AGRO & NEGÓCIO

Precocidade e alto rendimento são características de novo trigo BRS Jacana

Publicados

em


A Embrapa Soja e a Fundação Meridional lançam a cultivar de trigo BRS Jacana, no dia 17 de setembro, a partir das 8h30, durante o DIGICAMPO de Inverno 2021 que será realizado, em formato digital, no Canal da Embrapa Soja no YouTube e no canal do IDR-PR. A programação completa do evento pode ser consultada abaixo.

O BRS Jacana é um trigo da classe Pão, com grãos duros, indicados para a fabricação de farinha branca, usada tradicionalmente no pão francês.  De acordo com os pesquisadores Manoel Bassoi e Salvador Foloni, da Embrapa Soja, o BRS Jacana é uma opção rentável de trigo pão, tanto para o produtor, quanto para a indústria, pela precocidade, alto rendimento de grãos, estabilidade de produção, aliados à qualidade tecnológica. O BRS Jacana é indicado para as regiões: 1, 2 e 3 do Paraná; 1 e 2 de Santa Catarina; e 2 de São Paulo.

Bassoi, que avaliou o potencial de rendimento médio dos grãos em ensaios, nos três estados, mostra que as produtividades, no Paraná,  foram de  4.315  kg ha-1,  4.898 kg ha-1 e 3.962 kg ha-1, nas Regiões 1, 2 e 3, respectivamente. Em Santa Catarina, foram de 5.514 kg     ha-1 e 4.457 kg ha-1, nas Regiões 1 e 2, respectivamente. Na Região 2 de São Paulo foi de 5.355 kg ha-1.

Com relação a doenças, o BRS Jacana é moderadamente resistente à ferrugem da folha e às manchas foliares. O BRS Jacana tem ciclo precoce, de 59 dias de espigamento e 95 dias de maturação. É moderadamente suscetível à germinação pré-colheita e  moderadamente resistente ao acamamento.

“O BRS Jacana entra no mercado revigorando as opções de cultivo do produtor que busca um trigo precoce. É uma cultivar que combina excelência no potencial produtivo, ampla adaptabilidade e o produtor já pode garantir sua semente para a próxima safra”, destaca a chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Carina Rufino.

Para Ralf Udo Dengler, gerente executivo da Fundação Meridional, o lançamento do BRS Jacana traz mais uma grande opção ao produtor de trigo, com conceito TOP 5000 de rendimento. “Em todas as regiões de recomendação, seu elevado potencial produtivo e sua ótima estabilidade, aliados às características ideais de qualidade tecnológica, trazem ao agricultor e à indústria, uma excelente opção de trigo pão”, destaca Dengler.

As sementes da BRS Jacana podem ser adquiridas com a Fundação Meridional. Acesse: www.fundacaomeridional.com.br. WhatsApp: (43) 9 9923-2603 – Alana

Programação do DIGICAMPO

8h30 – 8h45: Boas-vindas dos representantes da Embrapa, IDR e Meridional
Alvadi Balbinot (Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja)
Natalino Avance de Souza (Diretor-Presidente do IDR-Paraná)
Josef Pfann Filho (Diretor-Presidente da Fundação Meridional)

8h45 – 9h: Lançamento BRS Jacana
9h – 9h15: Cultivares de trigo da Embrapa
9h15 – 9h30: Cultivares de trigo do IDR-Paraná
9h30 – 09h45: Vantagens do trigo como opção de rotação de inverno
Pesquisador da Embrapa Soja José Salvador Foloni
09h45 – 10h: Perguntas dos participantes e encerramento

DIGICAMPO – Dia de Campo de Trigo
Data: 17 de setembro (sexta-feira)
Horário: 8h30 – 10h
Local: Canais da Embrapa Soja e IDR-Paraná no Youtube

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Começam inscrições para a VII Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte

Publicados

em


As inscrições para a VII Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, em Teresina(PI),  já estão abertas, e vão até o dia nove de novembro deste ano, no endereço eletrônico  https://www.embrapa.br/meio-norte/jornada21. O evento será desenvolvido virtualmente de 10 a 12 também de novembro, com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos e concurso de fotografias. 

As palestras e mesas-redondas, segundo a coordenadora do Jornada, pesquisadora Rosa Mota, vão focar temas como a Comunicação na divulgação científica; Avanços no uso de bioinsumos e Mudanças climáticas na agricultura. Os trabalhos serão recebidos no formato de resumo simples – para alunos que possuam resultados de pesquisas – e resumo expandido- para os estudantes que apresentarão revisões sistemáticas e revisões bibliográficas.

A submissão dos trabalhos, segundo Mota, já iniciou e vai até o dia 11 de outubro. Podem participar “estagiários e bolsistas orientados por pesquisadores e analistas da Embrapa Meio-Norte”. Cada inscrito poderá submeter até dois trabalhos. O concurso de fotografias, com peças focando a agropecuária, receberá trabalhos dos funcionários da Unidade, bolsistas e estagiários. As inscrições para esta modalidade vão de 13 a 25 de outubro.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana