Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia programação do Agosto Lilás contra o feminicídio

Publicado


.

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria municipal da Mulher, deu início a programação do Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher. Na sexta-feira (7), foi realizado um ato simbólico, na Praça Alencastro, homenageando todas as vítimas de violência doméstica e de feminicídio.

Neste ano, devido às medidas restritivas de saúde, a maior parte da programação será desenvolvida por meio de eventos online gratuitos, com transmissão simultânea em plataformas digitais, como lives e rodas de conversas. Além da programação virtual, será entregue a Ludoteca, ambiente pensado para os filhos das mulheres vítimas da violência doméstica, que procurarem o Espaço de Acolhimento, localizado no Hospital Municipal de Cuiabá, plantio de mudas de árvores, dentre outras.

De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a intenção é usar a tecnologia para alcançar e sensibilizar toda a sociedade, para que se engajem na campanha de prevenção e combate. “Hoje, a campanha faz-se ainda mais necessária, pois intensifica a divulgação sobre a Lei Maria da Penha e promove maior discussão sobre violência doméstica”, afirma.

Ela ainda pontua que um dos maiores problemas da violência contra a mulher é a falta de informação, tanto das pessoas que vivenciam diretamente o problema quanto dos vizinhos e familiares que não denunciam. “Então, o que podemos fazer é levar cada vez mais informação para diminuir números alarmantes de mulheres sendo agredidas diariamente”, finaliza.

Confira a programação do Agosto Lilás:

Dia 07.08 às 15h – Ato simbólico contra a violência doméstica e em favor aos avanços da lei Maria da Penha.

Dia 08.08 as 20h – 14 anos da lei Maria da Penha: Avanços e Desafios

A live será com a secretária adjunta da secretaria da Mulher, Ana Emília Iponema

Dia 12.08 as 15h30 – Entrega da Ludoteca- Local: Espaço de Acolhimento- HMC/ Um espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural, especialmente pensados para crianças e adolescentes, tendo como primeira função a de lhes restituir o espaço e o tempo para brincar, livremente.

Dia 12.08 as 19h30 – A autoestima no combate a violência doméstica

A live será com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni e Mariana Vidotto ativista e sobrevivente a violência doméstica. 

Dia 14.08 as 8h – Local: Rodovia Emanuel Pinheiro – “Salve vidas e plante amor”, plantio de mudas de árvores em homenagem as mulheres vítimas da violência doméstica.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara realiza sessão ordinária nesta quinta-feira

Publicado

Por Jean Estevan

A Câmara Municipal de Cuiabá realizará na manhã desta quinta-feira (18.11), a partir das 09h00, sua primeira reunião ordinária após o primeiro turno das eleições municipais deste ano.

Na pauta do dia constam quatro projetos de decretos legislativos concedendo título de cidadania cuiabana. Em votação única, serão apreciados os projetos de iniciativa do vereador Adevair Cabral (PTB), homenageando Alexandre José Dall Acqua e Fernando Vieira Lima.

Também serão votados os pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aos projetos de autoria do vereador Vinicyus Hugueney (SDD), concedendo o título honorífico para Andraus Araújo Lima e Elusmar Maggi&nbsp Scheefer.

Os parlamentares ainda apreciarão em fase única, o projeto de resolução substitutivo da Mesa Diretora, que denomina de Paulo dos Santos Rosa a sala de reuniões do piso inferior do legislativo municipal.

Por medidas de prevenção contra a COVID-19, as sessões plenárias continuam acontecendo na modalidade remota.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana