cultura
Piano Gente eterniza Pineto com Streaming Cancioneiro
Agripino Bonilha Neto, carinhosamente conhecido como Pineto, uma das vozes mais emblemáticas de Mato Grosso, terá seu cancioneiro imortalizado nas plataformas digitais. O novo álbum, intitulado “Pineto Streaming Cancioneiro”, reúne composições autorais e parcerias, consolidando a trajetória desse multi-instrumentista, poeta e compositor que já impulsionou a carreira de centenas de artistas mato-grossenses.
O lançamento do álbum, marcado para a próxima sexta-feira (24), às 19h, na Chopperia do Sesc Arsenal, promete uma noite memorável com a presença de grandes nomes da música regional. Danilo Bareiro, Wellington Berê, Sérgio Subtil, Raul Fortes, Adriangelo Antunes, Roberto Lucialdo, Pescuma e Madá, todos amigos e parceiros de Pineto, subirão ao palco para celebrar esse momento especial. A entrada é gratuita.
A produção do álbum ficou a cargo do publicitário e pianista Dario Schener, que nutre uma amizade e parceria musical com Pineto há décadas. “Produzir o Pineto é um privilégio! Ele é a minha referência, meu mentor intelectual na música. Pineto me ensinou a ser uma pessoa melhor desde os anos 90”, declara Schener, emocionado. “Fomos parceiros na criação e produção de centenas de jingles e inúmeros eventos. Ele é um ícone, uma reserva de retidão e talento. Estou muito feliz!”, completa.
O projeto “Pineto Streaming Cancioneiro” não apenas registra a obra desse grande artista mato-grossense, mas também a disponibiliza para um público amplo, permitindo que as novas gerações conheçam e apreciem a riqueza de sua poesia e musicalidade. A iniciativa eterniza o legado de Pineto, garantindo que sua voz continue ecoando por muitas gerações. Um evento imperdível para os amantes da música regional e para todos que desejam celebrar a trajetória de um dos maiores artistas de Mato Grosso.
Informações:
Local: Chopperia do Sesc Arsenal
Data: 24 de janeiro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
cultura
Museu de Arte Sacra promove seminário online gratuito sobre museologia plural
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso promove, entre quarta-feira (22.1) e sábado (25.1), o 5° Seminário Museus em Diálogos e Conexões, que ocorrerá gratuitamente em formato online. O evento realizado pelo equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) traz experiências e pesquisas sobre a construção de uma museologia plural e diversa.
Com o tema “Semear Futuros – Museus agentes de inclusão e transformação”, a programação conta com palestras, oficinas e mesas redondas abordando perspectivas de museus indígenas, pesquisas sobre acervos, olhares decoloniais sobre arte em museus, experiências de museus comunitários, ecomuseus e museus de territórios. Inscrições aqui.
Dentre os palestrantes estarão artistas e lideranças indígenas, além de professores e pesquisadores de todo o país. Também fazem parte das mesas redondas os representantes da Secel, Jan Moura (secretário adjunto de Cultura), Robinson Araújo (superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico) e Fernanda Quixabeira (gerente de Gestão Museológica).
Estudantes, pesquisadores, profissionais de museus, agentes culturais, gestores públicos, professores e comunidade interessada podem participar do Seminário, que será transmitido pelo canal de YouTube do Museu de Arte Sacra. O evento é gratuito e dispõe de certificado de participação.
Programação:
Quarta-feira (22.1), a partir das 18h30
Palestra de Abertura: O objeto gerador: Educação histórica e cultura material
Mesa Redonda 1: Territórios, Ecomuseus e Museus Comunitários: sustentabilidade, meio ambiente e nosso futuro comum
Quinta-feira (23.1), a partir das 13h30
Mesa Redonda 2: Presença indígena nos acervos de museus
Mesa Redonda 3: Moda e sustentabilidade ambiental: O que as coleções de museus tem a contar
Sexta-feira (24.1), a partir das 13h30
Mesa Redonda 4: Um olhar decolonial sobre as artes: arte indígena nos museus
Mesa Redonda 5: Apresentação de trabalhos – Experiências em museus, processos museológicos e patrimônios culturais
Sábado (25.1), a partir das 9h30
Oficina: Escutar para Contar: Oralidade, territórios e desdobramentos de pesquisa
-
turismo7 dias atrás
Companhias aéreas cancelam voos em 11 cidades do Nordeste
-
turismo7 dias atrás
Saiba quais são os pontos negativos da possível fusão da Gol com a Azul
-
cultura7 dias atrás
Cultura publica seis editais com recursos de R$ 26 milhões
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Transplantes renais em MT: Deputado cobra explicações da SES sobre atraso
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Posse de Trump terá forte presença da extrema direita global
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Moraes nega devolução de passaporte e Bolsonaro está impedido de viajar aos EUA
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024