Cuiabá

Prefeitura realiza ações de limpeza e arborização em comemoração aos 34 anos do bairro Três Barras

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Fundado no dia 16 de setembro de 1987, o bairro Três Barras comemorou na quinta-feira (16) 34 anos. Como parte da celebração de aniversário da tradicional comunidade localizada na região da Grande Morada da Serra, a Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta sexta-feira (17) uma edição especial do programa Mutirão da Limpeza. A ação também continuará no sábado (18) e é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

“É um bairro com mais de 9 mil habitantes e sempre tem recebido o cuidado da gestão Emanuel Pinheiro. No Três Barras o prefeito já construiu praça, capela mortuária, entrega de títulos de propriedade, reforma da escola municipal e outras ações. O Mutirão da Limpeza é mais uma ação para melhorar a vida dos moradores”, relata o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Neste dois dias, o bairro recebe ações como varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação, manutenção na iluminação pública, e eliminação dos pontos identificados de descarte irregular de lixo. Somado a isso, a Operação Tapa-buraco também garantirá a manutenção nas vias pavimentadas.

Além disso, os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias e formem bolsões de lixo.

“A gradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por mais essa ação. Estamos sempre solicitando serviços, obras para atender o cidadão e temos sempre conseguido ver esses pedidos, gradativamente, serem realizados. Continuaremos lutando para que as melhorias cheguem, com a certeza que temos um gestor sensível às demandas do povo”, comenta o presidente da Associação de Moradores, José Adevair “Bolo”.

PLANTIO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

Aproveitando a data especial, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos contempla o Três Barras com uma grande ação de plantio e distribuição de mudas. Neste sábado, a equipe de arborização da Limpurb estará no local com mais de mil mudas de árvores frutíferas para plantar e entregar à população.

A iniciativa segue o planejamento de arborização da cidade, que vem sendo desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro desde o ano de 2017. Nesse período, mais de 120 mil mudas foram plantadas ou distribuídas, contando também com a parceria do Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental.

Além disso, Cuiabá tem retomado o título de Cidade Verde por meio da arborização das mais de 120 praças construídas nos últimos quatro anos, distribuição de mudas no Horto Florestal e também por meio do Disque Cidade Verde, que está temporariamente suspenso por conta da pandemia da Covid-19.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Vereador diz que valor a ser gasto em clínica conveniada daria para castrar 600 pets no CCZ

Publicados

em


Secom Câmara

Vidal lembrou que em fevereiro fez um Anteprojeto de Lei pedindo ao prefeito que construísse dentro do CCZ uma clínica para castrações de pets


O vereador Sargento Vidal (Pros) criticou durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/10), na Câmara de Cuiabá, a ação proposta pela Diretoria de Bem-Estar Animal de castrar 50 animais ao mês. Segundo ele, o número mínimo deveria ser de mil castrações mensais para diminuir a proliferação nas ruas da capital.

O parlamentar lembrou que em fevereiro fez um Anteprojeto de Lei pedindo ao prefeito que construísse dentro do Centro de Controle de Zoonoses, uma clínica para castrações de pets. Segundo ele, o mesmo valor que gastaria mensalmente para castrar entre 500 a 600 animais dentro do CCZ, a diretoria vai gastar agora com 50 em clínicas conveniadas.&nbsp

“Esse valor poderia ser utilizado de forma correta e todo o material utilizado nessa clínica veterinária dentro do CCZ não se perderia, pois assim que construísse o Hospital Público Veterinário o material seria todo remanejado, então não se perderia um centavo, castraria cerca de 600 onde vai castrar 50”, disparou.

Vidal questionou os critérios que a diretora da pasta utilizou para chegar a essas 50 castrações que, segundo informações, irão começar pelo Residencial Nico Baracat. Pontuando que em Cuiabá há 10 ONGs e em cada uma delas tem no mínimo 100 animais precisando ser castrados e que deveriam ser prioridade.&nbsp

“Se temos hoje cerca de 12 mil animais nas ruas abandonados entre cães e gatos, com esses animais que estão nas ONGs, se estivessem nas ruas, poderíamos dizer que nos próximos dois anos poderíamos aumentar para 20 mil, porque a gata procria quatro vezes ao ano e a cadela três vezes, cada ninhada tem no mínimo de sete a 10, aí é só fazer a conta vezes mil a 1.200”, explicou ele.

Ele acredita que essas castrações têm o intuito de atrasar ainda mais o início da obra do Hospital Público Veterinário, que já era para ter sido lançada.

Vidal destacou que desde o início do seu mandato não viu dificuldades em conversar com o prefeito Emanuel Pinheiro e seus secretários, no entanto, não consegue dialogar com a diretora do Bem-Estar Animal.

“Faço parte da Comissão do Meio Ambiente e mesmo assim é impossível falar com a diretora do Bem-Estar Animal que não atende e não dá satisfação justamente ao único parlamentar da Casa que representa a causa animal”, declarou o vereador.&nbsp

Ao final, o vereador Kássio Coelho – presidente da Comissão do Meio Ambiente – disse que irá convocar a diretora para prestar esclarecimentos à comissão.

Luana Valentim/Gabinete Vereador Sargento Vidal

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana