Cuiabá

Passe Livre Cultural garante acesso gratuito em eventos sócio-culturais para pessoas com deficiência na capital

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência retomou a distribuição carteiras de Passe Livre Cultural, que garantem a gratuidade das pessoas com deficiência, o acesso à eventos culturais realizados na capital. Essa é uma ação intermediada com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O documento tem validade por dois anos e dá direito a acompanhante. Serão entregues 70 carteiras nesse primeiro momento. Welington Ramos, deficiente físico, 33 anos, já garantiu a dele. Ele conta que vai aproveitar e ir ao cinema para colocar os filmes em dia. “Isso é muito bom, além de não pagar nada ainda vou poder levar alguém comigo. O meu muito obrigado”, declarou.

Fica assegurado à pessoa com deficiência o direito de acesso gratuito em eventos sócio-culturais em locais públicos e privados. Esses eventos abrangem feiras, exposições, cinemas, futebol, entre outros. “Por meio de um esforço conjunto da Prefeitura com o Conselho, reativar esse importante instrumento de inclusão social. É mais um exemplo da gestão Emanuel Pinheiro, voltada para humanização dos serviços”, disse o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, Rubinho da Guia.
Tem direito ao Passe Livre Cultural toda pessoa com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O secretário executivo do Conselho, Wagner Andrade explica que para receber o documento, o interessado deve procurar a sede da Casa dos Conselhos no bairro Dom Aquino, para entrega da documentação exigida. “Se por ventura a pessoa não tiver como se dirigir a unidade, pode entrar em contato pelo telefone- 65- 3626-3543. Facilitamos de todas as formas para garantir o benefício ao maior número de pessoas incluídas nesses grupos”, explicou Wagner.
Wagner pontua que, após o cadastro com apresentação do laudo médico, é feita uma análise pelo conselho para veracidade das informações.
A Casa dos Conselhos fica na Avenida Dom Aquino, 184, Dom Aquino, Cuiabá.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Morre padre Celso, o ícone desenvolmentista da Região Oeste; Pinheiro lamenta

Publicados

em


“Conheci padre Celso quando tinha meus 17, 18 anos em Brasília onde trabalhava com Jonas Pinheiro. Nos tornamos amigos de imediato. Fiquei extremamente consternado ao saber do seu falecimento. Rogo a Deus que amigos e familiares possam lembrar de suas belas palavras e ter a certeza de que Deus preparou um lugar merecido ao nosso querido monsenhor Celso”, lamenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

O monsenhor Ermínio Celso Duca, conhecido como padre Celso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do município de Araputanga (345km de Cuiabá), faleceu aos 93 anos. Padre Celso nasceu em Talamona, ao Norte da Itália, mas já morava em Mato Grosso desde 1975.

Ermínio Celso Duca contribuiu com o desenvolvimento do município de Araputanga. Ele foi diretor de emissora de rádio e presidente de cooperativa dentre outros trabalhos sociais de grande importância para o município e região.

“Não tenho dúvidas de que Araputanga vai parar amanhã para prestar as últimas homenagens a esse grande homem de Deus”, finaliza Pinheiro.

O corpo do religioso está sendo velado desde as 22h desta quinta-feira na Igreja Matriz e a celebração da missa de honra fúnebres será realizada nesta sexta-feira (21) a partir das 16h, após o sepultamento.

A prefeitura de Araputanga decretou feriado municipal nesta sexta-feira e luto por três dias.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana