sinop
Prefeito garante junto ao Governo de MT câmeras que reforçarão segurança nos parques de Sinop

O prefeito Roberto Dorner garantiu com o secretário de Estado de Segurança Pública coronel César Roveri, a instalação de 41 câmeras de vigilância para atender aos parques municipais Florestal e Jardim Botânico. O investimento, conforme avaliação do prefeito, proporciona mais segurança tanto para a nossa população quanto para os nossos espaços de lazer.
“Agradecer ao nosso governador e ao nosso vice que não têm medido esforços e o secretário atuante, que tira o pé do chão quando realmente precisa, ajudando na segurança pública, defesa civil, é muito importante. Temos que ter uma cidade com segurança reforçada, assim nossa cidade avança e tem o Vigia Mais sempre olhando a cidade, cercando os quatro cantos da cidade, para que o ladrão não tenha vez de fugir”, disse Dorner.
A confirmação ocorreu ontem (08), durante encontro entre Dorner e Roveri. “O programa Vigia Mais Mato Grosso agora irá equipar os nossos parques da cidade também. Já foi autorizado aqui um pouco mais de 40 câmeras para o município de Sinop. O pedido vai ser feito, em pouco tempo a equipe [da prefeitura] já virá buscar também. Então fizemos uma muralha digital em Sinop, isso ajuda na prevenção de crimes”, explicou o secretário.
O município já faz parte do programa Vigia Mais MT, com câmeras modelos OCR (de reconhecimento de caractere óptico), com capacidade para leitura automática de placas; fixas e speed dome (que são câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º), que utiliza imagens de câmeras de vigilância públicas e privadas por meio de uma plataforma específica.
O objetivo é promover a cooperação entre o Estado e os parceiros locais, ampliando o videomonitoramento em áreas onde já existam ou possam ser instaladas câmeras. Isso ajuda no planejamento das ações policiais, facilita a análise de situações e a tomada de decisões, contribuindo para a redução da criminalidade e o uso mais eficiente dos recursos.
A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Klayton Gonçalves, e pelo coordenador de Defesa Civil municipal, Pedro Contini Roveri.
REFORÇOS
No encontro, o secretário de Estado confirmou outros reforços para a segurança da Capital do Nortão. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, deverá receber nos próximos dias um drone para combate a incêndio, além de duas motocicletas para agilizar os atendimentos em acidentes e ocorrências.
“Teremos a entrega de um drone de combate a incêndio vertical. Sinop verticalizou, temos muitos prédios e precisamos proteger a nossa sociedade. Teremos, também, até o final do ano, a entrega de duas motos para atender urgência e emergência na cidade de Sinop que, no horário de pico, tem um trânsito muito intenso, às vezes a viatura demora um pouco para chegar a viatura quatro rodas. Então essas duas motocicletas do Corpo de Bombeiros, vão chegar, fazer o atendimento, terão desencarceradores se precisar abrir algum veículo, tiver que fazer algum rompimento de barreira, então nós teremos esse equipamento também para atender a nossa população de Sinop”, acrescentou.
Outra confirmação do secretário foi a implantação da DRACO para Sinop. “Teremos uma nova delegacia que irá combater as facções criminosas, iremos mandar para lá delegados, escrivães e investigadores reforçando o efetivo da Polícia Judiciária Civil”, reforçou.
AGENDA
Ainda ontem, o prefeito também cumpriu agenda no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na Defesa Civil estadual e se reuniu com o vice-governador Otaviano Pivetta, com quem tratou de demandas conjuntas entre o município e o Estado.
Já nesta quarta-feira (9), Dorner participa de uma reunião sobre o Sítio Pesqueiro com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco. Em seguida, encerra sua agenda no 12º Encontro de Gestores de RPPS do Estado de Mato Grosso.

sinop
Produtor consegue 1º selo do Siapp em Sinop e garante agilidade e eficiência do serviço

O primeiro selo do Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) de Sinop foi obtido pelo proprietário da unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos, Armando Schanoski, da Linguiças Sinop. Em todo o Estado, ele é o 24* a conseguir o registro formal da inspeção sanitária, que o permite a vender os produtos para outras cidades mato-grossenses na legalidade.
Armando foi surpreendido com a agilidade dos procedimentos para obter o registro. “O selo foi liberado mais rápido do que eu esperava”, frisa. Ele explica que se reuniu com representantes da Empresa Mato-grossense, de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do município, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
“Nos reunimos na sede da Empaer, mas parece que a ficha não tinha caído. Quando fui embora, conversando na propriedade com a minha veterinária, ela me trouxe para a nova realidade : – Armando, você não é mais SIM (Serviço de Inspeção Municipal), você agora é Siapp. Foi assim que caiu minha ficha”, relata.

Armando Schanoski produz e processa salame defumado, linguiça, carne seca defumada, charque, torresmo, banha e pururuca – Foto por: Arquivo
Com o selo, o produtor de pequena escala pode vender legalmente para todas as cidades de Mato Grosso, enquanto o SIM é restrito ao município. “Estou contente de ter conseguido receber esse registro, é um grande processo”, avalia.
Armando produz e processa salame defumado, linguiça, carne seca defumada, charque, torresmo, banha e pururuca. Desde que recebeu o selo do Siapp, confirmando o impacto da legalização estadual na vida dos donos de pequenas agroindústrias de Mato Grosso, ele passou a vender os produtos nas unidades de uma rede de supermercado de Sorriso, com rigorosa análise de qualidade.
“É uma satisfação ver o produtor que acompanhamos passar a vender o produto dele não só no município, mas em todo Mato Grosso, ainda mais numa rede de supermercado muito conhecida e exigente. Isso demonstra a importância do selo do Siapp. Estamos muito felizes com o selo 001 de Sinop”, destaca o zootecnista da Empaer, Breno de Moura Gimenez.
O Siapp tornou-se realidade há cerca de um ano, a partir do trabalho conjunto da Seaf, Empaer, e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). A Portaria Conjunta nº 044/2024, assinada pela Seaf e Indea, em setembro de 2024, permitiu que, em apenas cinco dias, dois empreendedores rurais de Santo Antônio de Leverger, Jackson Marques Pacheco, da unidade de beneficiamento de leite e derivados Lenda do Pantanal, e Ludmilla Caramori de Abreu, do Sítio Milagre da Vida, recebessem os primeiros certificados, em uma entrega simbólica feita pelo vice-governador Otaviano Pivetta, durante o 1º Concurso Estadual de Queijos e Produtos Lácteos, no Centro de Eventos do Pantanal.
Desde então, a Seaf já contabiliza 25 agroindústrias registradas, com expectativa de chegar a 30 até o fim do ano, em virtude da agilidade do trabalho conjunto das três instituições. “Em apenas 12 meses, Mato Grosso conseguiu registrar o mesmo número de estabelecimentos de pequeno porte que outro Estado levou sete anos para alcançar”, destaca a coordenadora de Agroindústria da Seaf, Camila Caexêta.
Na comparação com a unidade da federação considerada “referência nacional” no setor, com legislação em vigor há mais de uma década, Mato Grosso demonstra índices expressivos em relação à agilidade da regularização, consolidando-se como exemplo de eficiência. Os avanços demostram o impacto positivo da legislação estadual ao assegurar segurança, oportunidades e desenvolvimento em tempo recorde para a agricultura familiar.
O secretário em exercício da Seaf, Bruno Henrique Casavecchia, ressalta que o desempenho é resultado da eficiência na gestão pública e do compromisso do Governo de Mato Grosso com o produtor de pequena escala.
“O Siapp é um marco da gestão estadual. Garante rapidez, confiança e oportunidade. Estamos entregando resultados concretos que melhoram a vida das famílias no campo e fortalecem a economia rural. Essa agilidade mostra que a desburocratização é possível quando há integração entre os órgãos e foco no desenvolvimento”, frisa Casavecchia.
Segundo o presidente da Empaer, Suelme Evangelista Fernandes, o diferencial do Siapp está na presença técnica no campo e no acompanhamento personalizado de acordo com as necessidades de cada produtor. “
A Empaer tem sido o elo entre o produtor e o Estado, garantindo orientação técnica desde o início até a emissão do selo. A força do Siapp está justamente na simplicidade com que transforma a vida de quem produz. É o exemplo de uma política pública que dá certo, porque foi feita ouvindo o produtor e respeitando a realidade da agricultura familiar”, defende.
A Lei Estadual nº 12.387, de 8 de janeiro de 2024, dispõe sobre o registro, inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal da agroindústria familiar ou de pequeno porte. A norma simplifica as regras para funcionamento desses estabelecimentos, ao mesmo tempo em que assegura a qualidade dos alimentos, inclusão produtiva e fortalecimento da agricultura familiar. Um dos principais diferenciais da legislação mato-grossense está na atuação conjunta das instituições estaduais, que trabalham unidas no apoio ao produtor em todas as fases do processo.
Outro diferencial é o registro simplificado para categorias de estabelecimentos, como queijarias, granjas avícolas e unidades de beneficiamento de produtos de abelhas. “Nesses casos, quando a documentação exigida está correta, o processo é célere e o certificado pode ser emitido em até cinco dias”, explica Camila.
De modo geral, as taxas cobradas por outros Estados no processo de regularização das agroindústrias de pequeno porte fica acima da condição financeira do produtor. Num dos entes federativos elogiado por cobrar a tarifa mais barata em relação aos demais Estados, valor é de R$ 1.574,18. Fora isso, o pequeno produtor tem que arcar ainda com análises e testes [de água, de produtos, de sanidade animal] para passar pelos crivos dos órgãos de inspeção. Em Mato Grosso, as agroindústrias estão isentas de cobranças.
Leia Mais: Palestra divulga importância do Selo de Inspeção Sanitária para agricultura de pequena escala
Fonte: Governo MT – MT
-
cultura7 dias atrás
Sesc Arsenal recebe Palco Giratório com três espetáculos gratuitos
-
esportes7 dias atrás
Flamengo empata sem gols com o Cruzeiro no Maracanã e vê vantagem na liderança diminuir
-
esportes5 dias atrás
Cuiabá recebe 2ª Etapa do Estadual de Taekwondo e seletiva para Copa do Brasil
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Flotilha humanitária a Gaza é interceptada por Israel; brasileiros estão entre os capturados
-
cultura4 dias atrás
“Piano Gente” leva arte e inclusão a escolas públicas de Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Deputado Diego Guimarães acompanha obras do BRT e sugere teletrabalho para servidores
-
esportes4 dias atrás
Flamengo perde para o Bahia e deixa a liderança do Brasileirão
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Brasil alerta para intoxicação por metanol: 48 casos sob investigação