TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Pleno do Tribunal de Justiça elege presidente e vice do Tribunal Eleitoral nesta quinta


O colegiado se reunirá às 13h30, em sessão por videoconferência, que poderá ser acompanhada pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube (acesse aqui). A votação será secreta e ocorrerá por sistema eletrônico de votação não presencial no qual cada eleitor receberá, por e-mail, o login e a senha, para a votação em cédula eletrônica.
Às vagas de presidente e vice-presidente concorrem os desembargadores, dispostos em ordem alfabética, Carlos Alberto Alves da Rocha, Nilza Maria Pôssas de Carvalho e Pedro Sakamoto. As vagas precisarão ser preenchidas em razão do fim do biênio dos desembargadores Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa Farias em 26 de abril de 2021.
Já para as cadeiras de juízes-membros substitutos não houve inscrições. As vagas surgiram em razão do térmito do biênio dos desembargadores Marilsen Andrade Addario e Rui Ramos Ribeiro.
A Corte do TRE é composta por sete juízes-membros efetivos, sendo dois desembargadores (escolhidos dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso), dois juízes de Direito (também escolhidos pelo TJ), um juiz federal (escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região); e dois advogados (indicados pelo TJMT e nomeados pelo presidente da República, escolhidos pelo notável saber jurídico e idoneidade moral).
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
Comentários Facebook

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Medida Protetiva: conheça o caminho para acabar com a violência doméstica e afastar o agressor



Como solicitar a Medida Protetiva: a juíza titular da Primeira Vara de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá, na Graziela Corrêa, explica que em Mato Grosso a medida protetiva está 100% digital, ou seja, da delegacia o pedido vai direto para a Justiça estadual. E pode ser solicitada pela vítima quando for detectado qualquer um dos cinco tipos de violência doméstica: física, moral, psicológica, sexual e patrimonial.
“A mulher pode procurar qualquer delegacia, caso o município em que more não tenha uma delegacia especializada. Caso ela não queira ir à delegacia da polícia, ela pode procurar um advogado, a Defensoria Pública ou o Ministério Público. Com a medida, o agressor não pode frequentar os mesmos locais que a vítima, não pode se aproximar ou mesmo entrar em contato com ela, seja qual for o meio de comunicação.”
Acompanhamento: feita a denúncia, a patrulha Maria da Penha, serviço ofertado pela Polícia Militar em parceria com o Judiciário, faz o acompanhamento de perto das vítimas, levando mais segurança às mulheres que já estão extremamente fragilizadas por conta das agressões e precisando de proteção.
A procuradora do Estado e presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Glaucia Amaral, aponta a eficácia da medida protetiva para as mulheres que querem ver o agressor longe delas. “Com medida protetiva, o agressor fica sabendo que “o Poder Judiciário já está acompanhando aquele caso, já deferiu os limites pra ele (que são as medidas cautelares) e que qualquer ato que ele tome só irá prejudicar a situação dele.”
Assista AQUI ao vídeo da TV.Jus e saiba mais sobre como combater a violência doméstica.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
Comentários Facebook
-
chapada dos guimaraes6 dias atrás
Projeto une literatura e artes visuais em Chapada dos Guimarães
-
mato grosso3 dias atrás
Covid-19: Ouça mensagem de Mauro Mendes para Prefeitos; MT poderá parar
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Homem mata vizinha e cozinha o coração dela para comer com a família; entenda
-
mato grosso6 dias atrás
Secretária Nacional da Família conhece projetos desenvolvidos por Virginia Mendes
-
mato grosso3 dias atrás
Mato Grosso poderá decretar lockdown na próxima semana
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrás
LEITE/CEPEA: Preço ao produtor acumula queda de 6,7% no primeiro bimestre
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT
-
mato grosso6 dias atrás
Cuiabá fecha 38 leitos de UTI; Governo do Estado notifica órgãos de controle