BRASIL E MUNDO

Papa vai se encontrar com grande aiatolá Sistani em visita ao Iraque

Publicados

em


O papa Francisco terá um encontro com o grande aiatolá Ali Sistani, a mais alta autoridade xiita do Iraque, durante sua visita ao país prevista para o início de março, anunciou hoje o cardeal iraquiano Louis Raphael Sako à AFP.

Durante o encontro privado, os dois líderes religiosos “poderão evocar uma espécie de enquadramento para condenar todos aqueles que atacam a vida”, disse o cardeal, patriarca da Igreja Católica caldeia no Iraque.

Em fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, o papa Francisco assinou com o xeque Ahmed al-Tayeb, o grande imã da instituição do islã sunita Al-Azhar, sediada no Cairo, um “documento sobre a fraternidade humana”.

Francisco foi então o primeiro chefe da Igreja Católica a pisar o solo da Península Arábica, berço do islã.

O diálogo inter-religioso está no centro da visita do papa ao Iraque, de 5 a 8 de março, mais uma viagem sem precedentes para um bispo de Roma.

O clero cristão e xiita informou que está discutindo a questão inter-religiosa, e alguns dos seus membros alertam que um acordo pode exigir várias reuniões.

O cardeal Sako, no entanto, disse à AFP esperar que “haja uma assinatura durante a visita”.

Segundo o portal de notícias do Vaticano, as origens da Igreja Caldeia remontam ao século 13, quando alguns missionários católicos, fundamentalmente dominicanos e franciscanos, desenvolveram intenso trabalho entre os fiéis da Igreja Oriental Assíria.

A Igreja Católica caldeia, com cerca de 1 milhão de fiéis, tem o patriarcado no Iraque e circunscrições eclesiásticas no Irã, Síria, Líbano, Turquia, Egito, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Crianças são resgatadas no mar Mediterrâneo; grupo tentava migrar para Espanha

Publicados

em


source
Guarda Civil resgatou crianças no mar em operação para devolver imigrantes marroquinos
Guarda Civil/Reprodução

Guarda Civil resgatou crianças no mar em operação para devolver imigrantes marroquinos

Fotografias que mostram o momento em que socorristas resgatam um bebê e outras crianças no mar foram divulgadas pela Guarda Civil da Espanha nesta terça-feira (18). O registro do resgate é de uma operação para enviar de volta ao Marrocos milhares de pessoas que tentavam migrar, a nado, ao enclave espanhol de Ceuta. As informações são do  G1. 

Segundo com a Guarda Civil, socorristas da Cruz Vermelha participaram da operação que resgatou crianças das águas no estreito de Gibraltar , que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo e separa a África da Europa. Todas foram entregues às suas famílias. 

Cruz Vermelha participou da operação da Guarda Civil espanhola
Guarda Civil/Reprodução

Cruz Vermelha participou da operação da Guarda Civil espanhola

Os últimos dados indicam que cerca de 8 mil imigrantes tentaram passar do Marrocos para o território espanhol de Ceuta. Em torno de 4 mil pessoas foram devolvidas ao território marroquino.

Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior da Espanha, afirmou que embora “seja muito cedo para determinar o número de menores de idade”, recebeu a informação sobre a chegada de 1,5 mil, que “devem passar pelos exames correspondentes para determinar” quantos anos tinham.

Por causa da crise migratória, com números de chegadas recordes, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou o cancelamento de uma viagem programada a Paris e anunciou que fará um pronunciamento após a reunião do conselho de ministros de terça-feira.

Criança resgatada no mar pela Guarda Civil da Espanha
Guarda Civil/Reprodução

Criança resgatada no mar pela Guarda Civil da Espanha

“Minha prioridade neste momento é devolver a normalidade a Ceuta. Seus cidadãos e cidadãs devem saber que contam com o apoio absoluto do governo da Espanha”, escreveu o chefe de governo em uma rede social.

Em um momento de tensão entre Rabat e Madri , outros 300 migrantes tentaram saltar durante a madrugada de terça-feira a cerca na fronteira que protege o outro território espanhol no norte de Marrocos, a cidade de Melilla , informaram as autoridades locais.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana