Cuiabá

Primeira-dama busca apoio do setor empresarial para iniciativas de geração de renda

Publicados

em

Primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro | Foto: Luiz Alves

No momento em que o cenário econômico no país é de insegurança frente a pandemia causada pelo coronavirus, ações voltadas para geração de emprego e renda para população são importantes para tentar minimizar esses efeitos. Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá, por meio das ações idealizadas pela primeira-dama Márcia Pinheiro. O próximo passo é a busca por diálogo com o setor empresarial.

A preocupação da primeira-dama atualmente é engajar jovens e adultos no mercado de trabalho. Ela destaca que muitas vezes depois que terminam um curso, muitos não possuem condições financeiras para aquisição da matéria prima para dar início a fabricação e venda dos produtos. As ações são colocadas em prática mediante o acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

“Percebemos durante a formação profissional que algumas pessoas,  mesmo com certificado em mãos, não conseguiam dar seguimento ao negócio próprio devido à falta de condições financeiras. Por isso, nosso trabalho agora é ter uma conversa com os empresários para discutirmos soluções que ajudem o cidadão a gerar emprego e renda”, afirma.

De acordo com Márcia, a gestão vem buscando cada vez mais, fomentar o empreendedorismo por meio de ações de qualificação profissional. “Sempre tivemos uma preocupação em colocar no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade e, a partir dessa constatação, surgiu o Programa Qualifica 300, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Por ele,  mais de mil pessoas conseguiram se profissionalizar”, explica.

Outra ideia é a realização de cursos de empreendedorismo. Márcia destaca que o programa já se tornou referência em política para mulheres fazendo com que elas se tornassem independentes financeiramente, o que colabora para que consigam deixar o ciclo da violência doméstica.

“Nós temos inúmeros casos de engajamento, como de pessoas que fizeram o curso de corte e costura e confeccionaram máscaras durante a pandemia. Pessoas que fizeram cursos na área de alimentação e venderam os produtos alimentícios. Essas boas práticas nos confortam e mostram que estamos no caminho certo”, contou.

Programa premiado

O programa Qualifica 300 já se consolidou com uma ferramenta de sucesso e extrapola os limites territoriais da capital. Ele já foi destaque durante o painel da mulher no 2º Encontro Nacional de Prefeitos, realizado pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreespe), em outubro de 2019.

Também foi pauta durante o simpósio ‘Fortalecimento da Mulher no Espaço de Poder e Decisão’, promovido pela Câmara Federal que trouxe as principais personalidades do Brasil envolvidas na temática mulher.

O impacto do programa para as mulheres levou ao reconhecimento do prêmio ‘Mentes que Brilham’, na categoria da Área Social e garantiu a primeira-dama Márcia Pinheiro, uma homenagem entre as 12 personalidades do prêmio ‘Parceiros do ODS’, ambas tradicionais premiações de expressão nacional.

O programa da Prefeitura de Cuiabá também serviu como espelho para o projeto do Governo Federal intitulado Qualifica Mulher. O projeto coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, irá investir em cerca de R$ 18 milhões entre convênios, termo de fomento e descentralização de recurso para oportunizar qualificação profissional para mulheres em vulnerabilidade social.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Projeto da vereadora Michelly garante passe livre para atletas de Cuiabá

Publicados

em


Carol Siqueira/Secom Câmara

A vereadora Michelly Alencar (DEM) apresentou nesta terça-feira (18.05) projeto que garante passe livre no transporte público municipal para atletas e paratletas de Cuiabá. O objetivo é fomentar a prática esportiva, principalmente para crianças e adolescentes de baixa renda, influenciando o desenvolvimento do esporte profissional na capital.

Conforme o projeto, o “Passe Livre Atleta” abrange todas as modalidades esportivas registrados em suas respectivas associações ou federações, estendendo a garantia aos acompanhantes de menores de 14 anos e ao acompanhante responsável pelos cuidados do paratleta.

Para a vereadora, &nbspo esporte é um fator de inclusão social e o projeto estimula aqueles que têm poucas condições financeiras a continuar com seus treinamentos e a participar de competições.

A parlamentar convidou o atleta olímpico Vicente Lenilson para participar da Tribuna Livre da Câmara e contar sobre sua história de vida e como o esporte foi um instrumento de transformação.

“Antes de praticar o esporte, existiam duas portas na minha frente: a porta ruim e a porta do esporte. O meu professor de educação física me ajudou a entrar na porta do esporte, nunca conheci o outro lado. Assim como o esporte mudou a minha vida, pode mudar a de muitos atletas de Cuiabá”, disse.

Desde 2014 o Instituto Vicente Lenílson atende mais de 100 jovens atletas sem contar com o apoio do Poder Público. Para ele, o projeto Passe Livre Atleta já é uma oportunidade para o incentivar a permanência dos alunos em suas atividades. Ele ainda citou exemplo da cidade de Presidente Prudente, onde esse incentivo foi criado e fomentou a participação de jovens no esporte.

Tendo o desenvolvimento do esporte como uma das bandeiras de mandato, a vereadora pediu a sensibilização dos colegas para defesa desse projeto. Como se trata de uma proposta que altera o orçamento do Executivo, ela apresentou um anteprojeto de lei à Prefeitura.

“Quando era repórter de esporte contei e acompanhei muitas histórias de jovens que não tinham dinheiro para sair da escola, irem para a casa e depois irem para o treino, ficavam na rua, sem conforto. Muitos desistiram. Quantos talentos não perdemos? Então peço a sensibilização da Prefeitura e de todos os vereadores para este projeto. Quando falamos de esporte, falamos de educação e transformação de vidas”, defendeu a vereadora.

Ana Rosa Fagundes/Secom Vereadora Michelly Alencar

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana