Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Ouvidoria apresenta balanço de 2025 e anuncia ações para 2026

Publicados

em

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência (SAOGT), apresentou nesta terça-feira (25.11) o balanço das principais ações desenvolvidas em 2025 e detalhou os projetos previstos para 2026 aos ouvidores que compõem a Rede de Ouvidoria Setorial.

Como parte da programação, também foram realizadas oficinas práticas conduzidas pelos auditores do Estado Ronildo Souza e Elba Moraes. Os ouvidores puderam analisar a qualidade das respostas enviadas ao cidadão para fortalecer a atuação das unidades setoriais de ouvidores.

 A secretária adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência em exercício, Aline Landini, responsável pela apresentação, destacou a importância do aprimoramento contínuo das ferramentas de escuta social. Em 2025, a Rede de Ouvidoria recebeu mais de 18 mil manifestações até 31 de outubro, incluindo elogios, denúncias, reclamações, solicitações e sugestões.

A programação foi dividida em dois períodos. No primeiro, foram apresentados avanços dos projetos Estudante – Cidadão do Futuro e Avaliação de Ouvidoria e Transparência. Na sequência, foram detalhadas as melhorias do sistema Fale Cidadão, que será atualizado para aprimorar rotinas internas e modernizar a experiência do usuário.

Leia mais:  Ciclomotores serão emplacados a partir de janeiro de 2026

Entre as mudanças previstas no sistema estão a adoção do login integrado via MT Login/GovBR, a possibilidade de o cidadão selecionar diretamente o órgão no momento do registro da manifestação e a implementação de um novo fluxo interno de redirecionamento e envio das respostas.


“Essas reuniões com toda a Rede de Ouvidores do Estado de Mato Grosso são fundamentais para o compartilhamento de experiências e boas práticas. As oficinas, com exemplos práticos de manifestações, contribuem para o aprimoramento do trabalho das ouvidorias, enquanto a parte teórica, embasada na legislação, nos oferece segurança na execução das atividades”, afirmou Márcia Cristina Dal Toé, ouvidora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Para 2026, uma das primeiras ações será a realização do 3º Encontro de Ouvidoria e Transparência, previsto para março, com o objetivo de fortalecer a integração e o intercâmbio entre ouvidores de órgãos estaduais.

Rede de Ouvidoria

A Rede de Ouvidoria é formada por 38 ouvidorias setoriais distribuídas entre órgãos e entidades do Poder Executivo. Para mais informações, a CGE disponibiliza os contatos dessas unidades setoriais aqui.

Leia mais:  Vigia Mais MT ajuda na recuperação de 26 veículos com placa clonada

O atendimento da Rede é realizado pelo sistema Fale Cidadão, por meio do qual qualquer pessoa pode registrar solicitações, elogios, denúncias, reclamações, pedidos de informação e sugestões. Os canais disponíveis são: www.ouvidoria.mt.gov.br, WhatsApp (65) 98476-6548 e telefone 0800 647 1520 ou 162.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Com turismo em expansão, MT apresenta Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional

Publicados

em

Mato Grosso apresentou nesta quarta-feira (26.11), o Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional, iniciativa desenvolvida em parceria pela Embratur, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae. O documento reúne análises técnicas, diagnósticos e informações sobre o perfil e o potencial dos destinos mato-grossenses no mercado global, resultado de um trabalho conjunto entre instituições públicas e privadas. A apresentação aconteceu na agência do Sebrae, no Goiabeiras Shopping.

Dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal mostram que, em 2024, 1.255 turistas internacionais ingressaram no Brasil por Mato Grosso. A comparação entre o primeiro trimestre de 2025 e o mesmo período do ano anterior aponta crescimento de 6,6% no fluxo, sendo que cerca de 76% dos visitantes são de origem boliviana, reflexo da fronteira entre os dois territórios.

O documento é baseado no Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, conhecido como Plano Brasis. Elaborado pela Embratur em cooperação com os estados brasileiros e financiado pelo Sebrae, o material orienta ações específicas de promoção internacional, considerando as características e vocações regionais.

Entre os eixos estruturantes do plano estão o fortalecimento do posicionamento da imagem do Estado no exterior, a ampliação do fluxo de visitantes internacionais, o aumento da geração de receitas, a diversificação dos produtos turísticos e a melhoria da articulação entre os diversos atores envolvidos na cadeia do turismo.

Leia mais:  Sejus registra aumento de 27% no número de adolescentes do sistema socioeducativo inscritos no Enem 2025

Ao destacar as condições estruturais que favorecem o avanço do turismo internacional em Mato Grosso, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou os investimentos em infraestrutura e a consolidação da conectividade aérea.

“Nosso aeroporto agora é internacional de forma permanente. Antes, essa condição era temporária. Além disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, está investindo em diversas obras de infraestrutura turística por todo o Estado”, afirmou.

Ao tratar sobre a necessidade de uma abordagem ampla e integrada para o desenvolvimento do setor, o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou a importância de uma visão sistêmica.

“Muitas vezes, o olhar se concentra em apenas um segmento do turismo, sem considerar que ele é diretamente impactado por fatores como segurança, saneamento, infraestrutura aeroportuária e qualificação profissional. Por isso, é fundamental adotar uma visão sistêmica e integrada, em 360 graus”, pontuou.

Para o Sebrae-MT, o fortalecimento da promoção internacional está diretamente ligado ao desenvolvimento do empreendedorismo e da economia criativa no Estado. A diretora-superintendente da instituição, Lélia Brum, destacou o valor dos ativos naturais e culturais distribuídos pelo território mato-grossense.

Leia mais:  Vigia Mais MT ajuda na recuperação de 26 veículos com placa clonada

“Em cada canto do nosso estado, nossas riquezas são atrativos únicos. E essa condição nos permite ampliar nossos sonhos, nossas estratégias e assegurar o desenvolvimento da cadeia do turismo, da economia criativa e das bases fundamentais que nós acreditamos para o empreendedorismo no nosso estado”, afirmou.

Mato Grosso reúne três grandes biomas e abriga destinos já reconhecidos por operadores internacionais, como o Pantanal, a Chapada dos Guimarães, Alta Floresta, Nobres e Campo Novo do Parecis. Nesse contexto, Cuiabá se consolida como a principal porta de entrada para os atrativos naturais e culturais do estado, além de se destacar como polo para eventos e turismo de negócios. Ao avaliar o momento vivido pelo setor e as perspectivas abertas com a implementação do plano, Maria Letícia Arruda, secretária adjunta de Turismo da Sedec, ressaltou o potencial do território mato-grossense.

“Este é um momento de grande importância para destacarmos o nosso estado, que reúne três biomas, possui uma vasta extensão territorial e um imenso potencial. Seguimos enfrentando desafios e trabalhando para superá-los todos os dias”, concluiu.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana