Pesquisar
Close this search box.

cultura

Piano Gente eterniza Pineto com Streaming Cancioneiro

Publicados

em

Agripino Bonilha Neto, carinhosamente conhecido como Pineto, uma das vozes mais emblemáticas de Mato Grosso, terá seu cancioneiro imortalizado nas plataformas digitais. O novo álbum, intitulado “Pineto Streaming Cancioneiro”, reúne composições autorais e parcerias, consolidando a trajetória desse multi-instrumentista, poeta e compositor que já impulsionou a carreira de centenas de artistas mato-grossenses.

O lançamento do álbum, marcado para a próxima sexta-feira (24), às 19h, na Chopperia do Sesc Arsenal, promete uma noite memorável com a presença de grandes nomes da música regional. Danilo Bareiro, Wellington Berê, Sérgio Subtil, Raul Fortes, Adriangelo Antunes, Roberto Lucialdo, Pescuma e Madá, todos amigos e parceiros de Pineto, subirão ao palco para celebrar esse momento especial. A entrada é gratuita.

A produção do álbum ficou a cargo do publicitário e pianista Dario Schener, que nutre uma amizade e parceria musical com Pineto há décadas. “Produzir o Pineto é um privilégio! Ele é a minha referência, meu mentor intelectual na música. Pineto me ensinou a ser uma pessoa melhor desde os anos 90”, declara Schener, emocionado. “Fomos parceiros na criação e produção de centenas de jingles e inúmeros eventos. Ele é um ícone, uma reserva de retidão e talento. Estou muito feliz!”, completa.

O projeto “Pineto Streaming Cancioneiro” não apenas registra a obra desse grande artista mato-grossense, mas também a disponibiliza para um público amplo, permitindo que as novas gerações conheçam e apreciem a riqueza de sua poesia e musicalidade. A iniciativa eterniza o legado de Pineto, garantindo que sua voz continue ecoando por muitas gerações. Um evento imperdível para os amantes da música regional e para todos que desejam celebrar a trajetória de um dos maiores artistas de Mato Grosso.

Informações:

Local: Chopperia do Sesc Arsenal
Data: 24 de janeiro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

 

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Museu de Arte Sacra promove seminário online gratuito sobre museologia plural

Publicados

em

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso promove, entre quarta-feira (22.1) e sábado (25.1), o 5° Seminário Museus em Diálogos e Conexões, que ocorrerá gratuitamente em formato online. O evento realizado pelo equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) traz experiências e pesquisas sobre a construção de uma museologia plural e diversa.

Com o tema “Semear Futuros – Museus agentes de inclusão e transformação”, a programação conta com palestras, oficinas e mesas redondas abordando perspectivas de museus indígenas, pesquisas sobre acervos, olhares decoloniais sobre arte em museus, experiências de museus comunitários, ecomuseus e museus de territórios. Inscrições aqui.

Dentre os palestrantes estarão artistas e lideranças indígenas, além de professores e pesquisadores de todo o país. Também fazem parte das mesas redondas os representantes da Secel, Jan Moura (secretário adjunto de Cultura), Robinson Araújo (superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico) e Fernanda Quixabeira (gerente de Gestão Museológica).

Estudantes, pesquisadores, profissionais de museus, agentes culturais, gestores públicos, professores e comunidade interessada podem participar do Seminário, que será transmitido pelo canal de YouTube do Museu de Arte Sacra. O evento é gratuito e dispõe de certificado de participação.

Programação:

Quarta-feira (22.1), a partir das 18h30
Palestra de Abertura: O objeto gerador: Educação histórica e cultura material
Mesa Redonda 1: Territórios, Ecomuseus e Museus Comunitários: sustentabilidade, meio ambiente e nosso futuro comum

Quinta-feira (23.1), a partir das 13h30
Mesa Redonda 2: Presença indígena nos acervos de museus
Mesa Redonda 3: Moda e sustentabilidade ambiental: O que as coleções de museus tem a contar

Sexta-feira (24.1), a partir das 13h30
Mesa Redonda 4: Um olhar decolonial sobre as artes: arte indígena nos museus
Mesa Redonda 5: Apresentação de trabalhos – Experiências em museus, processos museológicos e patrimônios culturais

Sábado (25.1), a partir das 9h30
Oficina: Escutar para Contar: Oralidade, territórios e desdobramentos de pesquisa

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana