MULHER

O cacau como fruto ritualístico

Publicados

em


source

João Bidu

O cacau como fruto ritualístico
Ana Melo

O cacau como fruto ritualístico

O cacau é um dos frutos mais importantes para o mundo e tem registro do uso do fruto por civilizações antigas como os maias e astecas. O fruto do cacau é nativo da Amazônia, e é o ingrediente base para fazer o chocolate. O Brasil é um dos principais exportadores de cacau do mundo. 

O fruto do cacau já virou símbolo nacional, porém, poucas pessoas sabem que o cacau também é usado de maneira ritualística, trazendo benefícios para o corpo e para a alma. O cacau tem propriedades antioxidantes, anti inflamatórias, estimula a liberação de serotonina, proporciona relaxamento muscular e é cardioprotetor. Por ter um ação benéfica no coração, o cacau ajuda a harmonizar o chakra do coração equilibrando os sentimentos de mágoas e traumas guardados, ajudando a melhorar a nossa forma de dar e receber amor, além de estreitar conexões com pessoas próximas.

Os benefícios do cacau se estendem ao campo medicinal e ao espiritual, devido a isso, ele também é chamado como “o fruto dos deuses”. Apesar do cacau ser amplamente consumido hoje, antigamente, apenas a elite podia aproveitar do produtos feitos com o fruto, como o chocolate em forma de bebida, por exemplo.

O ritual com cacau

O cacau consumido de forma ritualística é bem diferente dos que estamos acostumados a comer, o tradicional chocolate ao leite. O cacau é consumido puro com um pouco de água, manteiga de cacau e açúcar a gosto, podendo também adicionar algumas especiarias como pimenta, noz moscada, baunilha ou canela. Não se utiliza o cacau industrializado para a consagração. O cacau é servido em forma de bebida quente. 

Você viu?

Os efeitos da bebida demoram em média de 10 minutos para aparecer, nesse tempo, uma meditação vai sendo conduzida para que a pessoa sinta os efeitos do cacau no corpo como a taquicardia, sensação de felicidade e energia. Enquanto isso, pode ser realizado orações, mantras ou cantigas. O ritual termina com dança e alegria. 

O cacau trabalha de forma intensa no corpo e no espiritual, trabalhando principalmente em assuntos do coração, sendo sinônimo de equilíbrio emocional e saúde. O ritual pode ser feito sozinho ou em grupo e o cacau pode ser incorporado na dieta do dia a dia também.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Vontade de cortar a franja sozinha em casa? Confira este passo a passo

Publicados

em


source
Franja
Reprodução/Instagram/Bruna Marquesine

Franja


Atire a primeira pedra quem nunca pensou (ou tentou) cortar a franja sozinha em casa. Ao longo da pandemia, muita gente se aventurou com as próprias madeixas : raspando, pintando, cortando só as pontinhas. Mas  a franja é campeã absoluta de buscas no Google quando o assunto é mudança de cabelo em casa.

Para ajudar quem não aguenta mais ficar sem cortar o cabelo, mas ainda não se sente segura a ir até o salão (o que é prudente, já que a terceira onda está aí), a cabeleireira e Michele Marques fez um tutorial para  cortar a franja em casa sem arruinar o cabelo. .

“É importante observar o caimento natural do seu cabelo e possíveis redemoinhos na região da franja”, explica a profissional, professora da área da beleza há mais de 20 anos. No caso da boneca-modelo, ela usa o cabelo para o lado e vai fazer uma franja universal com caimento natural, que vai para qualquer lado.


Você viu?

Dicas tesoura de ouro:

  • Lembre de não puxar o cabelo com muita força para ele não subir muito quando soltar.
  • Se tiver redemoinho, deixe soltinho na raiz
  • Ao decidir o comprimento, corte com centímetros extras. “Uma margem de erro não faz mal à ninguém”.

Franja curta

Se a sua intenção for uma franja mais curta, você pode seguir este passo a passo caso queira um formato arredondado. Para uma franja mais retinha, você vai segir os mesmos passos até à separação da parte da franja, mas não vai torcer o cabelo para cortar, buscando deixá-lo o mais reto possível, ensina Michele.

“Tá, mas e a tesoura?”

Nós sabemos que provavelmente você vai querer usar a que tem em casa mesmo. Mas caso você queira investir um pouquinho (cerca de R$ 50), a recomendação da Michele para cortes de cabelo é uma com fio navalha de pelo menos seis polegadas, pois ela não vai mastigar as pontas do seu cabelo.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana