mato grosso

Plantio de soja em Mato Grosso deve iniciar em 16 de setembro

Publicados

em

O calendário de plantio de soja em Mato Grosso será de 16 de setembro de 2022 a 03 de fevereiro de 2023, conforme a Portaria SDA 607 de 21 de junho de 2022, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, referente à safra 2022/2023.

A medida atende ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja Phakopsora pachyrhizi (PNCFS), que estabelece o período de vazio sanitário para controlar o desenvolvimento do fungo causador da ferrugem asiática e racionalizar o número de aplicações de fungicidas. 

“A semeadura da soja somente é permitida dentro do período do calendário de plantio, e a fiscalização do cumprimento da medida fica a cargo dos fiscais e agentes do Indea”, alertou o diretor técnico, Renan Tomazele.

Vazio sanitário

Os fiscais e agentes do Indea estão atentos em relação ao cumprimento do período de vazio sanitário no Estado, período em que é proibida a presença de plantas vivas de soja, guaxas ou cultivadas, no território mato-grossense. A proibição iniciou em 15 de junho e segue até 15 de setembro.

Em 2021 foram realizadas 6.398 fiscalizações em propriedades, durante o vazio sanitário da soja. A ação alcançou 121 municípios do Estado. Ao todo, foram emitidas 166 notificações quanto à obrigatoriedade da destruição das plantas de soja e expedidos 74 autos de infração por descumprimento do vazio sanitário.

O vazio sanitário da soja foi instituído em Mato Grosso no ano de 2006, como uma medida fitossanitária para a prevenção da ferrugem asiática da soja, a fim de reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi na entressafra e, assim, evitar a ocorrência da doença durante a safra.

A ferrugem asiática da soja é uma das principais doenças que acomete a cultura, causando desfolha precoce da planta, impedindo a completa formação dos grãos e a consequente queda de produtividade.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Mauro Mendes: “Mato Grosso é hoje um dos Estados mais respeitados do país”

Publicados

em

Foto: Mayke Toscano

“Agora, estamos falando de um Estado que se recuperou, que fez e está fazendo muitos investimentos. Mato Grosso é hoje o estado que mais faz investimentos e é um dos mais respeitados do país. Mas isso é fruto de muito trabalho sério, honesto e com a correta aplicação do dinheiro público, ao longo de três anos e meio”.

 

A afirmação é do candidato à reeleição ao Governo, Mauro Mendes (UB), que destacou o trabalho realizado no Executivo Estadual para que Mato Grosso recuperasse as finanças e voltasse a investir em melhorias em todas as áreas para a população, em todos os municípios.

 

Mauro Mendes contou ter assumido a gestão estadual, em 2019, com dificuldades financeiras que impediam qualquer investimento em prol da população: salários de servidores, pagamentos de 11 mil fornecedores e repasses aos municípios todos em atraso.

 “A vida das pessoas, as escolas, hospitais, estradas estavam sendo profundamente impactadas pelo desempenho negativo que o Governo do Estado estava apresentando naquele momento. Tomamos medidas corretas, consideradas duras por alguns, mas extremamente necessárias, e, com essas atitudes, começamos a devolver esperança à população, porque com a política certa, feita com honestidade, muda pra melhor a vida do cidadão”, pontuou.

 Ele ressaltou que as medidas tomadas, além de melhorarem o desempenho da administração estadual, proporcionaram que Mato Grosso, hoje, seja o segundo Estado no país que mais gera empregos, o primeiro na Região Centro Oeste. Grande parte da geração de empregos é motivada pelas obras e ações do Governo em todo Estado.

 “Hoje, posso estar aqui diante de todo Mato Grosso falando que construímos 2.500 quilômetros de asfalto novo, falando de seis grandes hospitais que estamos construindo, falando das novas escolas sendo entregues, e também, do maior investimento em segurança pública que esse Estado já viu. Mato Grosso vai ter a polícia mais bem equipada do Brasil. Estamos fazendo uma verdadeira transformação no Estado de Mato Grosso”, disse.

 “Temos 140 prefeitos nos apoiando, porque estamos fazendo investimentos em todas as áreas e em todos os municípios: Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Infraestrutura, Segurança, Social, Educação. Todas as áreas estão vendo grandes investimentos. Estamos fazendo nossa parte, aplicamos corretamente cada centavo arrecadado, por isso, tanta coisa está acontecendo nesse Estado”, completou Mauro Mendes.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana