Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Opções no feriado: Mercado do Porto, Aquário, Museu do Rio e Parque das Águas

Publicados

em

No feriado desta quarta-feira (8), em comemoração aos 307 anos de Cuiabá, moradores e turistas terão diversas opções de lazer abertas ao público, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e a programação especial no Parque das Águas, com shows nacionais e regionais, a Feira de Artesanato Herança Cuiabana e o Festival do Baguncinha.

O Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h, sendo uma alternativa para quem busca gastronomia e produtos regionais.

Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e funciona de terça a domingo.

Outra opção é o Parque das Águas, que contará com uma programação especial de quatro dias, entre 7 e 10 de abril, com música e atividades culturais em celebração ao aniversário da cidade. A programação reúne pessoas de todas as idades em um evento realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela coordenação. Programação completa AQUI

Para quem prefere atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair também estará aberto normalmente, das 5h às 22h, oferecendo pista de caminhada e mirante com vista para o lago.

Leia mais:  O ouro marcou a origem de Cuiabá, enquanto o agronegócio impulsiona seu futuro

Na Prefeitura de Cuiabá e nos demais órgãos da administração municipal não haverá expediente, conforme o Decreto nº 11.585/2025. Os serviços essenciais de saúde serão mantidos, com funcionamento 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínica do Pedra 90, Centro Médico Infantil (CMI), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e Hospital São Benedito.

Estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nos Serviços de Atenção Especializada (SAEs), no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). As atividades dessas unidades retornam nesta quinta-feira (9), a partir das 7h, enquanto o expediente na Prefeitura de Cuiabá recomeça às 8h.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Procon de Cuiabá encerra mutirão com mais de 500 atendimentos e feira de adoção

Publicados

em

O Procon Municipal de Cuiabá encerrou, no sábado (11), o que considera uma maratona de mutirões de atendimento ao consumidor, no Parque Tia Nair. Com a iniciativa, mais de 500 atendimentos foram realizados nas três primeiras edições do mês de março. Os números deste último serão contabilizados no início da próxima semana.

Os mutirões são alusivos ao Dia do Consumidor, celebrado em todo o país no dia 15 de março, e aconteceram nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março, no Museu do Rio, Pedra 90 e CPA 2, respectivamente, e nos dias 10 e 11 de abril, no Parque Tia Nair, onde a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal também promoveu a Feira de Adoção, com mais de 20 pets disponíveis.

A programação contou, ainda, com expositores diversos, entre eles de doces, bolos, pães, artesanatos, perfumaria, gelados e muito mais, que abrilhantaram o evento. A criançada pôde aproveitar os brinquedos gratuitamente.

Os serviços ofertados pelo Mutirão do Consumidor visam chamar a atenção do público para o trabalho disponibilizado pelo Procon de Cuiabá e aproximar o atendimento da população.

“Resolvemos fazer essa maratona pelas quatro regiões de Cuiabá, a fim de aproximar o nosso serviço da população e também trazer outros serviços, como o Sine, com as ofertas de emprego, a Secretaria da Mulher, com acolhimento psicológico para as mulheres, e a Defensoria Pública, para resolver aqueles problemas que o Procon não consegue solucionar, sendo possível já encaminhar para a Defensoria Pública”, explicou a secretária adjunta do Procon Municipal, Mariana Almeida Borges.

A Águas Cuiabá, outra parceira, participou de todos os mutirões, resolvendo alguns problemas ali mesmo, tendo realizado mais de 200 atendimentos nesses eventos, entre eles de fatura irregular e corte de fornecimento de água.

Leia mais:  Aniversário de Cuiabá atrai multidão no Parque das Águas

Segundo a Defensoria Pública, muito do que tem sido registrado envolve a Águas Cuiabá. Há outros casos em que as pessoas são orientadas e encaminhadas devido à particularidade do assunto. Nesta última edição, a equipe estava sob liderança da defensora pública Juliana Ribeiro Salvador.

Na oportunidade, empreendedores e artesãos comercializaram seus produtos com o objetivo de melhorar a renda.

Histórias por trás da adoção

Dos 20 animais disponibilizados para adoção, 10 conquistaram um tutor ou tutora à primeira vista, especialmente os gatinhos ainda filhotes. Houve quem, como Guilherme Alexandre Soares da Silva, quisesse levar dois deles de uma só vez, mas sua companheira, Cinthya Silva de Souza, ponderou que seria apenas um. E assim levaram uma, a quem deram o nome de Celsa, em homenagem ao jacaré Celso, que fará companhia a Cezinha, outra gata do casal, moradores do bairro CPA 2.

“Da outra vez que teve a feira, tínhamos visto uma que íamos adotar, mas demos uma volta e, quando voltamos, ela tinha sido adotada. Ela se chamaria Celsa, por causa do jacaré Celso, então agora resolvemos que Celsa será esta”, explicou Guilherme.

Na sequência, passou um casal observando os cães, em especial uma fêmea de nome Pretinha e outra, Marge. “Gostei dela, vamos levar”, afirmava Beatriz Borges de Souza, ao apontar para a Pretinha e mostrar para o esposo Hewerton Marcelo Leite de Arruda.

Mas quem acabou sendo adotada pelo casal foi a Marge, por ser mais ativa, mais brincalhona e, com isso, considerada a melhor companhia para um cão “pacato demais” que o casal já tem, conforme informou Beatriz.

Leia mais:  Dom Aquino Corrêa: A paixão que forjou o 8 de Abril como aniversário histórico de Cuiabá

Ambas, Pretinha e Marge, têm histórias parecidas: vítimas de maus-tratos, foram resgatadas por meio de denúncia recebida pelo canal da Ouvidoria de Bem-Estar Animal. Pretinha foi encontrada na rua, em estado de magreza intensa, desnutrida e faminta. Marge, do mesmo modo, foi encontrada abandonada. Com meses de atenção e cuidado, estão saudáveis e atraindo olhares dos visitantes.

Se você também tem interesse em adotar um animal, procure a Bem-Estar Animal. São vários pets com histórias diversas, muitas delas marcadas por maus-tratos.

Há cães como o Roberto, vítima de atropelamento, que quebrou a coluna, mas, após ser resgatado, passou por cirurgia e está bem, andando normalmente.

O Malhado também foi atropelado e se encontra recuperado e saudável.

Lina por pouco não morreu. Vítima de pauladas, que lhe deixaram uma cicatriz na testa, hoje vive outra realidade enquanto aguarda um lar definitivo.

Também há a Viviane, uma fêmea canina que foi resgatada do esgoto na Avenida do CPA, na ocasião com sarna e fungos.

Ainda há o Astronauta, que perdeu um pedaço da orelha, consumida por uma infecção. Ao ser resgatado pela Bem-Estar Animal, recebeu os cuidados e o carinho necessários para superar os traumas vividos. Como resultado, é um animal dócil e companheiro.

Assim como esses, existem muitos outros animais que precisam de um lar.

Os animais que participaram da feira de adoção eram da Bem-Estar Animal e da Anjos de 4 Patas.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana