POLÍCIA FEDERAL
PF cumpre mandado para reprimir a exploração sexual infantojuvenil
João Pessoa/PB. Nesta quarta-feira (26/11), a Polícia Federal deflagrou a 35ª fase da Operação Discovery, com o objetivo de reprimir práticas criminosas consistentes no armazenamento de imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, nesta capital do estado da Paraíba.
A ação operacional consistiu no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, na cidade de Lucena/PB, expedido pela Justiça Federal da Paraíba, bem como na determinação judicial de quebra do sigilo telemático do investigado.
A operação integra o conjunto de medidas estratégicas voltadas à repressão qualificada de delitos que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, observando rigorosamente os preceitos normativos vigentes e os fundamentos constitucionais do princípio da proteção integral, consagrado no ordenamento jurídico brasileiro e reafirmado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco. É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba
WhatsApp: (83) 3565 8690
e-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF realiza Operação Voo Livre V no Rio Grande do Sul
Santa Maria/RS. Nesta quinta-feira (27/11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Voo Livre V, para combater eventuais ocorrências de atos ilícitos e garantir a segurança nos voos no aeroporto, em Santa Maria/RS. A ação foi organizada em conjunto com a Coordenação do Aeroporto Municipal de Santa Maria e contou com a participação Guarda Municipal, além de uma Equipe da Brigada Militar com cães farejadores.
Na fiscalização foram vistoriadas cargas, bagagens despachadas e de mão com utilização de cães farejadores e equipamentos de “raio x”, num total de 806 itens. Também foram realizados o controle migratório e a checagem de passageiros. Durante a ação foi apreendida pequena quantidade de drogas na posse de um dos passageiros, sendo a ocorrência registrada na Polícia Federal, que seguirá investigando o fato.
As ações são propostas para aferir a eficiência dos procedimentos de segurança no aeroporto municipal, além de afinar a atuação conjunta e a comunicação dos órgãos envolvidos na segurança de aeroporto. Combater ilícitos
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (55) 3218-9000
Fonte: Polícia Federal
-
Educação7 dias atrásMaysa Leão alerta: indefinição sobre PAPEs na Seduc ameaça educação inclusiva em Mato Grosso
-
Educação6 dias atrásResultado preliminar da prova prática do concurso da Seduc é divulgado pela FGV
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrásJuízes de Sinop e Sorriso são afastados pelo TJMT
-
cultura4 dias atrásProjeto Vagalúmens chega a Mato Grosso com oficinas gratuitas de luz e projeção analógica
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásJuiz revê decisão que suspende bloqueio de R$ 8 milhões após suspeita de irregularidades na INBESP
-
cultura3 dias atrásFestival Educarte reúne talentos estudantis em música, dança, teatro, artes visuais e fanfarras
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT amplia ações para prevenção e combate ao câncer de próstata
-
esportes3 dias atrásChapa “Unidos pelo Avanço do Futebol Mato-grossense” consolida força e amplia apoio na disputa pela presidência da FMF






