ultimas
O Guia Prático do Prefeito Empreendedor está sendo elaborado pelo Sebrae
Prefeitos terão passo a passo para apoiar desenvolvimento

Assessoria |
![]() |
Publicação incentiva apoio às micro e pequenas empresas para promoção do desenvolvimento local |
O documento, cuja data de distribuição ainda será definida, dá seqüência a um guia distribuído aos candidatos a prefeito com orientações básicas sobre o assunto. O objetivo desse primeiro guia foi incluir o tema nos compromissos dos candidatos. Agora, a publicação destinada aos prefeitos recém-eleitos tem orientações mais detalhadas sobre cada iniciativa considerada prioritária nessa área. O documento tem por base a Lei Complementar 123/06, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
O Guia Prático do Prefeito Empreendedor trata do desafio dos prefeitos em promover o desenvolvimento dos seus municípios de forma sustentável. A publicação traz também o papel dos micro e pequenos negócios na economia local e destaca o fato do segmento ser o maior empregador. O documento relaciona as iniciativas com respectivo passo a passo para esse desenvolvimento acontecer.
O material destaca a importância de enfrentar a burocracia, reduzir a informalidade, criar ou melhorar a política tributária para os pequenos negócios, planejar o desenvolvimento sustentável, priorizar as micro e pequenas empresas nas compras governamentais, investir em inovação e no acesso à tecnologia, apoiar o associativismo e a cooperação, facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros, promover a educação empreendedora e profissionalizante e implantar a Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa.
O Sebrae também promoveu esse tipo de ação nas eleições municipais anteriores. De acordo com o gerente de Políticas Públicas da Instituição, Bruno Quick, a idéia é possibilitar a inclusão nos planos de governo do tema desenvolvimento, por meio das leis gerais municipais das micro e pequena empresa. Esse pode ser o quinto item da pauta básica dos administradores públicos, junto com educação, saúde, segurança e infra-estrutura.
Com esse objetivo, o Sebrae também está apoiando os encontros com prefeitos eleitos que estão sendo promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pelo País, chamados de “Novos Gestores – um pacto pela qualidade da gestão”. Esses encontros começaram em outubro e estão programados até dezembro deste ano. Neles estão sendo debatidos os principais temas atuais envolvendo o municipalismo, incluindo desenvolvimento e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pelos municípios.
Para o gerente Bruno Quick, os debates sobre esse tema partindo de uma entidade municipalista significam avanços para os micro e pequenos negócios e para os municípios. “São um claro sinal de que o movimento municipalista incluiu entre suas prioridades o apoio às micro e pequenas empresas como estratégia de desenvolvimento municipal”, avalia.
Os encontros com prefeitos eleitos já foram realizados no Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins. Nos dias 3 e 4 de novembro, ocorrerá no Espírito Santo. Neste mesmo mês, estão programados encontros em Mato Grosso, Goiás, Pará, Amazonas e Minas Gerais. Em dezembro, ocorrerão em Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias –
(61) 3348-7494 / 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br

ultimas
Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, morre em consequência da encefalite

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira (23.02), aos 43 anos, em Aracaju. Ela foi internada no dia 11 de fevereiro, com problemas renais e o problema evoluiu para uma encefalite. A artista morreu às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital Primavera. om encefalite. Inicialmente a cantora apresentou um quadro de infecção renal e foi internada para fazer diálise, mas o problema se agravou, ela entrou em coma e os médicos ainda tentam descobrir o que provocou a encefalite.
“O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos. Ela estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados das equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia”, diz a nota de falecimento.
O SUA SAÚDE AQUI falou sobre a doença da cantora dia 17. Saiba mais aqui
QUEM FOI PAULINHA
Carreira e volta ao Calcinha Preta Nascida em 16 de agosto de 1978, Paula de Menezes Nascimento é natural do interior de Sergipe. Ela iniciou a carreira musical aos 12 anos, cantando em bandas locais e trios elétricos em pequenas cidades sergipanas. Antes do Calcinha Preta, ela chegou a tentar a carreira com outros grupos, criados por ela.
Por 3 anos, cantou na banda Flor de Mel, um investimento próprio que precisou interromper pela falta de recursos financeiros, tanto dela quanto de seus pais. Apesar da tristeza, Paulinha não desistiu, e pouco tempo depois foi selecionada para integrar a banda Panela de Barro. Ela ficou no grupo por mais três anos, período em que ganhou experiência e habilidade com o público. O destaque a nível nacional, no entanto, veio a partir de 1998, quando ela entrou para o Calcinha Preta após ser descoberta pelo empresário Gilton Andrade. O grupo, que é um dos maiores nomes do forró eletrônico, foi formado em 8 de dezembro de 1995 e, desde então, já passou por diversas formações.
-
Cuiabá6 dias atrás
Após dois anos suspensa, Festa de São João Batista retorna à Cuiabá
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Tiroteio em festival mata jovem e deixa feridos; veja vídeos
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Pabllo Vittar é atingida no rosto durante show da Parada LGBT+; veja vídeo
-
mato grosso4 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
artigos3 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Tebet afirma que Bolsonaro não estará no segundo turno das eleições