Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA FEDERAL

PF concede porte de arma provisório a policiais estrangeiros durante a COP30

Publicados

em

Belém/PA. A Polícia Federal concedeu porte de arma provisório a policiais estrangeiros que acompanham as delegações de seus respectivos países durante a Cúpula do Clima em Belém, encontro internacional que reunirá chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima, que está sendo realizada em Belém. 

O processo de concessão de portes temporários de arma de fogo tem início com a emissão de uma nota verbal pelo país estrangeiro em missão diplomática, endereçada ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), solicitando autorização para o ingresso de armas de fogo no Brasil, bem como a emissão dos portes para os agentes de segurança dos dignitários, policiais estrangeiros que acompanharão a comitiva. O MRE processa o pedido e o encaminha à Polícia Federal, que é responsável por emitir os portes com validade restrita ao período da missão oficial.

A concessão do porte provisório opera em um regime de reciprocidade entre as nações participantes, pilar fundamental dessa política. Isso significa que, da mesma forma que policiais estrangeiros recebem autorização para portar armas em solo brasileiro durante missões oficiais, policiais federais brasileiros também recebem a mesma permissão quando em missões semelhantes em outros países. Durante a realização da COP30, os agentes da ONU que atuarão na Blue Zone também foram autorizados a portar arma de fogo por meio da emissão de porte temporário, conforme os procedimentos estabelecidos para eventos internacionais.

Leia mais:  PF faz inspeção em veículos oficiais destinados ao transporte de autoridades na COP30

Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela PF para assegurar a tranquilidade e a segurança de todos os participantes da 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP30). A medida se estenderá até a desmobilização do evento e visa garantir a segurança das autoridades e representantes internacionais participantes do evento.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

[email protected]

@pf.para

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF prende homem com cerca de 170kg de drogas na Rodovia Presidente Dutra

Publicados

em

Rio de Janeiro/RJ. Nesta sexta-feira (31/10) a Polícia Federal prendeu em flagrante um caminhoneiro que transportava cerca de 30 kg de cocaína e 140 kg de maconha. A droga estava oculta em meio à carga do caminhão, que foi interceptado na Rodovia Presidente Dutra.

A abordagem foi realizada na altura do município de Piraí/RJ, durante uma barreira policial montada pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ). A ação faz parte de uma estratégia de combate permanente ao tráfico interestadual de armas e drogas com destino ao estado do Rio de Janeiro e contou com a ajuda dos cães de faro do Canil da DRE.

De acordo com as investigações, o caminhão vinha de São Paulo e a carga ilícita seria distribuída em comunidades da capital fluminense dominadas por uma das maiores facções criminosas do estado..

O motorista, o caminhão e a droga foram levados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro para a lavratura do auto de prisão em flagrante. O homem será encaminhado ao sistema penitenciário estadual, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Leia mais:  PF faz inspeção em veículos oficiais destinados ao transporte de autoridades na COP30

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana