Várzea Grande

Prefeitura divulga lista dos aprovados do Residencial Santa Bárbara 4ª e 5ª etapas

Publicado

Por Marianna Peres

A prefeitura Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Econômico e Turismo, publicou no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de hoje (25), a relação dos nomes de pessoas pré-aprovadas e não-aprovadas para concorrer ao sorteio de casas do Residencial Santa Bárbara – 4ª e 5ª etapas, dentro dos critérios do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Os proponentes devem, obrigatoriamente, acessar as informações pertinentes ao seu cadastro AQUI. Os não-aprovados, que desejarem entrar com recurso contra esta primeira fase de análise, devem obedecer ao prazo para recorrer. O período é de cinco dias úteis. Começa hoje, dia 25, e segue até o dia 31 deste mês.  O formulário para o pedido de reanálise também está disponível no Portal é deve ser preenchido por quem desejar contestar a inclusão como ‘não-aprovados’.

A listagem com os nomes das pessoas que passaram por essa fase de análise documental está disponível no mesmo endereço eletrônico.

Ao acessar ao Portal, o proponente escolhe o link: “CLIQUE AQUI para conferir a RELAÇÃO DE PRÉ-APROVADOS PARA O SORTEIO” ou “CLIQUE AQUI para conferir a RELAÇÃO DE NÃO-APROVADOS” e seguir as instruções. Conforme lista em anexo ao Portal, 8.709 cadastros estão pré-aprovados e 28.762 foram não-aprovados.

Os sorteios das 400 unidades ofertadas na 4ª e 5ª etapas estão programados para ocorrer na primeira semana de setembro. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Amaral de Castro Pinto, frisa que o sorteio é a próxima fase para os já pré-aprovados e que os contemplados serão conhecidos por meio dos números que serão lançados pela extração da Loteria Federal. “A prefeitura age apenas como um intermediador. Trabalhamos para atender a população em áreas de risco, aposentados, mães de famílias e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social e das pessoas que mais necessitam”, reforça.

O Cadastro Habitacional do Município de Várzea Grande para concorrer ao sorteio de casas no Residencial Santa Bárbara foi encerrado no último dia 13. Pela primeira vez foi realizado totalmente online, via cadastro no portal do Município, em razão da pandemia do novo coronavírus.

“Todas as etapas e tratativas para o sorteio das casas atendem as disposições contidas na Lei nº 3.680/2011, bem como a Constituição Federal, artigo 37, com vistas a garantir os princípios da legalidade, transparência, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência preconizados pelo Programa Minha Casa Minha Vida”, destacou o secretário.

Como destaca, o processo para contemplação de nomes ao Residencial ocorreu obedecendo as seguintes fases: a primeira, a da inscrição, já encerrada. Na sequencia foi realizada a triagem das pessoas para averiguar quem se enquadra ou não dentro dos critérios do Programa Minha Casa Minha Vida, conforme Portaria nº412/2015 Ministério de Desenvolvimento Regional e Decreto Municipal nº55/2020 de 21 de Agosto de 2020. Nessa semana chegou a fase da publicação da listagem com nomes de pessoas pré-aprovadas e não-aprovadas ao sorteio. Concomitante a esta etapa, tem início o prazo para entrada de recursos aos não-aprovados. “O prazo é de cinco dias úteis e deverá ser feito apenas de forma online, virtual, por meio de um link disponibilizado no Portal VGHABITA”, pontua o secretário.

No total, o processo é compreendido por fases que são inscrição, análise documental, estudo social, sorteio pela loteria da Caixa Econômica Federal e a fase de contemplação, onde acontecem os sorteios dos endereços e chamamento da Caixa Econômica Federal para assinatura do contrato.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Lucimar e Kalil anunciam salário de novembro e diferença para professores

Publicado


24/11/2020    5

Os servidores públicos municipais de Várzea Grande recebem nesta sexta-feira, 27, os salários referentes ao mês trabalhado de novembro enquanto os professores da Educação Pública Municipal recebem amanhã, 25, a diferença da correção do piso federal. No total serão investidos cerca de R$ 37,5 milhões aproximadamente, entre salários e o retroativo nos salários dos professores da segunda maior cidade de Mato Grosso entre março até novembro.

O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos que estava acompanhada pelo prefeito eleito, Kalil Baracat e pela futura primeira-dama, a promotora de Justiça, Januária Dorilêo, que visitaram as instituições públicas municipais da Secretaria de Promoção Social e as políticas sociais de inclusão das pessoas consideradas em vulnerabilidade social ou que estão sendo profissionalizadas.

As três folhas de pagamento que ainda restam ser quitadas em Várzea Grande somam juntamente com a diferença salarial dos professores algo em torno de R$ 105 milhões que vão circular neste final de ano na economia da cidade.

Lucimar Sacre de Campos reafirmou o compromisso com os servidores públicos municipais e garantiu o pagamento das três folhas que ainda restam neste ano de 2020, referentes aos salários de novembro e dezembro e do 13 salário para todo o funcionalismo, além de ajudar o comércio e a indústria para se planejarem neste final de ano e preverem uma atuação calcada em possível incremento de vendas.

“Lembro que no início do ano, como sempre, remetemos à apreciação dos vereadores a correção do piso nacional dos professores, e entre desentendimentos quanto ao alcance da proposta, somente em outubro foi aprovada a proposta e agora estamos pagando o retroativo de março até novembro e inserindo o valor corrigido nos salários que ainda restam sem pagos neste ano”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Ela frisou que mesmo com queda temporária na arrecadação de impostos por causa da pandemia ao longo deste ano, a receita voltou a se recuperar e não atrapalhou o cumprimento do Calendário Salarial que está sendo cumprido rigorosamente e em alguns meses até mesmo antecipado, em uma clara demonstração do nosso compromisso com o funcionalismo público municipal.

A prefeita disse também que as obras e ações municipais serão mantidas até que o novo prefeito e seu staff assumam a gestão e adotem as medidas que considerarem necessárias, “É claro e óbvio que existem medidas a serem tomadas, pois a administração pública é dinâmica e exige uma série de inovações a cada momento, a cada dificuldade a ser vencida, mas a futura gestão sob o comando de Kalil Baracat e José Hazama terá plenas condições de fazer o enfrentamento dos problemas e buscar as soluções necessárias para vencer os obstáculos”, ponderou Lucimar Campos.

Já para o prefeito eleito, Kalil Baracat é um privilégio assumir uma administração municipal, através da vontade popular e das mãos de uma gestora pública que transformou todos os conceitos de administração pública. “Lucimar Sacre de Campos está sendo uma prefeita além do seu tempo e todos os esforços empreendidos irão permitir que nossa gestão a partir de 2021 possa avançar, melhorar ainda mais a qualidade de vida da população e continuar transformando Várzea Grande, colocando a mesma como cidade acolhedora e terra de oportunidades. Várzea Grande será daqui para melhor graças ao empenho, dedicação, transparência e eficiência da prefeita Lucimar Sacre de Campos que juntamente com o senador Jayme Campos vai continuar nos ajudando e aperfeiçoando todas as políticas públicas”, disse o prefeito eleito, Kalil Baracat.  

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana