Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA FEDERAL

Operação da PF visa organização criminosa volta ao tráfico de drogas em Mato Grosso

Publicados

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (16.05), nos municípios de Cuiabá-MT, Várzea Grande/MT, Mirassol D `Oeste/MT, Poconé/MT e Pontes e Lacerda/MT a Operação Jumbo, com cumprimento de mandados expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá-MT.

O dono dos postos de combustível alvo da operação da Polícia Federal que investiga tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Mato Grosso, Tiago Gomes de Sousa, conhecido como ‘Baleia’, já teria sido preso em 2010 por lavagem de dinheiro, segundo informações confirmadas pela PF. Ele foi preso na manhã desta segunda-feira (16), em uma casa do condomínio de luxo Alphaville, em Cuiabá.

A investigação evidenciou a existência de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, que movimentou cerca de R$ 350 milhões em um período de quatro anos.

Foi apurado também que os investigados adquiriam cocaína no município de Porto Esperidião/MT, acondicionavam em Mirassol D`Oeste/MT. Em seguida, faziam a distribuição na capital mato-grossense.

No decorrer dos trabalhos policiais, com o apoio da Polícia Militar e do Gefron, foi possível interceptar dois carregamentos de drogas, totalizando 210kg de cocaína.

As investigações e diligências contra o tráfico continuam, com especial atenção à prisão das lideranças e descapitalização de organizações criminosas.

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

Polícia Federal desmantela garimpos ilegais em Pontes e Lacerda e prende 18 pessoa

Publicados

em

Em uma ação contra a extração ilegal de ouro, a Polícia Federal (PF) concluiu no final de semana uma série de operações em Pontes e Lacerda, resultando na prisão de 18 indivíduos envolvidos na atividade ilícita. As operações, denominadas Mina do Bananal e Mina de Ernesto, foram o ápice de seis dias de intensos trabalhos em áreas de mata fechada, visando coibir a usurpação de matéria-prima pertencente à União.

As atividades começaram na segunda-feira (26), quando as equipes da PF descobriram um sistema de mineração aberto, alarmantemente próximo à Reserva Ecológica do Bananal. Este local utilizava bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia, em um claro desrespeito às leis ambientais e de mineração. Na ocasião, 279 gramas de ouro foram apreendidos e nove garimpeiros foram detidos.

A operação também revelou a existência de garimpos do tipo aluvião na Mina de Ernesto, onde se utilizava uma pá-carregadeira, agora apreendida e destinada a órgãos de segurança pública. No local, a PF destruiu duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga, um moinho de garimpagem, além de várias barracas e ferramentas manuais. Aproximadamente 400 litros de diesel foram inutilizados, e dois frascos contendo mercúrio, substância altamente tóxica e prejudicial ao meio ambiente, foram apreendidos.

Essas operações não apenas visam desarticular a extração ilegal de ouro, mas também têm como alvo a descapitalização das organizações criminosas que financiam a degradação ambiental e causam desequilíbrio no mercado financeiro com a venda de ouro ilegal. Além disso, a continuidade das investigações tem como objetivo identificar os financiadores dessas atividades ilícitas e o possível envolvimento de proprietários rurais locais.

A extração ilegal de ouro é uma questão complexa que envolve não apenas a violação das leis ambientais e de mineração, mas também contribui significativamente para o dano social e a degradação do meio ambiente. As ações da Polícia Federal em Pontes e Lacerda são um passo crucial na luta contra esse crime, enfatizando a importância da preservação dos recursos naturais do país e do cumprimento da legislação vigente.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana