Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Prefeitura orienta comerciantes durante ação Calçada Livre na Carmindo de Campos

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na manhã desta quarta-feira (26), mais uma etapa da operação Comércio em Ordem, por meio da ação Calçada Livre. A fiscalização ocorreu ao longo da Avenida Carmindo de Campos e contou com a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb).

Nesta fase, os agentes atuaram de maneira orientativa, conversando com comerciantes e responsáveis por estabelecimentos sobre a importância de manter os passeios públicos desobstruídos. A orientação inclui a retirada de veículos, expositores, mercadorias e outros objetos que possam dificultar a circulação de pedestres.

De acordo com a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a inclusão da avenida no cronograma da operação ocorreu após solicitações feitas pela população por meio dos canais oficiais da Prefeitura e das redes sociais do município.

“Estamos numa fase de orientação, conversando com os comerciantes, dialogando e explicando a necessidade da desocupação das calçadas e de não utilizarem o espaço público como extensão do seu comércio”, afirmou.

Leia mais:  Parque da Família, em Cuiabá, entra na reta final das obras de modernização

O secretário-adjunto da pasta, Max Aguiar, ressaltou que a medida tem como objetivo garantir o direito de circulação e a acessibilidade, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. Durante a ação, proprietários e locatários foram orientados a retirar os materiais que ocupavam os passeios.

A agente de regulação e fiscalização da SORP, Cristiane Almeida, informou que uma nova vistoria será realizada posteriormente. Segundo ela, caso as adequações não sejam feitas, poderão ser adotadas medidas fiscais.

“Hoje estamos fazendo uma operação em toda a extensão da Carmindo de Campos, de forma orientativa, para a desobstrução do passeio público. Estamos orientando para que retirem os objetos e, posteriormente, a fiscalização fará uma nova vistoria. Aí, sim, poderemos efetivar uma ação fiscal”, explicou.

Ainda conforme Cristiane, a abordagem inicial teve resultado positivo. “Todos os estabelecimentos que visitamos até agora estão nos atendendo”, relatou.

Os comerciantes também participaram da ação e se comprometeram a realizar as mudanças solicitadas. O empresário Ademir Nascimento avaliou positivamente a iniciativa e afirmou que pretende adequar o espaço de seu estabelecimento.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá será correalizadora de encontro nacional de organizações de luta contra a Aids

“Recebemos uma visita da Prefeitura falando sobre o passeio público, por onde as pessoas passam. Foi uma honra receber a Prefeitura aqui. Vamos melhorar os espaços que eles pediram e esperamos que esse trabalho funcione em toda a Carmindo de Campos”, declarou.

A operação Comércio em Ordem, por meio da ação Calçada Livre, será estendida a outros pontos de Cuiabá. A Prefeitura orienta que a população indique locais que necessitam de fiscalização pelos canais oficiais do município.

Inicialmente, a estratégia prevê o diálogo e a conscientização dos comerciantes. Caso as irregularidades permaneçam, poderão ser aplicadas medidas fiscais previstas nas normas de ocupação do espaço público.

Propaganda

Cuiabá

Prefeitura regulariza Mercado do Porto e prepara nova etapa de requalificação

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá encerrou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Mercado do Porto e iniciou uma nova etapa de regularização e melhorias no espaço. O anúncio foi feito pelo prefeito Abílio Brunini nesta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa realizada na programação comemorativa do Dia do Feirante, no próprio mercado.

Com o encerramento do TAC, o Mercado do Porto passou a contar, pela primeira vez em muitos anos, com alvará da Vigilância Sanitária. A Prefeitura também começou a entregar os Termos de Permissão de Uso aos comerciantes, medida que busca regularizar a documentação das bancas e organizar a ocupação do espaço.

Durante a agenda, o prefeito Abílio Brunini explicou que o encerramento do TAC representa uma mudança na situação administrativa do mercado e permite avançar para uma nova fase de intervenções.

“Encerramos o TAC do Mercado do Porto e, hoje, o mercado tem alvará da Vigilância Sanitária. Também estamos entregando os termos de permissão dos usuários, regularizando as bancas que antes não tinham a documentação adequada”, disse.

Leia mais:  Mercado do Porto recebe programação cultural com música, arte e siriri nesta terça-feira

A Prefeitura também prepara intervenções físicas no Mercado do Porto. Segundo o prefeito, a estrutura, construída há pouco mais de um ano, já apresentou necessidade de manutenção e deverá passar por reparos e adequações em diferentes áreas.

Na área dos restaurantes, uma das intervenções previstas é a retirada do forro existente. A proposta é deixar a estrutura do telhado aparente, com acabamento adequado, além de realizar outros reparos necessários no espaço.

A requalificação também inclui ações culturais. A Prefeitura pretende ampliar a presença de artistas no local para a produção de pinturas e outras manifestações artísticas, retomando uma característica tradicional do espaço, que historicamente reúne representações da cultura e da identidade cuiabana.

A programação cultural deverá incluir ainda apresentações musicais. A administração municipal também estuda integrar ao Mercado do Porto artesãos e trabalhadores que atuam no Shopping Orla, ampliando a variedade de atividades e produtos disponíveis aos visitantes.

Para Abílio, as ações integram um processo contínuo de organização e melhoria do mercado, com medidas voltadas tanto à infraestrutura quanto ao funcionamento do espaço.

Leia mais:  Parque da Família, em Cuiabá, entra na reta final das obras de modernização

Outra medida prevista pela Prefeitura é a realização de um chamamento para definir uma empresa ou associação responsável pela administração do Mercado do Porto. A proposta é estabelecer um modelo de gestão que permita dividir com os comerciantes os custos relacionados à manutenção e ao funcionamento do espaço.

A iniciativa está sendo estudada pela administração municipal como uma possibilidade de parceria público-privada (PPP), com o objetivo de estruturar a gestão e garantir a manutenção contínua do mercado.

O encerramento do TAC, a regularização documental, a adequação sanitária e as intervenções de infraestrutura marcam uma nova etapa para o Mercado do Porto, com ações voltadas à organização do espaço, à melhoria das condições de funcionamento para comerciantes e à qualificação do atendimento ao público.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana