mato grosso
Novos servidores do Sistema Socioeducativo iniciam curso de formação nesta terça-feira

Os 154 servidores do sistema socioeducativo, aprovados no concurso público que consta no Edital 001/2018 da antiga Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e que tomaram posse recentemente, iniciam o curso de formação inicial nesta terça-feira (02.03).
A aula inaugural ocorre a partir das 18h, na Academia de Polícia Militar Costa Verde, localizada em Várzea Grande.
No curso de formação, com duração de 1.080 horas/aula, os alunos recém empossados receberão instruções e informações referentes a diversos aspectos práticos do trabalho. Eles permanecerão na academia durante todo o curso, previsto para durar 45 dias.
Pensando na segurança dos servidores, devido ao momento de pandemia, todos devem apresentar o teste negativo de Covid-19. Dessa forma, os agentes serão divididos em diferentes turmas, respeitando o distanciamento social e cumprindo as medidas de biossegurança determinadas pelo Estado.
Após a conclusão do curso de formação, esses servidores passarão por um período de estágio dentro das unidades socioeducativas para qual foram designados. Os ingressantes serão direcionados para as unidades dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Lucas do Rio Verde.
Nova Unidade
Lançada há sete meses, a obra da nova unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) localizada em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá), está na reta final. A estrutura contará com 70 alojamentos para abrigar os adolescentes em conflito com a lei.
Nesta quinta e sexta-feira (25 e 26.02), os gestores do sistema socioeducativo estiveram presentes em uma reunião no município para discutir sobre os mais diversos assuntos referentes ao novo espaço.
A previsão é de que mais de 70 agentes sejam designados para a nova unidade, logo após o período do curso de formação, atuando diretamente na segurança dos adolescentes. Vale destacar que mesmo com a pandemia e a necessidade de restrições na circulação de pessoas e serviços, os atendimentos das unidades socioeducativas não foram interrompidos.
Serviço
Aula inaugural dos novos servidores do Sistema Socioeducativo
Data e hora: nesta terça-feira (02.03), às 18h
Local: Academia de Polícia Militar Costa Verde, R. Maisa Matarazzo, s/n, Bairro: Jd. Costa Verde, Várzea Grande – MT
*Sob supervisão da jornalista Julia Oviedo

mato grosso
Mato Grosso registra 338.597 casos e 8.937 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (15.04), 338.597 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 8.937 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 2.297 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 338.597 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 11.974 estão em isolamento domiciliar e 315.641 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 523 internações em UTIs públicas e 459 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,21% para UTIs adulto e em 57% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (72.045), Rondonópolis (25.253), Várzea Grande (21.937), Sinop (17.413), Sorriso (12.243), Tangará da Serra (11.338), Lucas do Rio Verde (10.948), Primavera do Leste (9.741), Cáceres (7.298) e Alta Floresta (6.473).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 300.194 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 691 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na quarta-feira (14), o Governo Federal confirmou o total de 13.673.507 casos da Covid-19 no Brasil e 361.884 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 13.599.994 casos da Covid-19 no Brasil e 358.425 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta quinta-feira (15).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
-
artigos6 dias atrás
O novo anormal
-
turismo5 dias atrás
Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
“Quadro geral mantém otimismo”, diz boletim médico de Paulo Gustavo
-
artigos7 dias atrás
100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Falsa enfermeira teria reutilizado seringa de soropositivo em empresários
-
Saúde7 dias atrás
Reinfecção por coronavírus pode ter sintomas mais fortes, diz pesquisa
-
Rondonópolis5 dias atrás
Empresa apresenta equipe técnica e Governo autoriza abertura de mais 20 UTIs
-
cultura6 dias atrás
Coletivo reúne ativistas, artistas e pensadores para debater pautas LGBTQI+