Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA FEDERAL

PF deflagra operações contra garimpo ilegal em rios das Terras Indígenas Kayabi e Munduruku

Publicados

em

Sinop/MT. A Polícia Federal deflagrou simultaneamente nesta quinta-feira, 30/10 as Operações Kuri II e Aurum Sordidos, com o objetivo de continuar dar continuidade às ações de repressão ao garimpo ilegal nos leitos dos Rios São Benedito e Teles Pires, localizados na região norte de Mato Grosso.

As investigações são desdobramentos da Operação Kuri, deflagrada em abril deste ano, sob coordenação da Polícia Federal, que resultou na destruição de 17 balsas utilizadas na atividade garimpeira clandestina, além da apreensão de 2 mil litros de combustível. A ação causou um prejuízo estimado em R$15 milhões aos responsáveis pela exploração ilegal e revelou significativa degradação ambiental, com impactos diretos sobre as Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.

A primeira fase das operações permitiu aos investigadores identificar uma estrutura criminosa complexa, composta por financiadores e comerciantes do ouro.

Na data de hoje, policiais federais estão mobilizados para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop/MT, nas cidades de Alta Floresta/MT, Itaituba/PA, Matupá/MT, Novo Progresso/PA, Peixoto de Azevedo/MT, Sinop/MT e Tangará da Serra/MT. Também são executadas medidas de sequestro de bens vinculados aos investigados.

Leia mais:  Polícia Federal deflagra operação contra cultivo e produção irregular de derivados de cannabis

As operações reafirmam o compromisso da Polícia Federal com a proteção ambiental, a defesa dos povos originários e o enfrentamento à mineração ilegal.

Comunicação Social da PF em MT
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

Operação Protetor apreende carga de cigarros e pneus de origem estrangeira na MS-276

Publicados

em

Dourados/MS. Uma operação conjunta entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO), o Comando de Operações de Divisas (COD/GO) e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF/MS) resultou na prisão de um homem e na apreensão de diversos pneus e grande quantidade de cigarros de origem estrangeira, configurando os crimes de contrabando e descaminho, na rodovia MS-276.

O suspeito informou que transportaria os produtos ilícitos até Nova Andradina/MS. O indivíduo foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Dourados/MS, junto com o veículo e os materiais apreendidos. 

A ação reforça a integração entre as forças de segurança no enfrentamento aos crimes transfronteiriços e à atuação de organizações criminosas envolvidas no contrabando e descaminho. A FICCO/GO é composta por profissionais da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
E-mail: [email protected]
@policiafederal

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF deflagra operação para combater o abuso sexual infantil
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana