Cuiabá
Piloto cuiabano Ernani Kuhn acelera em casa na inauguração do Autódromo Internacional de Cuiabá
A capital mato-grossense se prepara para um fim de semana histórico com a inauguração oficial do Autódromo Internacional de Cuiabá, no Parque Novo Mato Grosso, nos dias 14 e 15 de novembro. E para abrilhantar ainda mais o evento, o piloto cuiabano Ernani Kuhn confirmou sua participação, prometendo representar a cidade na pista de sua terra natal.
Kuhn estará ao volante do potente Cupra Leon VZ da equipe GRacing, disputando as duas corridas das categorias TCR South America e TCR Brasil. A expectativa é alta, especialmente considerando o currículo do piloto, que é o atual campeão da Turismo Nacional, categoria que também estará presente em Cuiabá e que definirá o primeiro pole-position da história do novo autódromo já nesta quinta-feira. Além disso, Ernani é finalista na Stock Light, onde já conquistou vitórias entre os Rookies e pódios na classificação geral.
“Não poderia ficar de fora deste momento. Sou o único piloto de Cuiabá que disputa uma categoria promovida pela Vicar e, felizmente, deu certo de ocupar essa vaga para poder acelerar em casa. Tenho a certeza de que será especial”, declarou Ernani Kuhn, que disputa a temporada da Stock Light, categoria de acesso à Stock Car. Ele também mencionou a ausência da Stock Light na programação de Cuiabá devido a um conflito de datas: “Nossa categoria tem uma etapa decisiva que já estava marcada e acabou ficando de fora da programação aqui em Cuiabá”.
O carro de Ernani contará com o apoio de importantes marcas como Valle Capital, Extra Máquinas, Amparo Brasil, Rota Fiscal e Totvs Centro Norte.
A inauguração do autódromo representa um marco para o automobilismo local, e Ernani Kuhn tem grandes esperanças para o futuro do esporte no estado. “Moro perto da área do autódromo e todos os dias saía para treinar a pé ou de bike e passava por ali para ver as obras. Ter uma pista praticamente em casa é algo sensacional”, comenta o piloto, que vislumbra um desenvolvimento significativo. “Já temos um automobilismo forte na terra e, agora, acredito que vamos desenvolver categorias para o asfalto. Quem sabe, não teremos um campeonato Centro-Oeste, com corridas em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília. Será muito interessante”, projetou.
A programação de estreia de Ernani Kuhn no Autódromo de Cuiabá começa nesta quinta-feira (13). Às 17h, acontecerá o Shakedown e o treino livre para pilotos estreantes. Mais dois treinos livres estão marcados para as 20h40 e 23h20. Na sexta-feira (14), o classificatório terá início às 16h, seguido pela Corrida 1 às 22h30. O grande encerramento com a Corrida 2 será no sábado (15), a partir das 19h15.
Cuiabá
Abilio retorna de viagem internacionais com foco em novo modal de transporte público
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, detalhou na tarde desta terça-feira (11.11), no Palácio Alencastro, os resultados práticos de suas recentes missões internacionais nos Emirados Árabes Unidos e na China. Segundo o gestor, as viagens tiveram como eixos principais a atração de investimentos, o fomento econômico para a capital mato-grossense e, sobretudo, a busca por soluções modernas e eficientes para a mobilidade urbana.
Enquanto a etapa em Dubai se concentrou em negociações para a instalação de plantas frigoríficas e acesso a linhas de crédito para infraestrutura logística – visando novos viadutos e vias estruturantes –, foi na China que o foco na transformação do transporte público de Cuiabá ganhou mais destaque.
Inovação em mobilidade urbana: alternativa ao BRT, que era VLT?
A segunda parte da missão, realizada na China, dedicou-se à prospecção de um novo modal de transporte público. O prefeito Abilio Brunini defende a implantação de uma tecnologia já testada internacionalmente, que promete ser mais econômica, eficaz e, que evite os extensos e desgastantes transtornos de obras para a população cuiabana, ao aproveitar estruturas já existentes. A proposta surge como uma alternativa direta ao polêmico projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que antes era o VLT (Veículo leve sobre trilhos). A população cuiabana aguarda a mudança do modal de transporte desde 2012.
“Tenho praticamente certeza de que o Governo do Estado vai adquirir esse modal. Só não é uma certeza absoluta porque depende da decisão final do governador, mas tudo aponta para isso”, afirmou o prefeito, demonstrando confiança na aprovação do projeto e na colaboração com o governador Mauro Mendes, com quem buscará um diálogo imediato.
Diálogo com o Estado e foco na agilidade
Abilio fez questão de comentar as discussões públicas sobre o tema durante sua ausência, ressaltando a permanência do diálogo com o Governo do Estado. Ele expressou que vê “disposição” do governador em avaliar o custo-benefício e o timing ideal para o investimento. “Não vejo resistência do governador. Vejo busca por segurança técnica para construir o programa da melhor forma. Meu papel é defender o que é melhor para Cuiabá e estimular que a classe política trabalhe junta nesse propósito”, pontuou.
Ver essa foto no Instagram
-
cultura5 dias atrásClássico Indiano “Sakuntala” estreia em Cuiabá com elenco jovem da Escola Livre Porto
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT2 dias atrásCorrida reúne magistrados, servidores e comunidade em clima de confraternização
-
BRASIL E MUNDO3 dias atrásBelém lança marcos históricos para ação climática e justiça social na América Latina
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásSTF mantém condenação de Bolsonaro e mais seis réus em trama golpista
-
lucas do rio verde6 dias atrásPM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha
-
esportes3 dias atrásCruzeiro empata com Fluminense e perde fôlego na briga pelo Brasileirão
-
esportes3 dias atrásEmpate no Barradão freia Botafogo na luta pelo G5 e mantém Vitória fora do Z-4
-
esportes3 dias atrásCorinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão





