economia
‘Pessoas fazem saque pela primeira vez na vida’, diz presidente da Caixa
Publicado
5 de maio de 2020, 16:10

Em coletiva de imprensa por videoconferência nesta terça-feira (5), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, apresentou dados sobre o auxílio emergencial e o atendimento à população. Segundo ele, a necessidade de atendimento presencial em meio à pandemia se dá pela carência de uma parte dos beneficiários.
“Várias [pessoas] estão realizando um saque num ATM de banco pela primeira vez na vida”, disse o presidente ao se referir a 5,2 milhões de pessoas que precisam de orientações nas agências para conseguir receber o auxílio emergencial do governo federal pela Caixa.
Nos dados apresentados por Guimarães, 18,5 milhões de contas poupança digitais da Caixa foram criadas e mais de 10 milhões de movimentações on-line foram registradas até hoje: de pagamentos digitais, débitos e transferências.
De acordo com o presidente, a maior preocupação não é com a população que pode e sabe utilizar os meios digitais, e sim com os beneficiários que não têm esse conhecimento ou acesso. “Nosso único foco é realizar o pagamento”, afirmou.
Veja: Auxílio emergencial em 6 passos: veja como conseguir
“As pessoas acabam aprendendo, então em um segundo e terceiro pagamentos certamente teremos uma curva de melhora, estamos muito otimistas”, afirmou Guimarães em relação às próximas parcelas de pagamento que serão disponibilizadas.
Sobre o calendário da próxima parcela de pagamentos, Guimarães afirmou: “Quando eu e ministro Onyx [da cidadania] fecharmos o cronograma, vamos encaminhar ao presidente Jair Bolsonaro, certamente nessa semana, em dias, no máximo”. O ministro Paulo Guedes já aprovou o novo cronograma elaborado.
O presidente reforçou que não há necessidade de se chegar de madrugada na Caixa, cujas agências estão funcionando das 8h às 14h.
Segundo os dados apresentados, entre a semana passada e a atual – do dia 27 de abril e esta terça-feira (5) – o número de saques aumentou em dez vezes.
Leia ainda: Caixa garante que vai atender a todos que chegarem até 14h nas agências

economia
Trabalhador que se recusar a tomar vacina ou usar máscara pode ser demitido?
Publicado
18 de janeiro de 2021, 11:18

Em meio à expectativa do início da campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil e o crescimento do número de casos no país , o papel das empresas na conscientização dos funcionários sobre as medidas de prevenção se torna cada vez mais importante. No entanto, muitas vezes o próprio trabalhador se recusa a seguir os protocolos. E, nesses casos, advogados alertam que, além de aumentar suas chances de contrair a doença, o empregado corre o risco de ser demitido por justa causa .
A penalidade vale inclusive para o trabalhador que se recusar a tomar a vacina . Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a imunização pode ser obrigatória, mas não pode ser feita à força. Com isso, brasileiros que não quiserem ser vacinados estarão sujeitos às sanções previstas em lei, como multa e impedimento de frequentar determinados lugares.
Advogado trabalhista e sócio do escritório Machado Meyer, Daniel Dias afirma que a Constituição Federal impõe às empresas a obrigação de garantir um ambiente de trabalho seguro aos seus empregados. E, para isso, há possibilidade legal para que elas incluam em seus programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além do uso de máscaras , a vacinação obrigatória .
“Dessa forma, nos casos em que a empresa tiver como medida protetiva a vacinação obrigatória, indicada no PCMSO e, em especial, para aqueles empregados abrangidos pela campanha de vacinação obrigatória implementada pelo Estado, que não apresentem motivos justificáveis para a recusa à imunização, a rescisão por justa causa poderia ser adotada como medida punitiva”, aponta o advogado.
Para a advogada trabalhista Lariane Del Vechio, se o Estado decidir de fato pela obrigatoriedade da vacinação, a empresa poderá restringir o acesso do funcionário que se recusar a ser imunizado.
“O profissional está sujeito às punições trabalhistas, como advertência, suspensão e demissão por justa causa”.
Você viu?
Empresa deve fazer advertência antes de demitir
Sócio da área trabalhista do escritório Chediak Advogados, Flavio Aldred Ramacciotti compara a máscara com os equipamentos de proteção individual (EPIs) exigidos em trabalhos com exposição a agentes nocivos, como ruídos e substâncias tóxicas.
“Em lugares com muito barulho, o empregador tem que obrigar os funcionários a usar o protetor auricular, e tem que fiscalizar. Com a máscara é a mesma coisa. Quem não usar pode, sim, ser punido, como numa falta qualquer”, explica.
Para a advogada Marcela Tavares, do Machado Meyer, o descumprimento da determinação do uso de máscaras poderia ser interpretado como um ato de indisciplina ou de insubordinação do funcionário, gerando justificativa para demissão por justa causa.
“Entretanto, a rescisão por justa causa diante de uma primeira ou única negativa de utilização de máscara poderia ser considerada como uma penalidade muito severa. Já há, inclusive, decisão nesse sentido, em que o Tribunal Regional do Trabalho reverteu a decisão do juiz de primeira instância, que manteve a rescisão por justa causa de empregada que não utilizou a máscara, mesmo tendo a empresa fornecido o material gratuitamente e orientado a sua utilização. Nesse sentido, a aplicação de uma advertência escrita e, em caso de reincidência, a rescisão por justa causa, tende a ser mais assertiva”, diz.
Empresas não poderão imunizar funcionários
Durante uma reunião virtual promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ( Fiesp ) com empresários, o governo federal informou que a compra de vacinas por parte de empresas para imunizar funcionários será proibida . A imunização ficará exclusivamente a cargo do governo, que, de acordo com as pastas, terá doses suficientes para toda a população. Os empresários convidados para a reunião fazem parte de um grupo reunido pela Fiesp, chamado Diálogo Brasil, que visa a aproximar o setor produtivo das decisões governamentais.
Em entrevista à Rádio CBN, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf , informou que, apesar da proibição da compra de vacinas pelo setor privado, os empresários saíram da reunião “mais tranquilos” em relação ao início e ao ritmo da campanha nacional de vacinação.
“Aquela impressão que dá de inoperância, que as coisas estão meio estagnadas e o Brasil está ficando para trás, não se confirmou”, disse ele: “O que falta é só a vacina, o resto está tudo preparado, de acordo com as informações que tivemos na reunião”, disse Skaf na semana passada.

Recado a Doria? “Vacina é do Brasil, não é de nenhum governador”, diz Bolsonaro

Na “mira” do Planalto, Doria pretende organizar evento para vacinar Lula e FHC

General Peternelli anuncia candidatura à Presidência da Câmara após racha no PSL

Bolsonaro ressurge na web e é atacado por falar de recapeamento: “cadê vacina?”

MPMT alerta para tentativas de golpe usando nome de Promotores
Polícia


Policiais fecham duas bocas de fumo e prendem traficantes em Barra do Bugres
Militares da 12ª Companhia de Barra do Bugres (a 168 km de Cuiabá) prenderam na noite de sábado e madrugada...


Força Tática prende casal com droga e revólver em Poconé
Uma equipe da 15ª Companhia de Força Tática em Poconé prendeu na noite deste domingo (17.01), um casal por tráfico...


PM recupera HB20 e detém adolescente por roubo em Rondonópolis
Policiais do 5º BPM de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) apreenderam na noite deste domingo (17.01), um adolescente por...
ENTRETENIMENTO


Anitta comemora vacina contra o Covid no Brasil e promete “festival em casa”
Redação Anitta comemora vacina contra o covid no Brasil e promete “festival em casa” A cantora Anitta comemorou o anúncio...


Sex Symbol nos anos 90, Cida Marques diz que assédio era comum na TV
Reprodução Cida Marques Cida Marques, de 46 anos, conhecida por ser sex symbol nos anos 90, revelou recentemente que o...


Luan Santana realiza doações para Manaus e todo o estado do Amazonas
Redação Luan Santana realiza doações para Manaus e todo o estado do Amazonas Sempre atento aos acontecimentos do mundo, o...
MATO GROSSO


Vacina chega a Mato Grosso às 16h35; Logística para distribuição já está preparada
O primeiro lote da vacina Coronavac chegará no Estado às 16h35, em um voo da empresa Latam. Serão 65,7 mil...


Sefaz doou e incorporou R$ 2,76 milhões em mercadorias apreendidas no ano passado
A Secretaria de Fazenda doou para vários órgãos públicos e incorporou ao seu patrimônio em 2020, bens e mercadorias no...


Fiscal de contratos em afastamento não pode atestar notas
Na hipótese de afastamento simultâneo do fiscal de contratos e do substituto, a administração pública deve nomear outro servidor público...
Agronegocio
Política Nacional


Na “mira” do Planalto, Doria pretende organizar evento para vacinar Lula e FHC
Reprodução Governador de São Paulo mira agora evento com ex-presidentes para alavancar vacinação A “batalha das vacinas” entre o governo...


General Peternelli anuncia candidatura à Presidência da Câmara após racha no PSL
Agência Câmara/Divulgação Deputado federal General Peternelli anuncia candidatura após PSL divergir sobre apoio a Arthur Lira ou Baleia Rossi O...


Bolsonaro ressurge na web e é atacado por falar de recapeamento: “cadê vacina?”
Marcos Corrêa/PR Após “sumir” das redes sociais, presidente reapareceu para falar de asfalto Nesta segunda-feira (18), após passar o domingo...
CIDADES


Guia do FNDE orienta novos prefeitos sobre a área da educação
Crédito: Prefeitura de Rondonópolis O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou o Guia do FNDE para Novos Prefeitos,...


Seminário Novos Gestores terá início nesta quinta-feira
Crédito: Agência CNM Prefeitos de Mato Grosso vão participar esta semana do Seminário Novos Gestores, que vai debater os principais desafios das administrações...


Mato Grosso registra 199.006 casos e 4.793 óbitos por Covid-19
Crédito: Prefeitura de Campo Verde A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (17.01), 199.006...
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá12 de janeiro de 2021, 16:40
Valdomiro é mais uma vez eleito como presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual
-
BRASIL E MUNDO12 de janeiro de 2021, 16:50
Caixa completa 160 anos e reforça compromisso com a população brasileira
-
cultura12 de janeiro de 2021, 09:30
Mulher quilombola mantém tradições e memórias através da cultura alimentar
-
mato grosso14 de janeiro de 2021, 15:01
Nota MT premia 1.002 consumidores; confira lista dos ganhadores
-
CURIOSIDADES12 de janeiro de 2021, 11:56
Idoso de 76 anos engravida mulher, sogra e cunhada ao mesmo tempo
-
Cuiabá14 de janeiro de 2021, 13:21
Vacinação contra Covid-19 em Cuiabá começa no próximo dia 20; veja vídeo
-
mato grosso16 de janeiro de 2021, 20:07
Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas morre vítima da Covid-19
-
AGRO & NEGÓCIO12 de janeiro de 2021, 11:20
Exportações do agronegócio ultrapassam barreira dos US$ 100 bilhões