplo, porque os consoles esgotaram tão rápido e, agora, já podem ser encontrados no mercado cinza com o preço mais alto .

Em entrevista à BBC, Thomas Platt, da empresa de gerenciamento de robôs Netacea, disse que esses robôs compram estoques de diversos tipos de produtos, desde brinquedos a coleções de filmes. Se tiver um nicho de mercado ou um lançamento de alto padrão, lá estão eles.

Em períodos promocionais, como é o caso da Black Friday , esses algoritmos costumam estar de olho, vasculhando toda a internet. Por isso, se surgir uma promoção muito boa, é bastante provável que a legião de robôs chegue mais rápido ao carrinho de compras do que qualquer ser humano. 

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

iPhone tem ‘vilão’ que acaba com sua franquia de internet; saiba desativar

Publicados

em


source
Veja como economizar internet no iPhone
Unsplash/Mihai Moisa

Veja como economizar internet no iPhone

Além da pouca durabilidade de bateria já observada pelos usuários de iPhone, o consumo exacerbado de dados de internet também chama atenção nos aparelhos da Apple. Nesse último caso, a explicação pode ser bem simples: o uso da “Assistência Wi-Fi” pode ser a grande vilã. A ferramenta de otimização está disponível nos aparelhos desde a versão 9 do iOS e vem ativada de forma padrão.

Como o nome sugere, o recurso presta uma assistência ao Wi-Fi, ativando automaticamente o consumo de dados móveis sempre que a sua conexão Wi-Fi apresentar alguma instabilidade ou falhas. Dessa forma você permanece conectado até que a conexão Wi-Fi retome.

No geral, o recurso é bastante útil e pode ajudar muito nos casos em que você está em uma videochamada e o seu Wi-Fi desconectar por algum motivo no meio de uma reunião, por exemplo. Nessa situação, o assistente entra em ação ativando seus dados e permite que você continue o papo normalmente, sem interferências ou interrupções.

Você viu?

Por outro lado, também existem situações não tão urgentes e que podem acabar consumindo seus dados sem necessidade e, assim, você pode acabar com o pacote contratado da sua franquia sem nem perceber.

A escolha por ativar ou não a Assistência Wi-Fi vai da necessidade e preferência de cada usuário. O controle da ferramenta pode ser feito por meio da barra de status do celular, que mostra de onde está vindo a sua conexão naquele instante. Em todo caso, preparamos um tutorial para você saber o caminho para ativar e desativar a função sempre que desejar.

Como desativar ou ativar a Assistência Wi-Fi do iPhone?

  1. Clique em Ajustes e depois em “Celular”;
  2. Role a tela até o final e desative – ou ative – a chave seletora de “Assistência Wi-Fi”.

Prontinho! Você também pode realizar o mesmo procedimento em iPads.

Importante : vale ressaltar que, de acordo com a Apple, existem situações em que a Assistência Wi-Fi não interfere, são elas:

  • A Assistência Wi-Fi não alternará automaticamente para dados celulares se você estiver usando o roaming de dados;
  • Ela funciona somente quando há apps em execução em primeiro plano e não é ativada para download de conteúdo em segundo plano;
  • Ela não é ativada com alguns apps de terceiros de streaming de áudio ou vídeo ou de download de anexos, como apps de e-mail, pois utilizam grandes quantidades de dados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana