nova mutum

Parlamentares solicitam aquisição de ensiladeira para atender as necessidades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Publicados

em

 

Para atender as demandas dos agricultores da agricultura familiar no município de Nova Mutum, o vereador Osmar Isoton, juntamente com os pares Elenilson Tilit e Cristiano Bicô, apresentaram na 13ª Sessão Ordinária (03.05) a indicação nº 80/2021.

Os vereadores solicitam do prefeito Municipal, aquisição de uma ensiladeira duas linhas para atender as necessidades da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O pedido se justifica segundo os proponentes, na produção de silagem para o gado leiteiro dos pequenos produtores.

As ensiladeiras cortam as plantas, picam e descarregam esse material em uma carreta também puxada por um trator.

Para os vereadores, faz-se necessário a aquisição do equipamento para atender o maior número de produtores. Na indicação os autores apontam que o equipamento atual é antigo e muito desgastado e de difícil manutenção.

O pedido foi aprovado por todos os vereadores e a matéria encaminhada para o Poder Executivo Municipal.


TEXTO: Gilmar Alves – SECOM|CMNM
FOTOS: Mauricio Alves – SECOM|CMNM

Comentários Facebook
Propaganda

nova mutum

Parlamentares visitam Projeto Reciclo e ouvem demandas da Associação de Catadores de Nova Mutum

Publicados

em


Na tarde da última segunda-feira (10.05), os parlamentares realizaram uma visita ao Projeto Reciclo de Nova Mutum. O encontro com os associados, permitiu uma aproximação com todos e maior conhecimento de causa das demandas do projeto. Acompanharam o presidente do Legislativo Altair Albuquerque, as vereadoras Vera Grodzicki, Lurdes Costa Marques e os parlamentares Zé da Paixão, Maciel Sousa e Elenilson Tilit.

O trabalho é desenvolvido pela Associação de Catadores de Nova Mutum, em conjunto com as secretarias municipais e o SAAE. A iniciativa proporciona coleta seletiva de lixo em residências, abrangendo também a região central da cidade.

Todo o material é destinado a central de triagem é separado e prensado, para depois ser comercializado, com receita revertida para os colaboradores da associação.

Na estrutura atual, o projeto vem trabalhando a reciclagem de vários materiais. O projeto vem se adaptando a outros mercados de recicláveis, mas para avançar os trabalhos é necessário a ampliação do recinto de trabalho, defendem os associados.

Desde a implantação do projeto, novos investimentos vêm sendo necessários para atender a sociedade diante do crescimento da cidade.

Devemos acondicionar separadamente resíduos de plástico, alumínio, papel e vidro corretamente para facilitar o trabalho da associação. Com isso teremos uma cidade cada dia mais limpa e uma sociedade cada vez mais engajada com o projeto, ressaltaram os vereadores.

Os vereadores constataram a necessidade de uma avaliação da capacidade de processamento da central.

O saco plástico de 100 litros, onde deve ser colocado o material reciclável, continua a ser entregue porta a porta.


TEXTO: Gilmar Alves – SECOM|CMNM
FOTOS: Mauricio Alves – SECOM|CMNM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana