Cuiabá

Polo de vacinação do Centro de Eventos do Pantanal abrirá neste domingo (16)

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O polo de vacinação contra a covid-19 que funciona no Centro de Eventos do Pantanal abrirá excepcionalmente neste domingo (16), das 8h às 17 horas, para vacinar pessoas de todos os grupos prioritários atendidos no momento com a primeira dose da vacina da Pfizer. É importante lembrar que os demais polos não funcionarão no domingo.

O motivo da abertura excepcional decorre do curto prazo para utilização do imunizante, que tem características muito mais sensíveis em relação aos demais, de outras fabricantes, como a baixíssima temperatura de armazenamento, por exemplo. 

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, a decisão foi tomada pela equipe técnica com o aval da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, pois é preciso utilizar as doses da Pfizer o mais rápido possível. A vacina vem para o Brasil na temperatura de 80 graus negativos. Ao chegar para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os frascos podem ficar armazenados em temperatura de 25 graus negativos por até 14 dias. Ao entregar as doses para o Município, a SES entrega o estoque de vacina na temperatura entre 2 a 8 graus positivos, que deve ser utilizado em até 5 dias. 

Flávia orienta as pessoas que já se cadastraram no site vacina.cuiaba.mt.gov.br que consultem seus cadastros ainda neste sábado para saberem se poderão ir até o polo de vacinação no domingo. “Para aplicação da primeira dose, é imprescindível que a pessoa esteja com o QR code do agendamento, documento oficial com foto, comprovante de residência, número do cartão SUS e o laudo médico, no caso de quem pertence ao grupo de pessoas com comorbidade”, explica.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Três polos de vacinação vão funcionar neste sábado em Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Devido ao alto número de pessoas agendadas para serem vacinadas e que não comparecem, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o rodízio de polos de vacinação nos fins de semana. Neste sábado (19) estarão abertos o Sesc Balneário e os dois polos de drive thru, Sesi Papa e UFMT.

Estão sendo vacinados atualmente todos os grupos prioritários anteriores, além de grávidas e puérperas e pessoas sem comorbidades a partir dos 50 anos. Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

As grávidas e puérperas que não tem comorbidades precisam levar a indicação do médico por escrito, junto com o restante da documentação, de acordo com a resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), publicada em 10 de junho.

*SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC*

A nova remessa de vacinas que chegou a Mato Grosso nesta sexta-feira (18) será entregue para a coordenação da campanha de Cuiabá neste sábado (19). Sendo assim, estas doses começarão a ser utilizadas apenas a partir de segunda-feira (21).

As pessoas que precisam tomar a segunda dose da Coronavac precisam ficar atentas ao cadastro no site Vacina Cuiabá, pois receberão o agendamento com o dia, local e horário que devem comparecer para serem imunizados e completarem o esquema vacinal. “Nós sabemos que as pessoas estão ansiosas para tomarem a segunda dose, mas infelizmente a falta do imunizante foi um problema que ocorreu no país inteiro. Para que possamos aplicar as vacinas de forma organizada, pedimos que as pessoas sigam o agendamento. Dessa forma conseguiremos evitar aglomerações.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana