Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá é iluminada em referência ao Agosto Lilás

Publicado


.

A fachada do Palácio Alencastro, sede do Executivo Municipal,  recebeu uma iluminação especial este mês. Em um gesto simbólico de apoio ao ‘Agosto Lilás’, o local ficará iluminado com essa cor em referência à campanha de conscientização sobre violência doméstica contra às mulheres.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a iluminação especial mostra que a Prefeitura de Cuiabá é sensível à causa e não poderia deixar de apoiar uma campanha que visa conscientizar a sociedade para a triste realidade de violência doméstica enfrentada por muitas mulheres. Ele destaca que foi pensando nesse alto índice de feminicídio que decidiram criar a secretaria da Mulher. “Sempre foi uma preocupação da gestão e da primeira-dama cuidar das mulheres cuiabanas e a implantação da secretaria mostra esse interesse”, afirma.

De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a campanha Agosto Lilás busca o amplo debate sobre a questão da violência contra a mulher, alertando para os altos índices de crimes e atos hostis contra o público feminino. Ela observa que recentemente, estudos apontaram que a situação de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), tem potencializado os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo. “Diante desta nova realidade pandêmica, a campanha Agosto Lilás é mais uma forma de levar informação às mulheres, como forma de ajudá-las a romper o ciclo de violência, e de trazer maior visibilidade sobre o assunto para toda a sociedade”.

A primeira-dama Márcia Pinheiro ressalta que espera  auxilie vítimas  de violência física, verbal, psicológica e sexual a denunciar os agressores e as buscar seus direitos, além de apoio e da proteção necessária de uma rede de atendimentos especializada  que o município oferece.

Agosto Lilás

Em 1907, foi realizada a convenção das mulheres socialistas na Dinamarca, que decidiram usar a cor lilás (ou roxa), como símbolo da luta feminista. Essa cor simboliza a nobreza inglesa. Além dessa cor, o verde, que é a esperança da vitória e o branco, a pureza da luta feminina, também foram escolhidas.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara realiza sessão ordinária nesta quinta-feira

Publicado

Por Jean Estevan

A Câmara Municipal de Cuiabá realizará na manhã desta quinta-feira (18.11), a partir das 09h00, sua primeira reunião ordinária após o primeiro turno das eleições municipais deste ano.

Na pauta do dia constam quatro projetos de decretos legislativos concedendo título de cidadania cuiabana. Em votação única, serão apreciados os projetos de iniciativa do vereador Adevair Cabral (PTB), homenageando Alexandre José Dall Acqua e Fernando Vieira Lima.

Também serão votados os pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aos projetos de autoria do vereador Vinicyus Hugueney (SDD), concedendo o título honorífico para Andraus Araújo Lima e Elusmar Maggi&nbsp Scheefer.

Os parlamentares ainda apreciarão em fase única, o projeto de resolução substitutivo da Mesa Diretora, que denomina de Paulo dos Santos Rosa a sala de reuniões do piso inferior do legislativo municipal.

Por medidas de prevenção contra a COVID-19, as sessões plenárias continuam acontecendo na modalidade remota.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana