Cuiabá

Primeira-dama pede à população zelo do bem público ao plantar Ipê na Fernando Corrêa

Publicado


.

A primeira-dama Márcia Pinheiro participou do plantio de árvores da espécie Ipês no canteiro central da avenida Fernando Corrêa da Costa, uma das principais vias de Cuiabá. A ação realizada na quinta-feira (31), faz parte da reestruturação viária que já contou com os serviços de recapeamento asfáltico, substituição da iluminação e a disposição de 250 mudas de plantas.

Na ocasião, a primeira-dama efetuou, de forma simbólica, o plantio de uma das mudas semeadas ao longo do trecho da avenida que vai da Praça dos Motoristas até o viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A líder das ações sociais no município ressaltou a importância da arborização urbana para devolver à Cuiabá o importante título de outras época qual será possível somente com a conscientização da população para zelo do patrimônio público.

“Essa importante ação da prefeitura é fundamental não só pra o embelezamento urbano, mas também para à saúde. Estudos comprovam os benefícios gerados por essa natureza urbana, principalmente por conta do nosso clima seco. Estamos retornando com o título de Cidade Verde, mas para isso precisamos contar com a conscientização da população para cuidar dessas plantas e assim garantir os benefícios”, disse.

O apelo para o zelo do patrimônio público foi abordado em decorrência das inúmeras plantas furtadas, quebradas e arrancadas encontrado pela equipe que trabalha para garantir o plano de arborização da prefeitura.

“Somente essa semana foram encontradas 32 plantas quebradas, em menos de 24 horas. Já teve casos de furtos, então pedimos à população que nos ajude a fiscalizar, denunciar e zelar pelo patrimônio que é da própria sociedade”, reforçou a primeira-dama.

As mudas de Ipês são uma doação do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, o Juvam, e não acarreta em nenhuma disponibilização de recursos públicos. A ação de plantio está dentro do projeto Verde Novo e busca o desenvolvimento sustentável e ambiental, através do engajamento de toda a sociedade.  

Plano de Arborização

No período de 2017 a 2020, juntamente com o projeto Verde Novo, a prefeitura efetuou o plantio e distribuição da mais de 80 mil mudas de árvores entre as espécies estão os Ipês (amarelo, rosa, roxo e branco), Jacarandá, Aroeiras, Peroba Rosa, Angico, além de espécies frutíferas como Pitombeira, Goiabeira, Tamarindo, Mangueira, Cajueiro, Caca, Jabuticabeira e Cupuaçu. 

O Município também criou o programa Disque Cidade Verde, por meio do qual a população pode solicitar o plantio utilizando o telefone (65)99331–7826. No entanto, o programa está temporariamente suspenso, por conta da pandemia da Covid-19. 

Além disso, os mais de 90 praças entregues pela atual gestão também é feito o trabalho de arborização. O plantio também abrange os quatro parques públicos municipais, sendo o Parque da Família e o da Nascente criados pela atual gestão, e as principais avenidas da Capital.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara realiza nesta sexta (04) 1º audiência pública da LOA 2021

Publicado


A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta sexta-feira, dia 04, a primeira audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. A discussão será realizada de forma remota a partir das 14 horas.

No total, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa de Leis determina a realização de três audiências publicas para promover discussões em torno da peça orçamentária do próximo ano.

Diante disso, as próximas audiências serão realizadas nos dias 9 e 10 deste mês. Após isso, abre-se o prazo para que os vereadores apresente suas emendas, as quais precisam passar pelo crivo da Comissão de Finanças, bem como da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Somente após todo esse tramite é que a mensagem será colocada para apreciação do plenário.

Kamila Arruda / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana