Várzea Grande

Prefeitura entrega terceiro lote de kit merenda escolar

Publicado

Por Fred Nogueira

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande , por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está finalizando a entrega do terceiro lote dos Kits de Alimentação as unidades escolares de Várzea Grande, para destinarem aos alunos . A ação teve início após a paralisação das atividades escolares em decorrência das medidas de isolamento social, que visam garantir a saúde e bem estar destes alunos neste período de pandemia.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, com este trabalho executado pela Secretaria, a gestão municipal está conseguindo atingir a meta de manter a qualidade da alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal inscritos no Programa Bolsa Família do Governo Federal e esperamos que as nossas crianças estejam saudáveis dentro de casa, esperando o término da pandemia.

A ação é respaldada na aprovação do Senado Federal, ao Projeto de Lei nº 786/2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis pelos estudantes da rede pública de Educação Básica.

Segundo o secretário, os kits estão sendo encaminhados às unidades escolares e cada diretor faz a logística da distribuição, para que não haja aglomeração em tempo de distanciamento social. Os 12.022 kits são compostos de alimentos não perecíveis, contendo arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate, leite, achocolatado, açúcar e um pacote de pão tipo bisnaguinha. “Entre os produtos entregues, a Prefeitura também tem valorizado e priorizando a Agricultura Familiar do município adquirindo o leite e o feijão que foram produzidos por esse segmento” informou.

O secretário informou ainda que todo o trabalho de montagem dos kits observou as normas de segurança e higiene como o uso de máscaras, luvas e de álcool em gel. O trabalho ainda contou com a supervisão do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE/VG). Com a distribuição do terceiro lote, a Secretaria já soma mais de 90 toneladas de alimentos, com mais de 32 mil kits entregues aos alunos de Várzea Grande. Para o presidente do CAE, Adão Eugênio da Silva, “O trabalho de organização e distribuição está em conformidade com as diretrizes do Conselho Municipal” enfatizou.

Segundo Fidelis: “O objetivo é assegurar a alimentação das crianças e seus familiares que, devido ao período de isolamento social e ao período complicado e incerto no cenário econômico no país que iremos enfrentar no pós-pandemia. As famílias se encontram extremamente vulneráveis e dependentes da merenda escolar para garantir uma alimentação básica durante o período de suspensão das aulas. Muitos alunos dependem da alimentação que é ofertada nas unidades de ensino público de Várzea Grande. Estamos procurando fazer nossa parte e garantindo esse benefício em prol do fortalecimento de uma Educação Pública de qualidade”.

“A Prefeitura de Várzea Grande tem adotado diversas medidas para mitigar as dificuldades causadas por este período de isolamento social, uma delas é a da destinação correta dos gêneros alimentícios, que tem prazos de validade e são importantes para garantir alimentação mais nutritiva e de qualidade para os alunos, beneficiando também os pais, mães e irmãos. Muitos chefes de família estão sem emprego e renda neste período de tantas dificuldades e incertezas causadas pela pandemia”, disse Silvio Fidelis.

 

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Semana do Lixo Zero em Várzea Grande terá Dia D de coleta de óleo usado em 13 escolas municipais

Publicado


27/10/2020    4

Treze escolas da rede municipal estarão abertas para coletar óleo de cozinha usado dentro da Campanha Semana Lixo Zero que acontece entre os dias 23 de outubro a 1º de novembro. Dia 27 é o Dia D da coleta, pois é o Dia do Óleo. O evento é organizado pelo Lixo Zero Várzea Grande em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa.

“O tema deste ano é “lixo zero inspira a minha cidade a…” aproveitando essa ideia e o momento vivido causado por desequilíbrios ecológicos, por conta da intervenção humana na natureza, o convite é feito para a comunidade refletir, informar, praticar, divulgar e engajar a sociedade de forma geral a participar da semana e criar novos hábitos para um novo mundo, um novo normal”.

Em Várzea Grande, a I Semana Lixo Zero passou a fazer parte do calendário municipal de Várzea Grande após lei sancionada este mês (Lei Municipal N° 4634/2020) que instituiu no calendário oficial do município, numa ação articulada pelo Lixo Zero Várzea Grande com o apoio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A I Semana Lixo Zero em Várzea Grande teve inicio no dia 23 de outubro e vai até o dia 1º de novembro com 30 ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Várzea Grande, Aeroporto Internacional Marechal Rondon , Empresas , Associação de catadores, Escolas municipais e outros parceiros. Esse movimento é em prol de uma sociedade mais sustentável e com o máximo reaproveitamento do lixo.

As temáticas que serão abordadas no evento são: Escola Lixo Zero, Reciclagem e a Geração de Oportunidades; Tecnologias para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Cidades Lixo Zero; Temática Sustentável na Cultura; Escolas Lixo Zero; Logística Reversa, Cidades Sustentáveis, Consumo consciente; Redução, Reutilização, Reciclagem e Compostagem; Ações para a sensibilização social e Valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas locais, voltadas para o meio ambiente.

 Atualmente o lixo é um dos principais problemas das cidades brasileiras, e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento municipal. Além disso, hoje boa parte dos nossos resíduos tem como destino o aterro sanitário.

Segundo Kamila Barros, Coordenadora da Semana Lixo Zero em Várzea Grande e Embaixadora do Lixo Zero Várzea Grande: “A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de trazer sensibilização ambiental para que a população possa entender que ela também deve ter uma atitude cidadã e se inspirar para tornar a cidade melhor e mais justa. A Abordagem será por meio de palestras, lives, vídeos, oficinas, workshops, eventos esportivos e artísticos na cidade, em diversos locais , tais como: universidades, escolas, comunidades, empresas, juventude, mulheres, projetos sociais e ambientais entre outros” pontuou.

De acordo com a coordenadora, a ideia esse ano é valorizar as iniciativas virtuais ou presencias e qualquer pessoa que possa  participar. Quem tiver interesse em organizar ações durante a Semana poderá se inscrever no instagram do @lixozervarzeagrande. Podem ser cadastrados eventos como palestras, lives, oficinas, limpezas em áreas internas, exposições, fóruns ou qualquer atividade ligada à conscientização e boas práticas para redução da geração de resíduos. Lembrando que este ano todas as ações serão digitais e, caso haja alguma iniciativa presencial, deverá respeitar todas as recomendações de saúde pública para evitar contágio da Covid-19.

“O evento é organizado por voluntários e embaixadores em parceria com o Instituto Lixo Zero e entidades públicas e privadas. É importante ressaltar que a Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização social, e depende da participação e do protagonismo dos seus voluntários” disse.

Conceito Lixo Zero:Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração. 

De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance – Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Além do Drive thru no Aeroporto para recolhimento de materiais recicláveis como equipamentos eletrônicos, papel, papelão e plástico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural sustentável  também está recebendo óleo de cozinha usado em sua sede na Av. da FEB.

As escolas que estão recebendo o óleo de cozinha usado nesta semana são:

EMEB Deputado Ary Leite de Campos- Rua H Q-14 Parque das Mangabeiras

EMEB Irenice Godoy de Campos- Rua Camarões. Jd . Imperial

EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias- Av. Principal- Praia Grande

EMEB Mamed Untar – Rua Marfim – Jd. Alá

EMEB Júlio Domingos de Campos- Rua Luís Pedro de Lima, 970. Capão Grande

EMEB Juvenília Monteiro – Rua principal- Engordador

EMEB Eliza Maria da Silva- Av. Chile. Cohab Cabo Michel

EMEB Vereador Zeno – Rua Antídio Manoel da Silva- Distrito Pai André

EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha – Av. Venezuela- Mapim

EMEB Apolônio Frutuoso da Silva – Av. Valter Fontana. Construmat

EMEB Honorato Pedroso de Barros – Av. Filinto Muller- Água Vermelha

EMEB Salvelina Ferreira da Silva – Av. São Sebastião. Maringá III

Confira a programação completa por meio das plataformas do instagram e facebook ( www.instagram.com/lixozerovarzeagrande e www.facebook.com/lixozerovarzeagrande).

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana