Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza novo mapeamento para traçar perfil e quantitativo da população em situação de rua e imigrantes na capital

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, realiza de 27 a 29 de junho, novo mapeamento para traçar  o perfil e o quantitativo da população em situação de rua e imigrantes.

A ação integra o Projeto Quero te Conhecer, realizada desde 2017, tendo como principal objetivo identificar a realidade atual, principais demandas, a fim de elaborar novas políticas públicas efetivas no atendimento dessas pessoas. 

Dados registrados apontam que em 2021, foram identificadas 96 pessoas em situação de rua. Em 2019,  212.  A equipe será formada por técnicos da Coordenadoria de Proteção Especial, em dois períodos, matutino (10h às 12h) e vespertino (16h às 19h). 

A equipe de abordagem social irá percorrer os principais pontos de concentração, como o Morro da Luz, Beco do Candeeiro, região da Rodoviária, avenidas Barão de Melgaço, Carmindo de Campos, do CPA, trevo do Santa Rosa, praças Ipiranga, Orla e do Porto e viaduto do Shopping Três Américas. 

Durante a ação serão realizadas entrevistas, onde serão levantados dados como identificação pessoal, escolaridade, documentação, emprego e renda, familiares, condições de saúde, entre outros pontos para conhecer o perfil atual da população em situação de rua e imigrantes.

“Esse levantamento servirá de base para elaboração de novo relatório baseado na identificação das pessoas que utilizam das ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência e as unidades de acolhimento como moradia provisória. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e,  da primeira-dama Márcia Pinheiro,  ofertar cada vez mais melhores condições e acesso aos programas e ações que contribuam às suas vidas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, Hellen Ferreira. 

Nas abordagens aos imigrantes, informou a secretária, serão oferecidas cestas básicas  àqueles que aceitarem retornar para suas casas. A equipe irá acompanhar até as residências para validação das informações.

Além da abordagem nos pontos de concentração, serão entrevistados também as pessoas que estão nas unidades de acolhimento e no Centro Pop. 

“Mesmo se que consigamos todo o detalhamento, poderemos coletar informações,  tabular os dados recebidos e traçar um perfil do público. As pessoas que se negarem a participar serão classificadas como “não quiseram se manifestar”, explica  a coordenadora de Proteção Social Especial, Fabiana Soares. 

“Após as abordagens, a equipe técnica da coordenação de proteção social especial fará a compilação e análise dos dados. Com eles, será possível obter informações para implementar políticas públicas para atender as necessidades desse público”, finalizou Ferreira.

Projeto Quero te Conhecer:

O Serviço de Abordagem Social é um serviço contínuo, tem por finalidade, assegurar o atendimento e o desenvolvimento de atividades de sociabilidade, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida.

Para tanto as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) “Centro e Norte” realizaram, nesses quatro anos de gestão, abordagens em períodos alternados, em praças, galpões/casarões, viadutos e rodoviária, entre outros, a fim de mapear esta população para então discutir estratégias, levantar desafios e recomendações, objetivando a formulação de políticas públicas dirigidas para esse segmento populacional. Agora, com a entrega do Centro Pop, no final do mês de maio desse, os técnicos do Centro de Referência que estão realizando o trabalho. 

A equipe de Abordagem social também realiza a entrega de cobertores, marmitas, além de orientações e encaminhamentos para unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, e Centro Pop, bem como foram ofertadas passagens para retorno à cidade de origem, atendendo o desejo dos cadastrados.

Tendo como público alvo estendido, desde 2020, o projeto também é executado para os imigrantes e LGBTQIPA+.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Moradores da comunidade rural de Buritizal lembram que emenda impositiva de Juca do Guaraná Filho garante água para gerações

Publicados

em

Moradores da comunidade rural de Barreiro Buritizal, em Cuiabá, comemoram a abundancia de água que tem hoje na região, após a implantação de um poço artesiano. A luta pela abertura do poço foi na época do vereador Juca do Guaraná Pai e ganhou força e conclusão na gestão do vereador Juca do Guaraná Filho (MDB). 

A implantação foi concretizada após uma emenda impositiva destina pelo vereador Juca do Guaraná sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

A comunidade constituída com mais de 50 famílias de agricultores enfrentavam uma das maiores dificuldades a carência de água. 

Inês Antônia dos Santos, de 45 anos, lembra da que a avó dela andava quilômetros com balde na cabeça para levar água potável pra casa. “Eram latas, bacias e baldes carregados na cabeça. Era um sonho da comunidade e o Juca realizou. O pai dele prometeu e ele cumpriu. A gente sofria de mais. O sonho se realizou, graças a Deus”, comemorou a moradora. 

Ernestina Bom Despacho Correa, de 60 anos, também comemora água que chega às torneiras. “Juca Pai e Juca Filho prometem e cumprem. Como é bom ter água em casa”, comemorou a aposentada.

Juca do Guaraná Filho lembra que a instalação do poço foi um compromisso que o saudoso Juca do Guaraná Pai fez com aquela população. “Fico feliz em ver que a instalação do poço artesiano na comunidade rural de Buritizal tem beneficiado gerações. Lembro que meio pai Juca do Guaraná lutou anos para realizar o sonho desses moradores. Infelizmente ele não pode ver essa obra sendo entregue. Mas eu fiz questão de cumprir a promessa e com uma emenda impositiva conseguimos concluir esse sonho. O trabalho segue em favor do povo”, disse o vereador emedebista. 

A entrega foi feita na gestão do atual prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB). O poço artesiano fica nas instalações da Igreja Católica Imaculada Conceição.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana