GERAL

Prefeitura de São Paulo autoriza preparativos para o Carnaval 2022

Publicados

em


A prefeitura de São Paulo autorizou o início das medidas administrativas e dos preparativos para a realização dos desfiles das escolas de samba e das celebrações do Carnaval 2022 no Sambódromo do Anhembi. A autorização foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (15).

A medida foi tomada após uma reunião da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa que administra os eventos na cidade de São Paulo, com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Segundo a Liga, a decisão foi previamente estudada por comissões criadas pela prefeitura em julho deste ano.

Isso não significa que a realização do Carnaval já esteja autorizada. O que foi permitido é o início da preparação para o evento, já que o Carnaval ainda vai depender de uma autorização dos órgãos municipais de saúde e de que, pelo menos, 70% dos paulistanos já estejam vacinados.

“Saliente-se que a realização do referido evento estará condicionada à verificação, no correspondente período, das condições epidemiológicas relativas à pandemia da covid-19 favoráveis e viabilizadoras a tanto, conforme entendimento das autoridades sanitárias competentes”, diz o texto do Diário Oficial.

Neste ano de 2021, o Carnaval foi cancelado na cidade de São Paulo por causa da pandemia de covid-19. Mas com o avanço da vacinação e uma melhora dos indicadores neste momento, há uma perspectiva mais positiva para que ele possa ser realizado em 2022. Mas além de depender do cenário da pandemia, o decreto também exige que sejam seguidos os protocolos sanitários que estarão em vigor no ano que vem.

O Carnaval 2022 ocorre no dia 1° de março.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Propaganda

GERAL

Governo lança campanha de apoio voltada à atividade circense

Publicados

em


O governo federal lançou hoje (20) uma campanha voltada aos artistas, produtores e público envolvidos com a atividade circense. A iniciativa recebeu o nome de Respeitável Circo! e reúne ações realizadas por diversos ministérios do Executivo Federal relacionadas a essa expressão artística.

Uma das ações da campanha foi o lançamento de uma cartilha, que sistematiza programas e políticas públicas que podem beneficiar trabalhadores envolvidos com essa atividade. Há políticas em áreas como assistência social, saúde e educação.

A cartilha também orienta e auxilia no cumprimento de obrigações burocráticas para instalar estruturas de circos nas cidades.

O texto traz recomendações também aos gestores locais para que compreendam a importância dessa expressão artística e que atuem para facilitar a presença e atuação artistas circenses em seus territórios.

“Sugerimos o acolhimento dos circenses, por meio de agentes públicos conhecedores das peculiaridades dos povos itinerantes. Nos municípios menores, recomendamos a existência de um ponto focal (alguém capacitado para entender as diferentes necessidades dos circenses e dialogar com as áreas gestoras)”, diz a cartilha.

Selo

Outra ação foi o lançamento do Selo Município Amigo do Circo, uma premiação para reconhecer cidades que apoiam essa atividade. O prêmio será divulgado em 27 de março de 2022, data em que é comemorado o dia do circo.

Segundo o governo federal, o objetivo é articular não somente as políticas públicas do executivo, mas também das instituições públicas em outras esferas da federação, incluindo ações de fomento em âmbito regional.

Outro objetivo é contribuir para a retomada dessa atividade, que sofreu com os efeitos da pandemia do novo coronavírus como grande parte do setor da cultura.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana