POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra operação contra crimes ambientais
Uruguaiana/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (29/10), a Operação Arcabouço, com o objetivo de reprimir crimes ambientais relacionados ao tráfico e à comercialização ilegal de aves silvestres.
A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e o IMA (Instituto de Meio Ambiente/SC).
Durante a deflagração, policiais federais realizaram o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Canoas/RS e Gravataí/RS.
O inquérito policial é um desdobramento da Operação Arca, deflagrada pela Polícia Civil em setembro de 2022, que comprovou a existência de um esquema de venda de aves e anilhas falsas, utilizado para “legalizar” aves adquiridas irregularmente.
Segundo as apurações, os investigados apreendiam animais silvestres, negociavam e inseriam dados falsos no sistema SisPass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros), conferindo aparência de legalidade ao comércio ilícito.
Durante as diligências, foram encontrados animais sem anilha e com anilha falsa. Foram resgatadas 24 aves mantidas ilegalmente em cativeiro.
Os conduzidos serão apresentados à Justiça Federal e poderão responder pelos crimes de falsificação de selo ou sinal público e por manter animal da fauna silvestre sem licença ou autorização.
Os animais resgatados serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para reabilitação e posterior soltura na natureza. O material apreendido será encaminhado para análise, dando sequência às investigações.
Comunicação Social da Polícia Federal de Uruguaiana/RS
Fone (55) 3414-9000
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF prende mulher por tráfico internacional de drogas no aeroporto de Salvador/BA
Salvador/BA. A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (3/11), uma mulher, natural do estado do Amazonas, por tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Salvador. A passageira pretendia embarcar em voo com destino a Paris, transportando 4,2 kg de cocaína escondidos em um fundo falso da bagagem de mão.
A prisão foi realizada durante ação de fiscalização de rotina. A iniciativa integra as medidas de intensificação do controle policial no terminal aeroportuário, voltadas ao combate ao tráfico de drogas e demais crimes transnacionais.
A mulher foi conduzida à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, onde foi autuada em flagrante e poderá responder por tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br
Fonte: Polícia Federal
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrás1ª fase da Expedição Araguaia-Xingu contabiliza 12,9 mil atendimentos
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásDedicação e esperança marcam terceiro dia da prova oral para juiz substituto do TJMT
-
Educação5 dias atrásEscolas recebem kits de laboratório para aproximar teoria e prática e tornar as aulas mais dinâmicas
-
esportes7 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrásAcordo entre EUA e China agita o mercado, mas deve ter pouco efeito sobre produto brasileiro
-
esportes6 dias atrásFluminense vence Ceará e entra no G-6 do Brasileirão
-
esportes7 dias atrásSeleção Brasileira Feminina vence Itália e garante 100% de aproveitamento na data Fifa
-
esportes7 dias atrásPalmeiras intensifica preparação para decisão da Libertadores no Allianz Parque




