MINISTÉRIO PÚBLICO MT

Primeira etapa é concluída no CRC e na Penitenciária Ana Maria do Couto

Publicados

em

O projeto Reconstruindo Sonhos concluiu esta semana a primeira etapa de atividades no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e na Penitenciária Ana Maria do Couto “May”, unidade feminina. Ao todo, 29 reeducandos encerraram a primeira fase. A partir de junho, os dois grupos iniciarão a segunda etapa do projeto com a participação nos cursos de Padeiro e Jardineiro. 

De acordo com a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Ana Flávia Derze Soares, o curso de padeiro possui carga horária de 200 horas e será aplicado no CRC. Já o curso de Jardineiro tem carga horária de 160 horas e será destinado à turma da Penitenciária Ana Maria do Couto “May”. 

Nesta quinta-feira (05), durante o 12º encontro realizado na unidade feminina, a pedagoga Fabiana Nascimento falou sobre sua percepção em relação à última atividade da primeira etapa do projeto. Por meio da pintura, cada uma das participantes expressou o significado dos encontros realizados. Flores, passarinhos, sol, borboletas foram algumas das imagens que vieram à tona, representando liberdade, força de vontade, mudanças, novas perspectivas e autoconhecimento. 

“O desenho representa aquilo que a gente está sentindo lá no íntimo, por mais que você tente esconder, o desenho é isso, a arte é vida. Fiquei muito feliz de ver que vocês usaram muitas cores para se expressar, demonstrando que o projeto mexeu com vocês. Querendo ou não, vocês expressaram isso”, observou. 

A coordenadora do projeto, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente participou do último encontro e afirma ter ficado feliz com os resultados apresentados. “O feedback das participantes não poderia ter sido melhor. A primeira etapa foi concluída com êxito e estamos confiantes de que a segunda fase também surtirá os resultados esperados”, afirmou. 

Integrante da turma, a reeducanda L.S agradeceu a oportunidade: “É bom saber que tem gente que acredita, que gosta de nos ouvir. Não olha a gente como se estivesse olhando para uma presa, uma reeducanda. Acredita no nosso sonho, acredita na gente de novo, acha que podemos fazer melhor, que vai ter mudança, que faremos a diferença”, resumiu. 

Outras Unidades: O projeto Reconstruindo Sonhos também está sendo desenvolvido no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, e nas cadeias públicas de Colniza e Comodoro. 

Fonte: MP MT

Comentários Facebook
Propaganda

MINISTÉRIO PÚBLICO MT

Pichações do CV perdem espaço para sensibilização ambiental

Publicados

em

Em Itiquira, município distante 363 Km de Cuiabá, o Ministério Público solicitou à Prefeitura Municipal que pichações do Comando Vermelho fossem substituídas por mensagens de estímulo à proteção da natureza. A proposta visa combater as ações simbólicas do crime organizado e, ao mesmo tempo, promover a conscientização ambiental.

Citações de Manoel de Barros, Leonardo da Vinci, Rachel Carson, Mahatma Gandhi, Martinho Lutero, Maire Cure, Henry David Thoreau, entre outros, passaram a ocupar posições de destaques em muros da cidade.

“Um dos recursos de que se vale o crime organizado é o esforço de se promover, por meio da exibição de armas, veículos e, ainda, a pichação de locais públicos de grande visibilidade, visando afrontar o Estado e intimidar a população em geral. Assim, é de enorme importância que ações sejam empreendidas para frustrar esse esforço do crime organizado de se projetar na esfera simbólica”, ressaltou o promotor de Justiça Claudio Angelo Correa Gonzaga.

Os fundamentos da proposta, segundo ele, estão na Constituição: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio” (artigo 144, caput). E também no artigo 225: “incumbe ao Poder Público: promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

Confira algumas das frases:

“Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade.”
Leonardo da Vinci

“A natureza é o único livro que oferece conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Goethe

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.“
Victor Hugo

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.”
Mahatma Gandhi

“Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore.”
Martinho Lutero

“Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso.”
Manoel de Barros

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando.”
Manoel de Barros

“Qual é a utilidade de uma casa se você não tem um planeta tolerável para colocá-la?”
Henry David Thoreau

“Mas o homem é uma parte da natureza, e sua guerra contra a natureza é inevitavelmente uma guerra contra si mesmo.”
Rachel Carson

“Durante toda a minha vida, as novas visões da Natureza me fizeram alegrar como uma criança.”
Marie Curie

“Nossa tarefa deve ser nos libertar… ampliando nosso círculo de compaixão para abranger todas as criaturas vivas e toda a natureza e sua beleza.”
Albert Einstein

“Destruir uma floresta tropical para obter ganhos econômicos é como queimar uma pintura renascentista para preparar uma refeição.”
Edward O. Wilson

Fonte: MP MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana