POLÍCIA
Polícia Civil prende casal envolvido com facção criminosa e tráfico de drogas
A Polícia Civil deflagrou, na tarde dessa terça-feira (11.11), a Operação Pséma, que resultou no cumprimento de cinco ordens judiciais, sendo três de busca e apreensão domiciliar e duas de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande. Os mandados foram cumpridos em endereços em Cuiabá e Várzea Grande.
Durante a operação, um casal foi preso, investigado por envolvimento no tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica e lavagem de capitais.
As investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc) apontam que a mulher adquiriu um veículo BMW X1, posteriormente apreendido com cerca de 20 kg de maconha, com a finalidade de dissimular a real propriedade do bem em nome de seu companheiro, que possui diversas passagens criminais, incluindo tráfico internacional de armas de fogo.
O veículo foi localizado pela Polícia Militar abandonado em via pública, contendo os entorpecentes. Foram realizadas investigações e análises pela Polícia Civil e foi possível comprovar que a alegada venda do automóvel a um terceiro desconhecido era fictícia, sendo constatado que o casal mantinha relacionamento amoroso e dividia o mesmo domicílio.
Diante das provas, foi representado pela prisão preventiva dos investigados e pela busca nos endereços diretamente vinculados à atividade criminosa, com o objetivo de apreender documentos, mídias e bens relacionados aos crimes investigados.
“É importante reiterar o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro, com destaque para a importância do apoio da população por meio de denúncias anônimas”, disse o delegado André Rigonato, da Denarc.
O nome da operação, Pséma, vem de uma palavra grega que significa mentira, utilizada pela investigada para dissimulação e tentativa de restituir o veículo apreendido e blindar seu convivente, o que culminou em sua prisão preventiva e identificação da farsa.
A Operação Pséma integra a Operação Inter Partes, que por sua vez faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o enfrentamento às facções criminosas, dentro do escopo do Programa Tolerância Zero contra às Facções Criminosas, do Governo do Estado.
“A iniciativa reforça o compromisso com a segurança pública, o enfrentamento às facções criminosas e a valorização da confiança da população na atuação policial”, frisou o delegado André Rigonato.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, sendo fundamentais para a continuidade do trabalho de combate ao tráfico de drogas e às facções criminosas no Estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandado contra faccionados na zona rural de Juscimeira
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (14.11), a Operação Apóstata, para cumprimento de mandado de busca e apreensão na zona rural de Juscimeira, com o objetivo de combater uma facção criminosa que atua com o tráfico de drogas e outros crimes no interior do município.
A ordem judicial foi expedida pelo juízo da Vara Única da Comarca de Juscimeira, com o objetivo de apreender drogas, armas, combustíveis comercializados ilegalmente e outros materiais ilícitos.
O trabalho operacional da Delegacia de Juscimeira foi realizado na região conhecida como Curva da Santinha, e contou com apoio das equipes de policiais civis dos municípios de Jaciara e Dom Aquino.
Três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de combustíveis. Um dos autuados, de 64 anos, também responderá por adulteração de sinal identificador de veículo.
Também foram apreendidas mais de 50 porções de entorpecentes, entre maconha e pasta base de cocaína, embaladas e prontas para venda, além de balança de precisão, galões de gasolina, celulares, uma motocicleta e outros materiais.
Ainda durante a operação, em um bar, os policiais apreenderam materiais relacionados às investigações que apuram crimes de esbulho possessório, tráfico de drogas e organização criminosa, que era usado como ponto de encontro de moradores da área invadida.
No interior do bar, havia remédios vencidos expostos à venda, cigarros contrabandeados, cadernos e recibos de cobranças de água, energia e mensalidades, além de pichações fazendo referência a uma facção criminosa. Na ocasião, o responsável pelo local não foi localizado.
Conforme o delegado Dario Ferreira, o trabalho reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de drogas, ao comércio clandestino e às facções criminosas que atuam na região.
“A ação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil, por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado”, destacou o delegado.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásCorrida reúne magistrados, servidores e comunidade em clima de confraternização
-
esportes6 dias atrásCorinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão
-
esportes6 dias atrásCruzeiro empata com Fluminense e perde fôlego na briga pelo Brasileirão
-
esportes6 dias atrásEmpate no Barradão freia Botafogo na luta pelo G5 e mantém Vitória fora do Z-4
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásJovens Demolays conhecem o Tribunal de Justiça
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásBelém lança marcos históricos para ação climática e justiça social na América Latina
-
esportes6 dias atrásFlamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
-
Educação6 dias atrásProjeto Condutores do Amanhã encerra 1ª edição com premiação e plano de expansão para mais escolas





