agora quando

O que vale a pena investir em Cuiabá, casa? ou terreno?

Publicados

em


Brendow Lucca

Brendow Lucca

A casa própria é um dos maiores objetivos e sonhos de todo brasileiro. Atualmente, são mais de vinte milhões de pessoas no nosso país ainda sonham com este objetivo, porém ainda não conseguiram concretiza-lo.

 

Possui uma casa própria possibilita de sair do aluguel e ter uma vida financeira muito mais estável, além disso pode trazer mais conforto e qualidade de vida para toda a família.

 

Contudo, o desafio de conseguir alcançar o sonho da casa própria é difícil, mas não é impossível, pois existem diversas opções de como conseguir concretizar este objetivo, e é preciso considerá-las até encontrar a ideal para o seu bolso.

 

Um dos benefícios de comprar um terreno é que você pode construir de acordo com o que necessita, assim não fica com uma casa nem muita pequena e nem muito grande, fica na medida certa, além de poder deixar com a sua cara.

 

A economia é outro fator a ser analisado, ao comprar um terreno você economiza certa de trinta por cento. E também é possível agregar valor ao seu imóvel, comprando um terreno e investindo na construção de uma casa gera maior custo benefício.

 

Além disso, quando podemos acompanhar de perto as obras de nosso imóvel temos um maior controle de qualidade, pois escolhemos os matérias utilizados na construção e a mão de obra.

 

Outro item que você pode incluir na sua casa é a sustentabilidade, por exemplo, colocando painéis solares para gerar energia do sol, um sistema de coleta de água da chuva para reaproveitar para lavar calçada e automóveis, assim você gera economia na conta de água e luz, além de ajudar o meio ambiente.

 

Para muitos, construir uma casa do zero pode ser a solução ideal, mas também pode ser o pesadelo de alguns, por isso é importante levar em consideração cada opção.

 

Construindo sua própria casa é possível pensar nos mínimos detalhes e customiza-la precisamente do jeito que já imaginou um dia, isso tanto em tamanho e disposição de ambientes, quanto em localização.

 

Trabalhando junto com arquiteto e do engenheiro responsável, você pode acompanhar os detalhes do projeto, incluindo itens como instalações das tomadas, altura das janelas, largura das portas, tamanho da churrasqueira e outros itens.

 

Porém, há problemas para quem decide construir. Mas, nada que você não possa resolver. Primeiramente, após verificar os custos da obra, o ideal é que você já possua toda a verba para isso e claro mais um tanto para imprevistos que podem surgir. 

Na escolha do terreno pode surgir uma dificuldade, pois uma grande quantidade de aspectos deve ser considerada na hora de comprar o terreno, como: infraestrutura básica (saneamento), suprimento de energia, além de serviços uteis ao seu dia a dia, como comércios locais, se há ou não boas escolas, supermercados, hospitais, transporte público e claro, segurança e localização. Bom, e nem sempre é tão fácil unir tudo isso a bons preços. Para isso, é necessário pesquisar muito e escolher, sempre levando-se em conta estes fatores, há muitas possibilidades de terrenos em Cuiabá, basta analisar com tranquilidade e colocar os planos no papel.

 

E outro problema bastante comum é encontrar mão de obra qualificada por valores acessíveis. Perante a carência de bons profissionais da área, existem apenas duas opções profissionais com pouca qualificação e profissionais caros. E para construir corretamente de acordo com o que você deseja, é preciso ter uma equipe organizada e alinhada, que saiba se comunicar e interpretar corretamente o projeto de arquitetura, portanto você terá que ficar com a segunda opção: profissionais caros. Mas, isso evita que você tenha surpresas desagradáveis, como ter que refazer um serviço mal feito.

 

Mas caso você não queira passar por todo esse sufoco, você pode comprar uma casa pronta para morar. E a primeira vantagem em comprar uma casa pronta é a praticidade. Comprando um imóvel, é possível se mudar imediatamente para o local. Mas, antes de decidir se deseja construir ou comprar, analise a sua situação: você precisa se mudar imediatamente ou tem tempo para isso?

 

Tenha em mente que o mercado imobiliário é bastante rico e dispõe de boas opções para todos os gostos e bolsos, o segredo é pesquisar, e claro ter paciência.

 

Ao procurar casas prontas você pode analisar se as mudanças que o imóvel necessita são grandes ou pequenas, assim você vai descartando o que não lhe agrada e parte para a próxima, podendo até achar uma casa que não precisa de ajustes. Por exemplo, é possível encontrar casas à venda em Cuiabá em condições ideais para moradia.

 

E existe um fator financeiro a ser avaliado neste negócio, são muitas as facilidades de financiamento ao adquirir um imóvel pronto, pois o mercado financeiro é mais aberto para o financiamento da compra. As condições costumam ser melhores e além disso, os processos costumam ser mais simples. 

 

Estudos indicam que o Brasil é o país que teve a mais alta valorização de imóveis no mundo nos últimos cinco anos. Além disso, estas pesquisas também indicaram uma queda nessa valorização: atualmente a vantagem está ao lado de quem vende e não de quem compra.

 

A burocracia é outra questão que afeta a negociação, a documentação do imóvel comprado pode ser um problema.

 

Outra questão a ser analisada é que um imóvel pronto pode ter um belo acabamento, mas pode ser uma verdadeira catástrofe por dentro, pois existem problemas não são possíveis de ver a olho nu, como infiltrações, mofo, alagamentos, cupins, entre outros itens. Analise com calma o ambiente e se possível contrate um profissional. Assim, você pode evitar surpresas desagradáveis antes da mudança.

 

Agora se você não quer nem pensar em reforma, obra, orçamentos entre outras burocracias, a saída é comprar imóveis de condomínios, eles raramente possuem grandes problemas, você pode encontrar casas em condomínios em Cuiabá por diversos valores em variadas localizações que estão em perfeito estado.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Propaganda

agora quando

A hora da colheita

Publicados

em

Por


Francisney Liberato

Francisney Liberato

Aquele que espera pelo que plantou nunca se decepcionará. Ainda que demore, o tempo certo para que todas as coisas se cumpram, não se atrasa.

 

Qual seria o momento ideal para uma colheita? Se você é um agricultor e planta o milho, quanto tempo é necessário para colhê-lo? O momento certo da colheita traz outros fatores indispensáveis para o sucesso do plantio.

 

Segundo especialistas do ramo, antes de começarmos a pensar na colheita, é relevante que se planeje o plantio. Você precisa analisar o solo adequado para se plantar o milho, avaliar se o solo precisa de correções para que a plantação seja bem-sucedida.

 

É importante deixar o espaçamento adequado para o plantio. A depender do tipo do milho, alguns podem necessitar de mais espaços, já outros tipos, não; saber escolher bem as sementes; cuidar para que as pragas não invadam e destruam a sua plantação; suprir com irrigação necessária; colocar a temperatura apropriada. O milho precisa de muita iluminação da luz solar. Guardadas as variações das espécies dos milhos, a colheita pode acontecer em cerca de três meses ou levar até dez meses.

 

Então, qual é o tempo necessário para colheita do milho? Conforme acima dito entre três e doze meses. De todo modo, o milho precisa de tempo, entre a sua preparação até chegar o momento da colheita.

 

Já temos debatidos em outros textos sobre o plantio e sempre dei ênfase, na lição de quem planta, colhe; quem não planta, não colhe. Quem planta banana, colherá banana. Quem planta melancia, colherá melancia. Não tem como ser diferente disso, é a lógica do plantio e da colheita.

 

Além dos fatores já mencionados, é importante frisarmos de que todo plantio depende de tempo para a sua maturidade.

Na nossa vida comportamental, muitos não plantam nada, e pretendem colher; outros plantam errado e desejam colher o certo. Além do mais, é necessário tempo para que o fruto esteja maduro. Ninguém em sã consciência planta a semente hoje e espera que o fruto nasça amanhã

Qual é o momento da colheita? Depende, pois assim como o milho, que existem de vários tipos e espécies, e cada qual com o seu tempo de maturidade, nós, como seres humanos não somos diferentes disso, pois, cada indivíduo tem a sua particularidade e o seu tempo para se tornar maduro. Contudo, infelizmente, alguns nunca conseguirão obter a maturidade e gozar da colheita correta.

 

Levando em consideração a criatura ímpar que é o ser humano, a variação de cada um, o solo em que ele está vivendo, o ambiente, os cuidados que têm com a sua plantação, o zelo para que a plantação dê resultados satisfatórios, é difícil o dizer o tempo exato da colheita.

 

O momento da colheita não sabemos quando será. Porém, de um cenário eu tenho certeza, quem planta, colhe, pode ser que a colheita demore um pouco, além do seu esperado, porém, no momento exato, você colherá os frutos desejados.

 

*Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana