Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

nossa senhora do livramento

Presidente do Consórcio Desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá vai a Brasília buscar o fortalecimento da pequena propriedade

Publicados

em

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento  (40 km de Cuiabá), Silmar de Souza, se reúne na tarde desta sexta-feira (03.03) em Brasília com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para tratar de diversos assuntos de interesse dos municípios pertencentes Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá.

Silmar de Souza, que é presidente do Consórcio, vai apresentar um projeto de estruturação de Unidades de Serviços Territoriais de Inspeção Sanitária em consórcios públicos – Serviços de Inspeção Sanitária e Suasa; a compra de uma retroescavadeira para a construção e adequação de viveiros de piscicultura e assistência técnica; manutenção e recuperação de vias e acessos rurais entre outras reivindicações de suma importância para a região.

Para o presidente, a reunião servirá principalmente para se fazer um alinhamento entre as políticas públicas do Ministério e as necessidades regionais. “Nossa região se caracteriza por pequenas propriedades rurais que produzem alimentos orgânicos que atendem o mercado local e apoiam o desenvolvimento regional e sustentável. E é isso que vamos levar ao Ministro, junto com vários projetos que vão ajudar essa nossa gente”, explicou Silmar de Souza.

Na opinião de Silmar de Souza, o fortalecimento da agricultura familiar por meio da piscicultura – por exemplo com a compra de equipamentos – serve como  alavanca fundamental do desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura, e a sustentabilidade das Pequenas propriedades dos agricultores familiares. “Todos os municípios que integram o Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, devem ser beneficiado”, disse.

Fundado em 2005, o Consórcio surgiu da necessidade dos 12 municípios da região de Cuiabá, de discutirem assuntos de interesse comum e
de caráter socioeconômico e ambiental, buscando o fortalecimento principalmente dos pequenos produtores que atuam no desenvolvimento  da agricultura familiar. Dentre as principais atividades se destacam a pecuária de Corte (carne bovina e couro), pecuária leiteira, avicultura, caprinocultura, apicultura, artesanato, produção de hortifrutigranjeiros, floricultura, além da piscicultura e até doo turismo.

No caso da piscicultura, por exemplo, a região tem se destacado em nível estadual como uma das principais produtoras de peixes. O que, considerando que o Estado de Mato Grosso é o 2º maior produtor de peixes do Brasil, mostra a importância de se apoiar e incentivar este setor na região.

“Como a produção na região tem crescido acentuadamente, e os estudos demonstram a rentabilidade na atividade, os pequenos produtores precisam de nossa atenção, não apenas fomentando a produção e comercialização de seus produtos, mas também com a abertura de estradas que facilitem o escoamento de sua produção, com equipamentos que ajudem, por exemplo, na abertura de tanques de piscicultura etc, explicou Silmar.

 

Comentários Facebook
Propaganda

nossa senhora do livramento

Prefeitura de Livramento promove Torneio do Servidor

Publicados

em

A prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), organizará o Torneio do Servidor de Futebol Soçaite. Voltado para prestigiar os servidores públicos municipais no próximo dia 28 de outubro, data comemorativa aos profissionais, o evento reunirá sete equipes, representando várias secretarias.

O pontapé inicial da competição será dado no dia 11 de outubro, num sábado, no miniestádio municipal Rogério Arruda.

Na abertura, haverá uma partida amistosa envolvendo as servidoras públicas que gostam de jogar futebol. Na grande decisão, também ocorrerá outro jogo festivo voltada para as mulheres. A organização lamenta o fato de não ter conseguido o número mínimo de times femininos para disputar a competição festiva aos servidores públicos municipais. Por isso, a confirmação de duas partidas a este grupo de suma importância ao andamento dos serviços prestados à população conhecida como ‘Papa Banana’.

Apesar da organização em reunir servidores de várias áreas na estrutura organizacional do município, a Torneio do Servidor promete movimentar a cidade de Livramento, conhecida como uma das referências esportivas na Baixada Cuiabana. De acordo com o prefeito, doutor Thiago Almeida, com a bola rolando, a expectativa é que os jogos levem um grande público ao miniestádio Rogério Arruda, fomentando ainda mais o comércio local, atingindo em cheio a economia popular.

As sete equipes confirmadas para disputar a Copa do Servidor de Futebol Soçaite de Livramento foram distribuídas em duas chaves. A A é composta pelas secretarias de Administração, Saúde e, Assistência Social/Câmara. O Grupo B é formada pela Secretaria de Educação, Desenvolvimento Rural, Cidades e Obras/Cultura. Os times vão jogar entre si dentro dos respetivos grupos, classificando-se diretamente à fase semifinal os dois primeiros colocados de cada chave.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana