CIDADES

Prefeitura de Campo Verde isola moradores de rua com Covid-19

Publicado


.

Nesta quarta-feira (4) quatro moradores de ruas que testaram positivo para o novo coronavírus foram isolados pela Prefeitura de Campo Verde. Todos foram levados para um espaço montado exclusivamente para este fim.

O trabalho foi coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social. No espaço disponibilizado para o isolamento, os moradores de rua receberão os medicamentos para o combate à Covid-19 e serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o coordenador do CRAS, Luiz Ricardo Souza, as pessoas que estão isoladas e apresentarem complicações, serão encaminhadas para internamento no Hospital Municipal Coração de Jesus. O isolamento, segundo ele, foi feito seguindo o que preconiza o protocolo para tratamento da doença e visa evitar a disseminação do vírus.

O acolhimento e o atendimento aos moradores de rua nessa época de pandemia está tendo a colaboração da Comunidade Cristã de Campo Verde, que disponibilizou uma casa para que aqueles que não apresentam os sintomas da doença possam permanecer. Todos os que estão na casa, de acordo com Luiz Ricardo, testaram negativo para o novo coronavírus.

De acordo com o coordenador do CRAS, um morador de rua está internado na UTI-Covid do Hospital Municipal Coração de Jesus e outro faleceu no último dia 28 em decorrência de complicações da doença.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
publicidade

CIDADES

Secretário Adjunto de Cultura se reúne na AMM para tratar da adesão dos municípios à Lei Aldir Blanc

Publicado


A mobilização dos municípios para o cadastramento referente a Lei Aldir Blanc, foi o principal objetivo da reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios, nesta terça-feira (29), entre a coordenadora Geral da AMM, Juliana Ferrari, o Secretário Adjunto de Cultura de Mato Grosso, José Paulo Traven, o representante da Cordemato, Joeverton Silva de Jesus e a assessora especial da Secretaria de Cultura, Cinthia de Miranda Mattos.

A coordenadora Geral da AMM explicou que a instituição está empenhada na mobilização dos prefeitos e principalmente na divulgação da Lei Aldir Blanc, para que o maior número de municípios sejam contemplados com os recursos federais destinados á área de Cultura.

Desde o início da implantação da Lei, a AMM emitiu ofícios e uma nota técnica para orientar os gestores municipais. O documento esclarece a forma de rateio do valor liberado, os  prazos a serem cumpridos, a contabilização, prestação de contas e outras exigências. A prestação de contas não se limita a relatórios financeiros, mas engloba as fases inerentes ao processo de distribuição dos recursos e também se encontra sob a jurisdição dos órgãos de controles de todas as esferas.

Ainda é considerado baixo o número de adesão dos municípios de Mato Grosso que cadastraram na Plataforma + Brasil o plano de  ação com as metas locais para investimento no setor cultural.

O secretário Adjunto de Cultura, adiantou que um plano de ação estadual já foi preparado e será registrado na Plataforma + Brasil, com todos os editais e demais conteúdos. Foram editadas várias cartilhas direcionadas à pessoa física e jurídica, com orientação sobre a implantação e a importância desta legislação.  Paulo Traven ressaltou que 79 municípios ainda não fizeram o cadastro para obter os recursos. Apenas 64 propostas foram apresentadas e que já estão sendo analisadas.

A Plataforma ’Estado do Amanhã’ foi criada para abrigar todos os conteúdos relativos a Lei Aldir Blanc, conforme explicou Joeverton Silva de Jesus representante da Cordemato, que é a gestora da plataforma em Mato Grosso.

O envio do plano é necessário para o recebimento de recursos emergenciais para o setor, viabilizados por meio da Lei 14.017/2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. O prazo para o envio do plano de ação na Plataforma + Brasil se encerra no próximo dia 16 de outubro.

O governo federal vai destinar, por meio da Lei Aldir Blanc, R$ 3 bilhões para estados, municípios e Distrito Federal. Desse montante, R$ 25.354.360,50 serão destinados aos municípios de Mato Grosso para viabilizar ações emergenciais de apoio ao setor cultural e seus trabalhadores.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana