Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro se reúne com conselheiros tutelares

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro participou na tarde desta quinta-feira (13), de uma reunião com conselheiros tutelares na Prefeitura de Cuiabá e ouviu as reivindicações da categoria. O encontro seguiu todas as medidas de biossegurança recomendadas ao novo coronavírus. 

Dentre as solicitações apresentadas, está a melhoria nas condições de trabalho e, consequentemente, na prestação de serviços, bem como o reajuste do piso salarial. A valorização dos servidores públicos é uma das principais marcas da gestão Emanuel Pinheiro, que não contempla em seu histórico, ao longo dos quase seis anos à frente da administração do município, o registro de greves. 

Emanuel ouviu atentamente as demandas dos conselheiros e se comprometeu em avaliar cada uma delas de forma individual.  “São os anjos da guarda do fiel cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são os guardiões do combate a violência dos direitos humanos, das nossas crianças. É necessário toda sensibilidade, valorizar o servidor, dar dignidade e condições de trabalho para a sociedade conseguir avançar na diminuição e erradicação de qualquer tipo de violência contra as crianças e adolescentes”, destacou o prefeito. 

O secretário interino de Governo, Wilton Coelho,  se colocou  à disposição para auxiliar no que for preciso. “Vejo que os pedidos são justos, já que estão há tanto tempo com esse salário sem nenhum tipo de reajuste. Acredito na sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro”, declarou. 

O vereador Mário Nadaf, representante da Câmara de Cuiabá, pontuou que dará sequência ao diálogo logo na abertura dos trabalhos do legislativo, em fevereiro. “Iremos cuidar da legislação que trata dos conselheiros tutelares, respeitando os servidores como seres políticos. Agora, vamos verificar os impactos que essa melhoria salarial vai causar aos cofres públicos”, explicou. 

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira também esteve presente. 

 A capital conta com seis Conselhos Tutelares nos bairros Centro, Pedra 90, CPA, Santa Izabel, Coxipó e Planalto. O Plantão funciona na sede da Casa dos Conselhos, localizada na avenida Dom Aquino, n º 184, bairro Dom Aquino. 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde publica Portaria para regulamentar o uso de teste rápido de antígeno nas unidades de saúde

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Devido ao expressivo aumento pela procura por testes de Covid-19 na rede municipal neste mês de janeiro, que causou escassez do material nas unidades públicas da capital, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS publicou nesta quinta-feira (27), na Gazeta Municipal, uma Portaria regulamentando o uso racional dos testes.

De acordo com a Portaria Nº 009/2022/SMS, fica estabelecido que a utilização dos testes antígenos será priorizada para pacientes sintomáticos e para contatos próximos de casos positivos. “A pessoa que estiver sintomática e que testar positivo vai declarar no ‘Termo de Declaração e Consentimento’ os seus contatos próximos. Depois de 5 ou 6 dias da data da última exposição com o positivado, o contato deverá se dirigir a uma unidade de saúde levando o Termo de Declaração para realizar o teste”, explicou Flavia Guimarães, gerente de Vigilância Epidemiológica.

A portaria também orienta sobre o tempo necessário de isolamento, que segue a nota informativa do Ministério da Saúde, que não recomenda a realização de um segundo teste para verificar se a pessoa negativou. “Pacientes sintomáticos com teste positivo para Covid-19 devem fazer isolamento durante 10 dias para retorno as atividades laborais. Caso ainda apresente sintomas após este período, deverá resguardar-se e orientar-se com seu médico, retornando às atividades quando não tiver mais sintomas. Para aqueles que testaram positivo, mas não tiveram sintomas, o isolamento deve ser de 7 dias, podendo retornar às atividades no oitavo dia”, disse a gerente.

Apenas no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 53 mil kits de testagem, sendo 46.800 para as unidades básicas de saúde. A SMS já está em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits, com previsão de chegada da primeira leva no início da próxima semana.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana